Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Vikings - Página 5  Voltar

Vikings

Vikings – Tor e Odin nos esperem no Valhalla

Vikings

Assim como todo povo antigo, muitas lendas cercam a história dos vikings. O comum é se pensar que eles eram arruaceiros, um povo escroto que só saqueava e estuprava todo mundo que aparecia na frente. Não! Os vikings não eram vikings o tempo todo! Como assim?

Vikings

Muitas tradições dos vikings são muito mal interpretadas. Apenas se já tiver estudado sobre os navios antigos saberia diferenciar um navio nórdico de algum outro. Quando os dinamarqueses estavam partindo para comércio, retiravam as cabeças de animais da proa (a parte da frente) do barco, para que não espantassem os espíritos em terra; e quando estavam lá para saques, deixavam as cabeças de animais para que os espíritos não interferissem em batalha.

Então porque os viking são tão “mal vistos” na história? Minha opinião é que tem alguma relação com a religião, já que a maioria dos dinamarqueses na época eram pagãos e os cristãos são completamente contra isso. História não tem fatos, tem versões; e quem está aí até hoje? Os pagãos é que não são.

Vikings

História

Originados na região da Escandinávia, a rica cultura foi gerada do comércio marítimo, artesanato e atividade agrícola. Graças à vida marítima, a pirataria também era uma importante atividade econômica. Saquearam e conquistaram terras, principalmente na região da Bretanha (atualmente é o Reino Unido). Os nórdicos alegavam que seu terreno não era bom para agricultura, e que isso gerava a necessidade de ocupar novos territórios.

Os vikings estavam em auge por volta de VIII e XI. A invasão à Bretanha ocorreu pelos fins de VIII. Em 865, um grande exército viking batalhou, resultando na conquista de grande parte das terras britânicas (o livro O Ultimo Reino passa aproximadamente nessa época). Continuaram sua expansão em terras escocesas. Era muito comum que antigamente os povos invadissem as terras dos outros, querendo espalhar suas origens e predominar; expulsar os povos de sua terra e abrigar o próprio povo lá, ou matar os homens e “procriar” com as mulheres do terreno ocupado.

voltar 1234567avançar
Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal