Neurociência

PUBLICIDADE

Neurociência – O que é

neurociência é um vasto campo de estudo que abrange o funcionamento do sistema nervoso.

Neurociência, também conhecida como Ciência Neural, é o estudo de como o sistema nervoso se desenvolve, sua estrutura e o que ele faz.

Pessoas interessadas em neurociência podem trabalhar em uma ampla gama de áreas, da psicologia à ciência da computação.

Numerosas instituições educacionais em todo o mundo oferecem treinamento em neurociência, geralmente com uma tendência ou foco específico.

Muitas dessas instituições também realizam pesquisas de ponta que investigam o funcionamento da mente humana na tentativa de saber mais sobre as pessoas e as maneiras pelas quais elas interagem com o mundo.

Como uma disciplina científica, a neurociência começou a se desenvolver em meados do século 20, quando a tecnologia que poderia iluminar o funcionamento do sistema nervoso começou a emergir.

Até o desenvolvimento de equipamentos como máquinas de imagem por ressonância magnética (MRI), o cérebro era uma caixa preta; os cientistas forneceriam informações e o cérebro poderia distribuí-las, mas ninguém sabia o que acontecia lá dentro. Desenvolvimentos em campos como biologia molecular e ciência da computação aprimoraram ainda mais esse campo, fornecendo mais informações e ferramentas para trabalhar.

O sistema nervoso pode ser dividido em duas partes principais.

sistema nervoso central inclui o cérebro e a medula espinhal, enquanto o sistema nervoso periférico inclui a extensa rede de células nervosas em todas as outras partes do corpo.

Muitas estruturas estão incluídas no sistema nervoso, desde neurônios básicos até células gliais, e suas interações são extraordinariamente complexas. O sistema nervoso humano está constantemente em operação, transmitindo e recebendo informações, e a sobrevivência de um corpo individual depende de um sistema nervoso em funcionamento.

Os neurocientistas examinam todos os aspectos do sistema nervoso; eles estudam os sinais bioquímicos que os nervos transmitem, os efeitos de várias substâncias no sistema nervoso, o desenvolvimento evolutivo do sistema nervoso e muitas outras coisas. Alguns se concentram em sistemas nervosos saudáveis, enquanto outros estudam patologia, examinando o que faz com que o sistema nervoso falhe e como as doenças do sistema nervoso podem ser prevenidas ou tratadas.

Psicólogos e psiquiatras observam como o sistema nervoso afeta o comportamento humano, focalizando o cérebro e as maneiras como ele processa as informações.

Os cientistas e engenheiros da computação modelam redes neurais artificiais para computação na rede biológica do corpo e experimentam coisas como a criação de membros protéticos que podem realmente responder aos sinais do sistema nervoso, tornando-os funcionais para seus usuários. Os neurocirurgiões realizam procedimentos cirúrgicos delicados no cérebro, enquanto outros especialistas no campo da neurociência observam como as pessoas aprendem, pensam, adquirem linguagens e realizam tarefas que vão desde lembrar de respirar até compor sinfonias.

Neurociência – Neurocientista

Neurociência

Os neurocientistas se concentram no cérebro e seu impacto no comportamento e nas funções cognitivas, ou como as pessoas pensam.

Eles também investigam o que acontece com o sistema nervoso quando as pessoas têm distúrbios neurológicos, psiquiátricos e de desenvolvimento neurológico.

Um neurocientista pode se especializar em uma ampla variedade de campos, da neuroanatomia à neuropsicologia. A pesquisa neste campo pode melhorar nossa compreensão do cérebro e do corpo, como eles funcionam e os problemas de saúde que os afetam.

neurociência é uma ciência interdisciplinar que trabalha em estreita colaboração com outras disciplinas, como matemática, linguística, engenharia, ciência da computação, química, filosofia, psicologia e medicina.

Os neurocientistas estudam os aspectos celulares, funcionais, comportamentais, evolutivos, computacionais, moleculares, celulares e médicos do sistema nervoso.

Existem vários campos que se concentram em diferentes aspectos, mas muitas vezes eles se sobrepõem.

Os pesquisadores podem examinar a atividade cerebral em pessoas com doenças como a doença de Alzheimer. As ferramentas usadas incluem varreduras de ressonância magnética e modelos 3-D computadorizados.

Eles podem fazer experimentos usando amostras de células e tecidos.

As descobertas podem levar ao desenvolvimento de novos medicamentos. Alguns neurocientistas estão envolvidos no tratamento de pacientes.

Neurociência – Estudo

Neurociência

Neurociência  é o estudo científico do sistema nervoso.

É um ramo multidisciplinar de biologia, que trata da anatomia, bioquímica, biologia molecular e fisiologia de neurônios e circuitos neurais.

Também se baseia em outros campos, sendo a mais óbvia a farmacologia, a psicologia e a medicina.

O escopo da neurociência se ampliou ao longo do tempo para incluir diferentes abordagens utilizadas para estudar os aspectos moleculares, celulares, de desenvolvimento, estruturais, funcionais, evolutivos, computacionais, psicossociais e médicos do sistema nervoso. A neurociência também deu origem a outras disciplinas como neuroeducação, neuroética.

As técnicas utilizadas por neurocientistas também ter expandido enormemente, a partir molecular e celular estudos de neurônios individuais para imagens de tarefas sensoriais e motoras no cérebro.

Os avanços teóricos recentes na neurociência também foram auxiliados pelo estudo de redes neurais.

Como resultado do crescente número de cientistas que estudam o sistema nervoso, várias organizações de neurociência proeminentes foram formadas para fornecer um fórum para todos os neurocientistas e educadores.

Por exemplo, a Organização Internacional de Pesquisa do Cérebro foi fundada em 1960, a Sociedade Internacional de Neuroquímica em 1963, a Sociedade Europeia do Cérebro e do Comportamento em 1968  e a Society for Neuroscience em 1969.

A neurociência comportamental é o estudo das razões biológicas para o comportamento humano. É uma combinação de psicologia e biologia.

Um neurocientista comportamental precisa conhecer muito não apenas ciência e medicina, mas também psicologia. Os neurocientistas comportamentais também devem ter uma sólida formação em matemática e química.

Os cientistas que estudam neurociência comportamental usam equipamentos altamente técnicos para estudar o cérebro. Este equipamento pode incluir imagens de ressonância magnética funcional (fMRIs) ou microeletrodos especiais que monitoram a atividade cerebral. Esses eletrodos são presos à cabeça e detectam atividade cerebral em diferentes áreas do cérebro, dando aos pesquisadores uma imagem precisa da atividade cerebral. Esses eletrodos podem ser usados durante exames fMRI, para fornecer a representação mais precisa da atividade disponível.

Existem muitas áreas de estudo em neurociência comportamental. O foco principal é sobre quais partes do cérebro permitem às pessoas realizar certos comportamentos. O cérebro é muito especializado, cada área realizando sua própria tarefa única.

Os neurocientistas comportamentais tentam mapear essas regiões ao estudar quais áreas do cérebro se acendem quando uma pessoa é conectada aos eletrodos ou sendo monitorada através de um fMRI.

Os participantes recebem então uma série de tarefas para realizar, pediram para pensar sobre determinados tópicos, ou mostraram uma variedade de imagens.

Os pesquisadores podem monitorar a atividade cerebral dos participantes para mapear a função cerebral.

Fonte: www.medicalnewstoday.com/neuro.georgetown.edu/www.wisegeek.com

Veja também

Elastina

PUBLICIDADE Elastina – Definição Seu corpo produz naturalmente a proteína elastina. A elastina ajuda os tecidos e órgãos …

Derme

Derme

PUBLICIDADE Derme – Definição A derme é a camada intermediária da pele em seu corpo. Tem muitos …

Colostro

PUBLICIDADE Colostro – Definição O colostro é a primeira forma de leite materno liberada pelas glândulas mamárias …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.