Microscópio

PUBLICIDADE

Microscópio um instrumento óptico com uma lente de aumento ou uma combinação de lentes para inspecionar objetos muito pequenos para serem vistos ou muito pequenos para serem vistos distintamente e em detalhes a olho nu.

Embora os primeiros microscópios fossem simples, a maioria (se não todos) dos microscópios ópticos atuais são microscópios compostos.

O que é

O microscópio é um aparelho utilizado para visualizar estruturas minúsculas como as células.

Acredita-se que o microscópio tenha sido inventado em 1590 por Hans Janssen e seu pai Zacharias], dois holandeses fabricantes de óculos. Tudo indica, porém, que o primeiro a fazer observações microscópicas de materiais biológicos foi o neerlandês Antonie van Leeuwenhoek (1632 – 1723).

Os microscópios de Leeuwenhoek eram dotados de uma única lente, pequena e quase esférica. Nesses aparelhos ele observou detalhadamente diversos tipos de material biológico, como embriões de plantas, os glóbulos vermelhos do sangue e os espermatozoides presentes no sêmen dos animais. Foi também Leeuwenhoek quem descobriu a existência dos micróbios, como eram antigamente chamados os seres microscópicos, hoje conhecidos como microorganismos.

Os microscópios dividem-se basicamente em duas categorias:

Microscópio óptico: funciona com um conjunto de lentes (ocular e objetiva) que ampliam a imagem transpassada por um feixe de luz que pode ser: Microscópio de campo claro Microscópio de fundo escuro Microscópio de contraste de fase Microscópio de interferencia

Microscópio eletrônico: amplia a imagem por meio de feixes de elétrons, estes dividemse em duas categorias: Microscópio de Varredura e de Transmissão.

Há ainda os microscópios de varredura de ponta que trabalham com um larga variedades de efeitos físicos (mecânicos, ópticos, magnéticos, elétricos).

Um tipo especial de microscópio eletrônico de varredura é por tunelamento, capaz de oferecer aumentos de até cem milhões de vezes, possibilitando até mesmo a observação da superfície de algumas macromoléculas, como é o caso do DNA.

História

A invenção do microscópio é atribuída aos holandeses Hans Janssen e Zacharias Janssen, fabricantes de óculos que viveram no final do século XVI.

Seus experimentos mostraram que duas lentes montadas apropriadamente em um tubo, tinham capacidade de ampliar as imagens, permitindo a observação de corpos minúsculos, invisíveis a olho nu.

Mas não há registro de que os Janssen tenham utilizado este aparelho com finalidades científicas.

Tempos depois, Galileu Galilei (1564-1642) construiu o primeiro aparelho razoavelmente prático para a ampliação de imagens, batizando-o de microscópio.

Aperfeiçoou o modelo dos holandeses, dispondo as lentes de maneira parecida à adotada em sua luneta astronômica.

Em 1665, o cientista inglês Robert Hooke (1635-1703) passou a moldar vidro líquido e com os glóbulos de vidro moldados obteve lentes muito melhores do que as produzidas com vidros de aumento.

Essa inovação permitiu-lhe montar um microscópio bastante eficiente e realizar importantes descobertas, uma das quais foi observar ? pela primeira vez na história ? as células de uma lâmina de cortiça.

O primeiro pesquisador a registrar e sistematizar suas observações científicas foi o holandês Antonie van Leeuwenhoek (1632-1723).

Usando microscópios de sua própria construção, com lente única (microscópio simples), observou e relatou as formas e o comportamento dos microorganismos, sendo por isso considerado o pai da Microbiologia.

São de sua autoria as primeiras descrições de protozoários, bactérias, e de espermatozoides.

Hoje, os microscópios eletrônicos produzem um feixe de elétrons capaz de melhorar a nitidez da imagem formada, chegando a dimensões tão pequenas quanto o raio de um átomo.

Este avanço tecnológico permite consertar estruturas eletrônicas tão minúsculas quanto o chip de computador. As dimensões do microscópio eletrônico são da ordem de 1 nanômetro ? ou 1 metro dividido por 1 bilhão.

Microscópio – Instrumento

Microscópio, instrumento que produz imagens ampliadas de objetos pequenos, permitindo ao observador uma visão extremamente próxima das estruturas minuciosas em uma escala conveniente para exame e análise.

Embora os microscópios ópticos sejam o assunto deste artigo, uma imagem também pode ser ampliada por muitas outras formas de onda, incluindo raios acústicos, raios-X ou feixe de elétrons, e ser recebida por imagem direta ou digital ou por uma combinação desses métodos.

O microscópio pode fornecer uma imagem dinâmica (como nos instrumentos ópticos convencionais) ou uma imagem estática (como nos microscópios eletrônicos de varredura convencionais).

O poder de ampliação de um microscópio é uma expressão do número de vezes que o objeto que está sendo examinado parece ser ampliado e é uma proporção sem dimensão. Geralmente é expresso na forma 10 × (para uma imagem ampliada em 10 vezes), às vezes falada erroneamente como “dez eks” – como se o × fosse um símbolo algébrico – em vez da forma correta, “dez vezes”. de um microscópio é uma medida do menor detalhe do objeto que pode ser observado. A resolução é expressa em unidades lineares, geralmente micrômetros (µm).

O tipo mais familiar de microscópio é o microscópio óptico ou de luz, no qual as lentes de vidro são usadas para formar a imagem. Os microscópios ópticos podem ser simples, consistindo em uma única lente ou composto, consistindo em vários componentes ópticos em linha. A lupa de mão pode ampliar cerca de 3 a 20 ×. Os microscópios simples de lente única podem ampliar até 300 × – e são capazes de revelar bactérias – enquanto os microscópios compostos podem ampliar até 2.000 ×. Um microscópio simples pode resolver abaixo de 1 micrômetro (µm; um milionésimo de metro); um microscópio composto pode resolver até cerca de 0,2 µm.

Imagens de interesse podem ser capturadas pela fotografia através de um microscópio, uma técnica conhecida como fotomicrografia. A partir do século 19, isso foi feito com filme, mas a imagem digital agora é amplamente utilizada.

Alguns microscópios digitais dispensam uma ocular e fornecem imagens diretamente na tela do computador.

Isso deu origem a uma nova série de microscópios digitais de baixo custo com uma ampla gama de possibilidades de imagem, incluindo a micrografia com lapso de tempo, que trouxe tarefas anteriormente complexas e caras ao alcance do jovem ou amador microscopista.

Peças para Microscópio

Os historiadores creditam a invenção do microscópio composto ao fabricante holandês de óculos Zacharias Janssen, por volta de 1590.

O microscópio composto usa lentes e luz para ampliar a imagem e também é chamado de microscópio óptico ou de luz (versus um microscópio eletrônico).

O microscópio óptico mais simples é a lupa e é boa até cerca de dez vezes (10x).

O microscópio composto possui dois sistemas de lentes para maior ampliação:

1) a lente ocular ou ocular em que se olha e
2)
a lente objetiva, ou a lente mais próxima ao objeto. Antes de comprar ou usar um microscópio, é importante conhecer as funções de cada peça.

Lente da ocular: a lente na parte superior do microscópio pela qual você olha. A ocular geralmente possui uma potência de 10x ou 15x.

Tubo: conecta a ocular às lentes objetivas.

Braço: suporta o tubo e o conecta à base do microscópio.

Base: A parte inferior do microscópio, usada como suporte.

Iluminador: Uma fonte de luz constante (110v) usada no lugar de um espelho. Se o seu microscópio tiver um espelho, ele será usado para refletir a luz de uma fonte de luz externa até a parte inferior do palco.

Palco: a plataforma plana onde você coloca seus slides. Os clipes do palco mantêm os slides no lugar. Se o seu microscópio tiver um estágio mecânico, você poderá mover a lâmina girando dois botões. Um move-o para a esquerda e direita, o outro move-o para frente e para trás.

Nariz giratório ou torre: é a parte do microscópio que contém duas ou mais lentes objetivas e pode ser girada para alterar facilmente a potência (ampliação).

Lentes Objetivas: Normalmente você encontrará 3 ou 4 lentes objetivas em um microscópio. Eles quase sempre consistem em potências de 4x, 10x, 40x e 100x. Quando acoplado a uma lente ocular de 10x (mais comum), obtemos ampliação total de 40x (4x vezes 10x), 100x, 400x e 1000x. Para ter uma boa resolução em 1000x, você precisará de um microscópio relativamente sofisticado com um condensador Abbe. A lente mais curta tem a menor potência, a mais longa é a lente com a maior potência. As lentes são codificadas por cores e, se construídas de acordo com os padrões DIN, são intercambiáveis entre microscópios. As lentes objetivas de alta potência são retráteis (ou seja, 40xr). Isso significa que, se baterem em um slide, a extremidade da lente será pressionada (com mola), protegendo a lente e o slide. Todos os microscópios de qualidade possuem lentes acromáticas, descentralizadas e parfocais.

Rack Stop: Este é um ajuste que determina o quão perto a lente objetiva pode chegar do slide. Ele é instalado na fábrica e evita que os alunos ponham a lente objetiva de alta potência no escorregador e quebrem as coisas. Você só precisaria ajustar isso se estivesse usando lâminas muito finas e não conseguisse se concentrar na amostra com alta potência. (Dica: se você estiver usando slides finos e não conseguir focar, em vez de ajustar a parada do rack, coloque um slide de vidro transparente sob o slide original para aumentá-lo um pouco mais).

Lente Condensadora: O objetivo da lente condensadora é focar a luz na amostra. As lentes condensadoras são mais úteis nas potências mais altas (400x e acima). Microscópios com lente condensadora de palco proporcionam uma imagem mais nítida do que aqueles sem lente (a 400x). Se o seu microscópio tiver uma potência máxima de 400x, você obterá o benefício máximo usando lentes de condensador com classificação de 0,65 NA ou superior. As lentes condensadoras de 0,65 NA podem ser montadas no palco e funcionar muito bem. Uma grande vantagem de uma lente montada em palco é que há um item com menos foco para lidar. Se você for para 1000x, deverá ter uma lente condensadora focalizável com um N.A. de 1,25 ou superior. A maioria dos microscópios 1000x usa sistemas de lentes condensadoras Abbe de 1,25. A lente do condensador Abbe pode ser movida para cima e para baixo. Ele está muito próximo ao slide em 1000x e se afasta ainda mais nas potências inferiores.

Diafragma ou Íris: Muitos microscópios têm um disco rotativo sob o palco. Esse diafragma possui orifícios de tamanhos diferentes e é usado para variar a intensidade e o tamanho do cone de luz que é projetado para cima na lâmina. Não existe uma regra definida sobre qual configuração usar para uma determinada potência. Em vez disso, a configuração é uma função da transparência da amostra, do grau de contraste desejado e da lente objetiva específica em uso.

Como focalizar seu microscópio: A maneira correta de focalizar um microscópio é começar primeiro com a lente objetiva de menor potência e, olhando de lado, coloque a lente o mais próximo possível da amostra, sem tocá-la. Agora, olhe pelas lentes da ocular e focalize apenas para cima até que a imagem seja nítida. Se você não conseguir focar, repita o processo novamente. Quando a imagem estiver nítida com a lente de baixa potência, você poderá simplesmente clicar na próxima lente de energia e fazer pequenos ajustes com o botão de foco. Se o seu microscópio tiver um ajuste fino de foco, basta girá-lo um pouco. Continue com as lentes objetivas subsequentes e foque sempre.

Peças para Microscópio

Fonte: www.khanacademy.org/microbiologyonline.org/br.geocities.com/www.britannica.com/www.dictionary.com/microscope-microscope.org/ctjovem.mct.gov.br

Veja também

Elastina

PUBLICIDADE Elastina – Definição Seu corpo produz naturalmente a proteína elastina. A elastina ajuda os tecidos e órgãos …

Derme

Derme

PUBLICIDADE Derme – Definição A derme é a camada intermediária da pele em seu corpo. Tem muitos …

Colostro

PUBLICIDADE Colostro – Definição O colostro é a primeira forma de leite materno liberada pelas glândulas mamárias …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.