Breaking News
Home / Biologia / Colmeia

Colmeia

PUBLICIDADE

O que é Colmeia?

Uma colmeia tem entre 30 a 60 mil abelhas. Quando está muito cheia, cerca de metade destes indivíduos constroem uma colmeia nova, juntamente com a abelha rainha, pois seus ovos são necessários para uma nova comunidade. A colmeia anterior então terá uma nova rainha.

A abelha rainha poucos dias depois de nascer, está pronta para seu primeiro voo de acasalamento, onde é cortejada pelos zangões. Depois de fecundada, ela sai em busca de um novo lar, junto com outras abelhas. Com o material trazido da antiga colmeia, as abelhas operárias começam a construir uma nova.

O lugar deve ser adequado para proteção do clima e de predadores. Os favos são construídos em formato hexagonal para aproveitar ao máximo o espaço da colmeia. São utilizados para as abelhas se locomoverem, depositar o mel e para a rainha colocar seus ovos.

São presos pela parte superior, e construídos de cima para baixo com um espaço de 6 a 9 mm entre eles. No alto é guardado o mel, em seguida as larvas e ovos, e, por fim os zangões. Cada colmeia possui favos dos dois lados. São erguidos com uma elevação de 4 a 9° para que o mel não venha a escorrer e as larvas não caiam.

Colmeia

Na colmeia, a comunidade é complexa, onde as abelhas dividem as funções, uma parte é responsável por coletar néctar para produzir mel, enquanto outras cuidam das larvas, vedam orifícios e constroem o resto dos favos.

PUBLICIDADE

A temperatura da colmeia é de 34 e 36 °C, necessária para controlar a textura da mesma. Quando a temperatura se eleva, algumas operárias batem as asas para ventilar e outras trazem gotículas de água. Uma colmeia pode durar vários anos se não for atacada por predadores.

As abelhas que serão futuras rainhas farão o mesmo que a mãe, após serem fecundadas, reunirão suas operárias e formarão suas próprias colmeias.

Existem dois tipos básicos de Colmeias do ponto de vista metodológico:

Colmeia rústico: uma Colmeia que não tem intervenção humana, como o oco natural de uma árvore, ou é construído sem muita sofisticação. Colmeia “racional” é um construído de acordo com os princípios que visam otimizar a produção de mel e dar as melhores condições possíveis para as abelhas

Colmeia pente fixo : feito em troncos ocos, em copos de cortiça em cestas de vime em capas de palha, onde as abelhas construirão a pentes de cera como seus próprios critérios.

PUBLICIDADE

Partes de uma colmeia

A colmeia feita para a prática da apicultura possui várias partes:

– Piso Hive;

– Alza câmara de criação ou menor;

– Alza Melaria;

– Telhado Hive;

– Cinema.

Camila Correia

Check Also

Força Eletrostática

Força Eletrostática

PUBLICIDADE Definição das Forças Eletrostáticas As forças entre partículas que são causadas por suas cargas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.