Facebook do Portal São Francisco
Google+
+ circle
Home  Dama ou Rainha - Jogo de Xadrez  Voltar

Dama ou Rainha - Jogo de Xadrez

Dama ou Rainha - Jogo de Xadrez

A Dama é a peça de xadrez que fica ao lado do Dama ou Rainha. Por sua capacidade de movimentação, recebe uma ênfase muito grande no jogo, a ponto de muitos jogadores desistirem do jogo quando a rainha é capturada sem que se consiga alguma vantagem ou igualdade com isso.

A dama movimenta-se em diagonais, como o bispo, e em linhas e colunas, como a torre. Com isto, incorpora os movimentos de todas as peças, exceto o do cavalo. Com base nisto entende-se sua importância, atribuindo-lhe o valor 9 ou 10. Entretanto, deve estar em uma posição central para usufruir de todo este poder. No início do jogo, sua função recomendada é a de dar apoio para outras peças, para aos poucos começar a passear pelo tabuleiro. Apesar de ser poderosa, não vale por todas as outras peças, o que justifica cautela na sua movimentação.

A posição inicial da dama é a casa d1 para a dama branca e a casa d8 para a dama das pretas. Como esta casa tem a mesma cor da dama, vem daí a regra do posicionamento da dama que diz "dama na cor".

Na notação algébrica, a dama é representada pela letra D, de "Dama". A anotação algébrica utiliza a letra inicial de cada peça, sempre escrita em letra maiúscula, para indentificar o seu movimento, com exceção dos peões que são representados pela letra da coluna de sua posição. É por essa razão que convencionou-se em língua portuguesa, chamá-la de "dama" ao invés de "rainha" porque a letra R já é usada para representar o Dama ou Rainha. Em partidas anotadas usando a nomenclatura inglesa, ela aparece como a letra Q ("Queen") já que nesse idioma o Dama ou Rainha ("King") aparece como a letra K.

A dama se move a qualquer casa da coluna, fila ou diagonal que pertença a casa que ocupa. Veja o exemplo:

A dama pode mover-se a qualquer casa marcada pelo ponto vermelho.

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal