Breaking News
Home / Biografias / Drauzio Varella

Drauzio Varella

 

Drauzio Varella, nascido 01 de janeiro de 1943, em São Paulo , Brasil ) é um brasileiro médico, educador , cientista e notável divulgador da ciência médica na imprensa e televisão, bem como um grande autor.

Além de medicina , Varella é conhecido como comentarista público sobre questões como as condições das prisões , bem-estar social , governo , literatura e seu professo ateísmo e ceticismo.

Varella veio de uma família de descendentes portugueses e espanhóis de São Paulo. Ele estudou medicina na Escola de Medicina da Universidade de São Paulo. Enquanto estudante, ele foi um dos fundadores de um curso preparatório pré-med com João Carlos di Genio e outros colegas, e onde lecionou química durante vários anos. Este curso mais tarde se tornou o sistema de ensino privado maior no Brasil, a Universidade Paulista e do Sistema Objetivo. Varella recebeu o Prêmio Jabuti prêmio literário em 2000 por seu livro Estação Carandiru.

Carreira médica

Após a formatura, ele se especializou em doenças infecciosas com Prof. Vicente Amato Neto , da Universidade de São Paulo e no Hospital do Servidor Público de São Paulo . Este trabalho levou-o a desenvolver um interesse em imunologia e nos últimos 20 anos, trabalhou no Hospital do Câncer de São Paulo, especializado em oncologia.

Como professor de medicina, ele trabalha na Universidade Paulista, mas tem ensinado também em várias outras instituições no Brasil e no exterior, como o New York Memorial Hospital , Cleveland Clinic , Instituto Karolinska , Universidade de Hiroshima e o Instituto Nacional do Câncer do Japão.

Um de seus principais campos de trabalhos tem sido AIDS , especialmente o tratamento do sarcoma de Kaposi . Ele teve um papel activo na prevenção campanhas e educacionais sobre a AIDS, sendo a primeira a ter um rádio programa sobre o assunto. De 1989 a 2001, ele ofereceu-se para trabalhar como um médico não remunerado em uma das maiores cadeias do Brasil, o Carandiru , a fim de enfrentar os temíveis AIDS epidemias que grassam entre os presos do sexo masculino.

Como resultado desta experiência, ele escreveu o livro best-seller Estação Carandiru descrevendo a vida angustiante dos presos, que mais tarde tornou-se uma imagem de filme ( Carandiru , dirigido por Hector Babenco ), ambos ganhando elogios do público e especializada nacional e internacional Críticos.

Como presidente de um instituto de investigação do cancro em UNIP, Dr. Varella atualmente dirige um programa de investigação sobre o potencial dos brasileiros Amazon plantas medicinais para o tratamento de neoplasias e resistentes aos antibióticos bactérias . Esta pesquisa é apoiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo.

Obras 

Carcereiros (2012)
AIDS Hoje. Em 3 volumes, em colaboração com Antonio Fernando Varella e Narciso Escaleira.
Estação Carandiru (1999), Companhia das Letras.
Macacos , Publifolha ( “Folha Explica” series)
Ruas Nas fazer Brás . Companhia das Letrinhas (livro infantil)
De Braços parágrafo o alto . Companhia das Letrinhas (livro infantil)
Florestas do Rio Negro . Com Alexandre Adalardo de Oliveira e Douglas C. Daly
Maré – Vida na Favela
Casa das Palavras, com Paola Berenstein , Ivaldo Bertazzo e Pedro Seiblitz (imagens).
Por um Fio. Companhia das Letras, 2004.

Fonte: en.wikipedia.org

Check Also

Certa Entidade em Busca de Outra

Clique nos links abaixo para navegar no capítulo desejado: Ato Primeiro Ato Segundo Qorpo Santo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 − 2 =