Breaking News
Home / Biologia / Simbiose

Simbiose

O que é Simbiose?

Por Simbiose se compreende uma relação mutualística, envolvendo indivíduos de espécies diferentes. Desta forma, esta relação é interespecífica e, por não haver prejuízo para nenhum dos indivíduos, ela é considerada harmônica.

PUBLICIDADE

Na relação ecológica de simbiose, os organismos necessitam um do outro para sobreviver. Portanto, trata-se de uma relação ecológica obrigatória. Confira alguns exemplos:

Mitocôndrias e cloroplastos X células

Segundo a teoria endossinbiótica, as mitocôndrias e os cloroplastos se originaram graças a uma associação simbiótica: organismos procariontes autotróficos foram englobados pelas células, sem que tivesse ocorrido degradação.

Por fim, esses organismos acabaram por fazer uma simbiose com a célula. Nesta associação, as células passaram a oferecer um ambiente ideal para esses novos organismos que, em troca, faziam o processo de respiração aeróbia (mitocôndrias) ou respiração fotossintética (cloroplastos).

Micorrizas

PUBLICIDADE

Micorrizas são fruto da simbiose que ocorre entre as raízes das plantas e determinados tipos de fungos do solo. As micorrizas ocorrem em aproximadamente 80% das plantas vasculares e, entre os benefícios destas associações, podemos destacar: o fungo auxilia numa melhor absorção de água e nutrientes, há um aumento de tolerância quanto a elementos tóxicos, ajuda a evitar o estresse hídrico, pode aumentar a tolerância a doenças que atacam as plantas, melhora a estabilidade do solo, entre outros.

Líquens

Líquen é um organismo simbionte, composto por um fungo e por uma alga (em alguns casos, há associação de fungo com cianobactérias). Nesta relação, os fungos fornecem um ambiente ideal para o desenvolvimento das algas, além de oferecerem uma proteção contra a desidratação. Outro benefício é que as hifas do fungo podem proteger as algas de uma luminosidade excessiva. Quanto às algas, elas têm a parede celular mais permeável, ocorrendo perda de carboidratos, que são utilizados pelo fungo.

Simbiose

Juliano Schiavo
Biólogo e mestre em Agricultura e Ambiente

Referências

PUBLICIDADE

BERUDE, M. C; ALMEIDA, D. S; RIVA, M. M; CABANÊZ, P. A; AMARAL, AA Micorrizas
e sua importância agroecológica. Enciclopédia Biosfera, Centro Científico Conhecer. Goiânia, v.11 n.22; p. 2015

HONDA, Neli Kika; VILEGAS, Wagner. A química dos liquens. Química Nova, p. 110-125, 1999.

JUNQUEIRA L.C.; CARNEIRO J. Histologia básica. 10ª edição. 2004.

Simbiose

Simbiose – O que é? Que tipos existem?

Simbiose
Simbiose

A simbiose é um tipo de relação que beneficia mutuamente vários (pelo menos dois) organismos de espécies diferentes.

Numa relação simbiótica os organismos agem em conjunto de modo a obterem assim um maior proveito, isto pode levar a que se realizem especializações no funcionamento de cada espécies.

Existem dois tipos de simbiose: simbiose forçada e simbiose facultativa.

A simbiose forçada ocorre quando os organismos dependem da relação simbiótica que mantém com o outro organismo para poderem sobreviver.

A simbiose facultativa ocorre quando as duas espécies podem viver sem que se estabeleça uma relação simbiótica ou podem trocar de parceiro, sem que saiam prejudicadas.

Portal São Francisco

Check Also

Força Eletrostática

Força Eletrostática

PUBLICIDADE Definição das Forças Eletrostáticas As forças entre partículas que são causadas por suas cargas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.