Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Zootecnia  Voltar

Zootecnia

Zootecnia
Zootecnia

Zootecnia é a área que faz a ligação entre as Ciências Agrárias e a Medicina Veterinária. Ou seja, estuda e desenvolve planos de criação animal, visando sua produção racional, aprimoramento, reprodução e conservação da espécie.

O Zootecnista

Poucos conhecem, mas todos sentem o trabalho desenvolvido pelo zootecnista.

Ele é o responsável pelo desenvolvimento da produção animal.

O profissional deve estar preparado para responder às necessidades do pecuarista, facilitando seu acesso à informação e às técnicas para a melhoria da qualidade dos produtos.

Realiza análises químicas e físicas das matérias-primas e rações utilizadas na alimentação animal, para determinar uma dieta balanceada e adequada.

Faz pesquisa e avaliação genética dos rebanhos, definindo sistemas e técnicas de cruzamentos. É a área de Melhoramento Genético e Reprodução.

Estabelece critérios de avaliação da qualidade dos animais de acordo com a forma, dimensões, peso, características fisiológicas e produtividade, adaptabilidade e fixação da idade em que se espera o aproveitamento máximo do animal.

Atua na conservação e transformação de derivados de origem animal, como por exemplo a produção de leite, ovos e outros.

Avalia métodos de abate para o consumo, classificando carcaças e avaliando características de carne e fatores que alteram sua qualidade.

Supervisiona e organiza tecnicamente exposições oficiais de animais.

Participa dos exames dos animais para efeitos de suas inscrições na sociedade de registro genealógico.

Implanta, utiliza e maneja corretamente as principais pastagens naturais e cultivadas para ser utilizada na alimentação animal.

O que é

Zootecnia é a ciência que se preocupa em aperfeiçoar o bem estar, a criação e a produção de animais úteis ao Homem, calcada na sustentabilidade ambiental por meio do estudo da ecologia, da genética, da nutrição e do manejo, visando a preservação , o aumento da produtividade e da rentabilidade dos sistemas produtivos, proporcionando a melhoria das condições de alimentação, saúde, bem- estar e qualidade de vida da sociedade.

Com o aumento da população, cresceu também a necessidade de se produzir alimentos e produtos de origem animal em quantidade e qualidade suficientes para atender a demanda, sendo necessário um profissional devidamente habilitado e capacitado para tal fim.

Surgiu então a Zootecnia.

O zootecnista é o profissional das ciências agrárias responsável pela criação racional de animais domésticos ou daqueles em domesticação (silvestres). Entendendo criação como todo o complexo que engloba desde o planejamento agropecuário, a pesquisa nas áreas de seleção e melhoramento animal, nutrição na forma de pastagens e rações balanceadas, as instalações que aliam conforto, produtividade e o envolvimento com o meio ambiente, passando pelas relações humanas entre empresários, técnicos e os trabalhadores rurais, finalizando com um produto econômico e de qualidade.

Para o zootecnista, a preocupação começa antes mesmo do animal nascer, com a aplicação de técnicas para melhorar geneticamente as criações; segue ao longo da vida do animal, com o controle da nutrição e do manejo dos rebanhos; e ultrapassa o abate, com a fiscalização dos alimentos produzidos.

Compete também ao zootecnista, o registro e o controle dos animais por meio das associações de raças e do supervisionamento das exposições oficiais a que concorrem esses animais.

A Profissão

O Curso de Zootecnia no Brasil surgiu com a necessidade de um profissional com formação em nível superior e excelência em produção animal.

Sua Característica é capacitar profissionais capazes de aprimorar as técnicas utilizadas na criação de animais domésticos visando o aumento da produtividade e lucratividade.

Competências do Profissional

Atuar em diferentes sistemas de produção animal, agregando valores e otimizando o uso dos recursos potencialmente disponíveis e tecnologias economicamente adaptáveis;
Atuar no melhoramento genético e nas biotécnologias na busca de animais adaptados e produtivos;
Atuar na nutrição e na alimentação animal, na bromatologia; no controle de qualidade e na prescição de fórmulas de rações e de dietas de animais;
Planejar; executar e assistir projetos de formação, produção e manutenção de pastagens e forrageiras, bem como a sua conservação, adubação, manutenção da qualidade do solo e da água e o controle ambiental;
Administrar e assistir o agronegócio, as propriedades rurais, os estabelecimentos industriais e comerciais ligados à produção ao melhoramento e às tecnologias animais;
Elaborar projetos pecuários, avaliando propostas, realizando perícias e consultorias;
Avaliar, classificar e tipificar carnes e carcaças e demais produtos e derivados de origem animal;
Planejar, executar e assistir projetos de instalações e de ambiência animal, objetivando o bem estar e a produtividade;
Executar o planejamento, supervisionar e assessorar a inscrição de animais em sociedade de registro genealógico, exposições, provas e avaliações funcionais e zootécnicas;
Desenvolver pesquisas, extensão e disseminar conhecimentos nas áreas de interesse da Zootecnia;
Atuar nas áreas de difusão de tecnologias, informação e comunicação especializada, bem como no do ensino da Zootecnia.

Existe um "dia do Zootecnista"?

O dia do zootecnista é celebrado no dia 13 de maio desde 1966, em menção à criação da Faculdade de Zootecnia de Uruguaiana-RS.

A Faculdade de Zootecnia de Uruguaiana foi a primeira faculdade de zootecnia do Brasil, tendo como idealizadores os professores Octavio Domingues e José Francisco Felice.

Campo de Atuação

Zootecnistas podem trabalhar em fazendas, granjas, fábricas de ração, empresas de laticínios, laboratórios, órgãos governamentais, instituições de pesquisa e escolas.

Como qualquer atividade que envolva animais, o trabalho implica algum risco físico. Mordidas, chifradas, coices e bicadas não são incomuns na profissão. Com frequência é preciso o uso de força para mover ou controlar animais.

As tarefas do zootecnista podem ser desenvolvidas tanto em ambientes fechados e confortáveis — laboratórios, salas de estudo e administração — quanto ao ar livre, sujeito a sol e chuva, ou nas instalações dos animais, desconfortáveis e com odores fortes.

A jornada de trabalho depende do setor em que trabalha: nas indústrias, instituições de pesquisa e órgãos governamentais costuma ser de 40 horas semanais; em fazendas é irregular.

As competências desenvolvidas no curso de Zootecnia mpermitirão ao egresso atuar em:

Órgãos públicos como Secretarias de Higiene e Saúde Pública; Ministério da Agricultura e da Saúde.
Fazendas e granjas de criação experimental.
Indústrias de produtos animais; empresas de laticínios e aviários.
Laboratórios de experiências genéticas, soros e vacinas.
Instituições de ensino e de pesquisa.
Assessoria a fazendeiros e criadores de animais.

Mercado de Trabalho

As oportunidades de trabalho para o profissional de zootecnia estão concentradas na indústria de rações e complementos alimentares, frigoríficos, fazendas e empresas de agropecuária, cooperativas de criadores, laboratórios, instituições de pesquisa, nutrição e saúde animal, universidades, zoológicos, órgãos de pesquisa e consultoria e instituições de extensão rural.

Com o crescimento do agronegócio no Brasil as oportunidades para os Zootecnistas aumentaram bastante, já que o país é, atualmente, o maior exportador de carne do mundo.

Quais são suas atividades?

As tarefas dos zootecnistas incluem:

Estudar processos e regimes de criação dos animais domésticos e em domesticação (silvestres);
Avaliar geneticamente o rebanho;
Sselecionar os animais para formação do rebanho matriz para reprodução;
Determinar o sistema e as técnicas a serem usados em cruzamentos;
Determinar o sistema e as técnicas a serem usados no pasto;
Pesquisar as necessidades nutricionais do rebanho e estabelecer a dieta adequada aos animais;
Planejar e avaliar as instalações utilizadas para a criação de animais visando o conforto e funcionalidade;
Verificar as condições de higiene e da alimentação dos animais;
Dupervisionar a vacinação, a medicação e inseminação dos animais;
Determinar e acompanhar formas padronizadas de abate, preparação e armazenamento;
Supervisão técnica das exposições oficiais de animais.

Os que se dedicam à administração devem:

Organizar a produção animal da fazenda;
Planejar as instalações;
Estabelecer programas de qualidade;
Desenvolver novos métodos de exploração;
Acompanhar preços;
Comprar e vender animais.

As atividades no campo de estudos e pesquisa são:

Fazer pesquisa genética em laboratório, para conseguir espécies de melhor qualidade, mais resistentes e mais férteis;
Estudar sistemas de cruzamento animal;
Estudar o aperfeiçoamento dos métodos de abate;
Pesquisar novos produtos de origem animal para os quais existe demanda;
Estudar novos tipos de alimento e complementos alimentares para os animais;
Aperfeiçoar métodos de armazenagem;
Aperfeiçoar métodos de tratamento e despejo de resíduos, para preservação do meio ambiente;
De uma fora geral, aperfeiçoar o desempenho animal através de técnicas de manejo, e nutrição e melhoramento genético.

Objetivos do Curso

O curso de Zootecnia tem como objetivo formar profissional de nível superior, com sólidos conhecimentos teóricos e práticos, nas áreas de criação, manejo, nutrição, alimentação, reprodução e melhoramento de animais domésticos e silvestres, bem como em economia e administração rural e agronegócios.

O Curso

Na sua parte de formação básica o aluno passará por disciplinas como Matemática, Física, Estatística, Química, Biologia, Botânica, Zoologia e Parasitologia Animal, e outras.

Como Formação Geral recebe conteúdos das Ciências Humanas e Sociais, e ainda, outros voltados à Ciência do Ambiente.

Fazendo parte do ciclo de Formação Profissional estão disciplinas como:

Bioclimatologia
Solos
Profilaxia Animal
Melhoramento Genético Animal
Nutrição Animal
Animais Silvestres Fisiologia da Reprodução
Instalações Zootécnicas
Máquinas Agrícolas
Tecnologia dos Produtos de Origem Animal e várias outras.

Duração média: 5 anos.

Fonte: www.ftb.edu.br/www.zootecniabrasil.com.br/www.crmvgo.org.br

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal