Culinária Chilena

PUBLICIDADE

Encravado entre a Cordilheira dos Andes e o Pacífico, o Chile é um país de contrastes e grande beleza, que oferece segurança, natureza indômita e excelentes serviços. Em um só país, um deserto de tirar o fôlego ao norte, lagos glaciares e imensas geleiras ao sul, cidades praianas, ilhas folclóricas , uma metrópole cada vez mais integrada no circuito das grandes cidades internacionais, além de vinhos de primeira e uma culinária tão variada quanto sua paisagem.

Com uma população mestiça ,descendente de espanhóis, mas também com grande influência alemã, francesa e italiana, o Chile é também o lugar dos extremos geográficos e climáticos: ao norte encontra-se o deserto de Atacama, o mais árido do mundo, berço de ancestrais civilizações indígenas. As paisagens mediterrâneas do centro dão vida a Santiago – a capital – rodeada de férteis vales vinícolas e modernos centros de esqui, além da Ilha de Páscoa, com uma cultura e um patrimônio arqueológico únicos.

Na Patagônia, golfos e campos de gelo recebem genuínos espíritos aventureiros e, na Antártica, onde existe uma base de investigação científica, um crescente turismo de fronteira descobre a magia da vida em um entorno de gelos eternos.

Desfrutar da natureza em suas expressões mais variadas é o caminho. Montanhismo, cavalgada e esqui na Cordilheira dos Andes, explorações arqueológicas no deserto do Atacama, mergulho e praias no Oceano Pacifico; passeios pelos magníficos vales do vinho, rafting e kayaking em rios e golfos, navegação entre blocos de gelo e excursões aos misteriosos e enigmáticos gigantes de pedra e antigos lugares de rituais na Ilha de Páscoa são algumas das atividades que se pode escolher. Para quem quer explorar as formações rochosas que se assemelham ao satélite com o mesmo nome, o Vale da Lua é o lugar.

Típica cidade sul-americana, Santiago do Chile é cercada por montes cobertos por neve. A visita imperdível é ao Palácio de La Moneda, onde em 1973 o golpe militar deu início à ditadura de Augusto Pinochet .

Em um país de tantas temperaturas e paisagens diferentes não poderia faltar o supra-sumo da temporada fria: boas estações de esqui. As três maiores são Termas de Chillan, Valle Nevado e Portillo.

O idioma oficial é o espanhol e a moeda é o Peso.

O Chile é marcado por sua grande diversidade de climas: quente e seco na região do Deserto do Atacama, gelado no sul, perto da Antártica; e quente e úmido no centro do país. Com uma iluminação fantástica combinada com as chuvas, o espetáculo é assistir aos vários arco-íris que aparecem de uma só vez na ilha de Páscoa.

A culinária é baseada, essencialmente, nos frutos do mar, e as bebidas mais conhecidas são os vinhos. Uma viagem inesquecível pode ser feita apenas para se conhecer a rota dos vinhedos e provar in loco a textura única dos vinhos chilenos. País culturalmente muito rico, com baixíssimo índice de analfabetismo, o Chile é lar também de grandes escritores como Pablo Neruda e Isabel Allende.

Fonte: www.cp4.com.br

Culinária Chilena

Santiago oferece uma grande variedade de bons restaurantes, a maioria encontrada dentro e em volta do centro histórico colonial

No Chile é comum ter três ou quatro refeições por dia, sendo a principal o almoço, normalmente entre 13 e 14:30 horas (comércio e escritórios geralmente fecham das 12 às 15 horas).

Em razão de sua vasta costa, a culinária chilena é baseada em frutos do mar. Em quase todo lugar, exceto nas cidadezinhas do interior, pode-se encontrar frutos do mar frescos. Os pratos predominantes vêm acompanhados de arroz e têm mariscos, mexilhões, ouriços e peixes. Pratos com carne tendem a ser de influência espanhola com modificações locais. Empanadas de queijo, carne ou peixe são comuns, assim como os humitas – pudim de milho grelhado com manjericão. Um dos pratos mais populares é o pastel de choclo, uma torta assada de carne bovina e frango. Outros pratos nacionais incluem o porotos – feijões verdes, milho, abóbora e manjericão – e a cazuela – um cozido de frango ou carne bovina.

Os vinhos do Chile desenvolveram uma reputação internacional e são produzidos principalmente na fértil zona central. Os vinhedos chilenos desafiam os produtores da indústria internacional do vinho, oferecendo sabores frescos e modernos para o resto do mundo. Além do vinho, a bebida tradicional é o pisco que, misturado com clara de ovo, limão e açúcar transforma-se no delicioso pisco sour.

Santiago oferece uma grande variedade de bons restaurantes, a maioria sendo encontrada dentro e em volta do centro histórico colonial. Recomendações específicas podem ser obtidas na entrada do San Cristóbal, mas para aqueles que preferem fazer suas próprias descobertas há algumas áreas que podem agradar. No centro da cidade, o Paseo Huerfanos, o Paseo Ahumada e a Plaza de Armas são bons locais, além da Alameda e da Avenida Providencia. A área de Bellavista também oferece ótimas opções de restaurantes.

Fonte: www.portaldointercambio.com.br

Culinária Chilena

Cozinha do Chile

Alfajor de doce de leite

Ingredientes

100 g de margarina
2 ovos
100 g de açúcar
200 g de farinha de trigo
200 g de maizena
1 colher de sopa de chocolate em pó
2 colheres de chá de fermento em pó
1 pote de doce-de-leite
400 g de chocolate ao leite

Modo de Preparar

Colocar a margarina na batedeira, depois os ovos e por último o açúcar. Misture tudo até formar um creme. Em cima de uma mesa junte parte da farinha, a maizena, a colher de chocolate e o fermento. Abra um espaço no centro e ponha o creme com o restante da farinha. Misture tudo até ficar uma massa bem consistente. Depois de cortadas, as bolachas vão ao forno em fogo médio durante 20 minutos ou até ficarem douradas. Depois de prontas, é a hora do recheio. Espalhe uma camada generosa de doce-de-leite entre dois biscoitos. Cubra com o chocolate derretido com o auxílio de uma colher e de um garfo. Tire o excesso e deixe secar sobre uma folha de papel manteiga por 15 minutos.

Alfajor

Culinária Chilena

Ingredientes

200g de manteiga sem sal.
1 xícara de chá de açúcar.
4 colheres de sopa de mel.
1 colher de chá de essência de baunilha.
½ colher de sopa de bicarbonato de sódio.
2 colheres de sopa de fermento.
5 xícaras de chá de farinha de trigo, peneirada.
2 gemas.
1 ovo inteiro.
400g de doce de leite, de consistência firme.
800g de chocolate meio amargo para a cobertura.

Modo de Preparar

Comece batendo a manteiga, açúcar, gemas, ovo, essência de baunilha e mel até ficar homogêneo. Vá acrescentando farinha de trigo, fermento e bicarbonato até formar
uma massa homogênea.

Polvilhe farinha em uma superfície plana e lisa e abra a massa sobre essa superfície até obter meio centímetro de espessura.

Corte em formato circular de aproximadamente 2 cm de raio (por exemplo, a tampa do pote de fermento).

Asse em uma assadeira enfarinhada, mas não untada por aproximadamente 12 min., até ficar levemente dourado, em forno médio pré aquecido.

Espere esfriar e junte dois biscoitos recheando com doce de leite.

Derreta o chocolate em banho Maria (cuidado para não deixar pingar água no chocolate), e mergulhe os biscoitos recheados.

Coloque para esfriar sobre uma folha de papel manteiga.

Porção

Faz aproximadamente 50 alfajores.

Charquikán

Ingredientes

1 colher (sopa) cheia de cebola picada
½ colher (sopa) de salsa picada
3 colheres (sopa) de óleo
1 cenoura raspada e cortada em pedacos pequenos
6 batatas médias cortadas em quatro
300 gramas de abóbora em pedacos
200 gramas de vagem picada
1 dente de alho finamente picado
250 gramas de carne moída
1 ½ cubo de caldo de carne
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 lata de milho verde
1 lata de ervilhas

Modo de Preparar

Numa panela, colocar a cenoura, as batatas, a abóbora e a vagem e cozinhar tudo em 4 xícaras de água com pouco sal. Quando estiver quase tudo cozido acrescentar o milho e a ervilha sem o soro da lata. Escorrer e reservar a água do cozimento. Dourar a cebola e o alho no óleo quente e acrescentar a carne moída e a salsa. Deixar refogar por alguns minutos. Misturar a carne com as verduras e acrescentar o caldo de carne dissolvido em 2 xícaras da água do cozimento reservada. Misturar novamente e com uma colher de pau amassar as verduras até ficarem como um pure, mas não totalmente amassadas. Acrescentar pimenta-do-reino e ajuste o sal, se necessário. Deixar por mais 10 minutos no fogo brando mexendo sempre. Servir quente.

Empanada de Carne

Ingredientes

Massa

5 a 8 colheres (sopa) de água morna
Farinha de trigo e manteiga para polvilhar
250 gramas de farinha de trigo
50 gramas de manteiga
1 pitada de sal

Recheio

4 colheres (sopa) de azeitona verde picada
2 colheres (sopa) de salsinha picada
1 colher (sopa) de azeite
4 colheres (sopa) de água
250 gramas de contra-filé limpo
Sal e pimenta do reino a gosto
250 gramas de cebola picada
Pimenta calabresa a gosto
Cominho a gosto
Páprica a gosto
2 ovos cozidos

Modo de Preparar

Massa

Deixar a manteiga à temperatura ambiente. Colocar a farinha, o sal e a manteiga num recipiente e misturar, com a ponta dos dedos até obter uma farofa. Acrescentar a água morna, aos poucos no recipiente, e trabalhar a massa até que fique lisa e uniforme. Embrulhar a massa em filme plástico e deixar descansar por no mínimo 4 horas. Enquanto a massa descansa, comece a preparar o recheio.

Recheio

Cortar o contra-filé em cubinhos pequenos. Picar a cebola e a salsinha. Retirar o caroço das azeitonas e cortar em rodelas. Levar uma frigideira ao fogo alto para esquentar. Acrescentar o azeite, a cebola e refogar por 2 minutos. Colocar a carne e deixar fritar bem. Acrescentar a água, o cominho, a páprica, as pimentas, a salsinha e o sal. Mexer bem, diminua o fogo e cozinhar, com a panela tampada, por cerca de 40 minutos ou até que a água tenha evaporado e a carne esteja macia. Retirar a carne do fogo e colocar num prato. Embrulhar em filme plástico e levar à geladeira para esfriar. Descascar os ovos e picar em pedaços pequenos. Acrescentar os ovos picados e as azeitonas no prato com a carne e mexer bem.

Retirar o plástico da massa e abrir, com a ajuda de um rolo, sobre uma superfície enfarinhada. Deixar a massa com uma espessura de 2 mm. Cortar discos de 10 cm de diâmetro, se quiser, utilizar a tampa de uma panela pequena como cortador. Colocar cerca de 2 colheres (sopa) de recheio na parte inferior do disco. Deixar uma pequena margem de massa para fechar a empanada. Umedecer a borda da massa com água e fechar formando uma meia-lua. Virar a borda da massa como se estivesse fazendo uma bainha. Repetir a operação com todos os discos. Ligar o forno em temperatura média (180ºC). Untar uma assadeira grande com manteiga e farinha. Distribuir as empanadas, uma ao lado da outra. Levar a assadeira ao forno preaquecido até que a massa fique dourada. Retirar do forno e servir a seguir.

Empanadas Chilenas

Ingredientes

Massa

1 (sopa) de fermento em pó
2 de margarina
1/2 (sopa) de sal
1 de água quente
1 quilo de farinha de trigo
2 ovos

Recheio

300 gramas de carne picada em cubinhos
3 cebolas grandes picadas em cubinhos
3 ovos cozidos e cortados em rodelas
10 azeitonas

Temperos

Alho, óleo, orégano e sal a gosto

Para pincelar

1 gema

Modo de Preparar

Em uma panela, refogar a carne com os temperos até que ela fique macia, acrescentar a cebola e esperar até a cebola ficar transparente, desligar a panela e reservar. Enquanto a carne cozinha, preparar a massa, em uma vasilha grande misturar os ingredientes secos, derreter a margarina em uma frigideira e em seguida acrescentar aos ingredientes secos na vasilha, misturar o ovo e vá acrescentando a água aos poucos. Amassar a massa com as mãos até que ela fique lisa e homogênea, sem grudar nas mãos. Dividir a massa em 10 partes e faça bolinhas. Abrir as bolinhas com um rolo (deixar com uma espessura fininha), colocar bem no centro da massa aberta duas colheres da carne reservada, 1 rodela de ovo cozido e 1 azeitona. Feche a massa dobrando ao meio e depois dobre três viras para fechar a massa. A empanada fica com 4 pontas. Pincelar com a gema e levar ao forno preaquecido. Obs: Na montagem não coloque a carne com caldo, porque fica difícil fechar a massa e a empanada abre no forno.

Escabeche de galinha

Ingredientes

1 xícara de vinho branco seco
1 xícara de vinagre branco
1/3 xícara de óleo
1 e ½ quilos de frango cortado em 6 a 8 pedaços
1 talo de salsão cortado em rodelas
2 cebolas em rodelas
3 cenouras em tirinhas
1 alho-poró em rodelas
2 dentes de alho inteiros
1 maço de cheiro-verde
1 limão em rodelas
2 folhas de louro
Sal a gosto

Modo de Preparar

Refogar o frango no óleo. Tirar da panela e elimine a pele. Levar novamente ao fogo, com o vinagre, o vinho, as cebolas, as cenouras, o alho-poró, o sal, o salsão, o alho, o louro e o amarrado de cheiro-verde. Cozinhar em fogo baixo, até o frango ficar macio. Colocar o frango e os vegetais, bem distribuídos, numa travessa funda. Tirar o louro, os dentes de alho e o amarrado de.cheiro- verde. Despejar o caldo de cocção, sobre o frango e os vegetais e deixar esfriar. Decorar a superfície com as rodelas de limão, cobrir com papel alumínio e levar à geladeira, por 6 horas, no mínimo.

Matambre

Ingredientes

2 colheres (sopa) de leite
60 ml de vinagre de vinho branco
1 e ½ quilos de carne de vaca
500 gramas de espinafres
½ litro de caldo de carne
100 gramas de ervilhas
300 ml de água
6 fatias de bacon
1 cebola
3 cenouras
folhas de louro
6 ovos
pão ralado
pimenta
salsa
tomilho
sal

Modo de Preparar

Deixar marinar a carne em vinagre, cebola, salsa, tomilho, louro, sal e pimenta de um dia para o outro. Cortar as cenouras em palitos e cozinhar em água a ferver temperada com sal. À parte escaldar os espinafres em água fervente. Escorrer muito bem. Cortar o bacon em pequenas tiras e saltear numa frigideira até ficar estaladiço. Cortar a peça de carne de modo a ficar com 1,5cm de espessura, numa só peça. Cobrir a carne com as folhas de espinafres. Numa tigela, misturar o pão ralado com as ervilhas, o bacon, o leite, sal e pimenta. Espalhar esta mistura sobre os espinafres. Colocar por cima as cenouras. Cozer os ovos, descascar e colocar em fila no centro da carne. Enrolar cuidadosamente e prender o rolo com um cordel. Colocar o rolo numa forma e regar com o caldo de carne e a água. Levar ao forno aquecido durante cerca de 1 hora e 30 minutos. Deixar em repouso durante 15 minutos, remover o cordel, cortar em fatias e servir quente com o molho de cozedura. Pode servir com molho Chimichurri.

Molho de abacate – Salsa de paltas

Ingredientes

½ colher (sopa) de amido de milho
½ colher (sopa) de suco de limão
½ xícara de creme de leite ou nata
Sal e pimenta a gosto
4 abacates

Modo de Preparar

Dissolver o amido de milho no creme, temperar com o sal e a pimenta, e levar ao logo. Descascar os abacates e passar pela peneira fina. Juntar o suco de limão. Tirar o creme do fogo e incorporar ao purê de abacate, sem voltar ao fogo. Servir em seguida. Este molho é recomendado para acompanhar ovos.

Pancutras

Ingredientes

1 colher (sopa) de queijo parmesão
1 colher (sopa) de salsa picada
1 xícara de farinha de trigo
3 xícaras de caldo ou água
½ cebola picadinha
Páprica ou pimenta
Orégano a gosto
Ovos cozidos
Sal a gosto
Óleo

Modo de Preparar

Misturar a farinha com água e sal até obter uma massa lisa. Estender sobre uma mesa até ficar bem fina e cortar em tiras de 2 dedos de espessura. A seguir, cortar as tiras em quadradinhos. À parte, aquecer o óleo e fritar a cebola. Juntar o caldo ou a água, o sal e a páprica ou a pimenta. Quando estiver fervendo bem, colocar os quadradinhos de massa e cozinhar em fogo baixo. juntar o queijo ralado, a salsa e o orégano. Na hora de servir, guarnecer com 1 a 2 ovos.

Pastel de Choclo

Ingredientes

2 e ½ colheres (chá) de açúcar refinado (para polvilhar)
1 colher (chá) de cuminho
1 colher (chá) de páprica
½ xícara de caldo de galinha (opcional)
4 xícaras de cebola picada bem fininha
1 xícara de azeitonas preta
1 xícara de leite
50 gramas de uvas passas
1 quilo de carne moída
1 e ½ quilos de frango
Salsinha desidratada
8 espigas de milho
Óleo de milho
Pimenta
Sal

Modo de Preparar

No de óleo quente, juntar a carne e deixar dourar, acrescentar a cebola picada em cubinhos pequenos, as passas previamente hidratadas, cuminho, sal, e pimenta. Mexer muito bem. Refogar em fogo lento por uns 15 minutos. Retirar do fogo e juntar as azeitonas pretas. Lavar e limpar muito bem o frango, cortar em pedaços pequenos e em uma outra panela, refogar com um pouco de azeite bem quente por uns 25 minutos. Se necessário, adicionar ½ xícara de caldo de galinha. Lavar bem as espigas de milho, e com uma faca separar os grãos da espiga, colocar os grãos de milho em um liquidificador e em seguida colocar este creme de milho em uma outra panela em fogo lento e acrescentar aos pouquinhos o leite. Se notar que está ficando muito liquida, não utilizar toda a xícara de leite. Deixar cozinhar em fogo médio por 2 a 4 minutos para que fique espessa. Mexer muito bem com uma colher de pau para não grudar. Colocar em um refratário de vidro Marinex, a carne moída, e os pedaços de frango bem distribuídos. Despejar a massa de milho com leite sobre a carne e o frango, cobrindo completamente. Alise bem a massa de milho com uma colher molhada. Polvilhar com açúcar refinado e levar ao forno preaquecido por cerca de 30 minutos em uma temperatura media. Depois aumentar a temperatura ao máximo por mais 10 minutos. Decorar, salpicando salsa desidratada.

Pastelão de Carne

Ingredientes

4 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (chá) de cominhos
3 colheres (café) de açúcar
4 colheres (sopa) de azeite
1 xícara de azeitonas
1 xícara de passas
1 xícara de leite
500 gramas de carne de vaca (picada)
12 pedaços de frango
6 maçaroca de milho
6 folha de manjericão
4 cebolas
5 ovos
pimenta
sal

Modo de Preparar

Numa panela grande colocar o milho ralado, o manjericão picado, sal, pimenta e manteiga, levando tudo a aquecer em fogo baixo. Quando estiver quente juntar o leite aos poucos, mexendo sempre até ficar espesso. Deixar cozinhar em fogo brando durante 5 minutos. Depois retirar do fogo e reservar. Numa frigideira aquecer o azeite e cozinhar a cebola até ficar transparente. Juntar a carne e deixar fritar até ficar dourada. Temperar com sal, pimenta, cominhos em pó e colocar tudo no fundo de um tabuleiro de forno. Por cima, espalhar os ovos cozidos cortados às rodelas, azeitonas, passas e os bocados de frango cozidos em sal. Cobrir tudo isto com a mistura de milho e polvilhar com açúcar. Levar ao forno durante 30 a 35 minutos.

Peixe colonial – Pescado colonial

Ingredientes

Peixe

2 colheres (sopa) de manteiga
2 xícaras de leite
1 maço de cheiro-verde
sal e pimenta a gosto
1 cebola em pedaços
1 quilo de peixe limpo

Molho

1 xícara de nozes sem pele e picadinhas
1 xícara de leite
2 colheres (sopa) de manteiga
Sal e pimenta a gosto
Batatas cozidas
2 pãezinhos

Modo de Preparar

Cozinhar o peixe com o leite, a manteiga, a cebola, o cheiro-verde, o sal e a pimenta. Para o molho, amolecer os pães com o leite, espremer e passar pela peneira. Temperar com o sal e a pimenta, juntar as nozes e a manteiga. Tirar o peixe e retirar os pedaços de tempero que se tenham aderido. Coar o caldo de cocção e misturar a quantidade suficiente para obter um bom molho com a pasta de pão e nozes. Servir o peixe coberto com o molho e rodeado de batatas cozidas.

Porotos con Riendas

Ingredientes

1 maço de temperos sortidos como orégano, salsão, salsinha, cominho, etc.
250 gramas de toucinho (chicharrones)
½ quilo de feijão branco (porotos)
½ pacote de talharim (tallarines)
½ quilo de moranga (zapallo)
4 dentes de alho (ajo)
2 caldos de carne
Azeite de oliva
½ cebola

Modo de Preparar

Colocar o feijão de molho em água de um dia para outro. Lavar bem o feijão e levar para cozinhar com 1 e ½ litros de água fria, a moranga e os caldos de carne. Preparar um refogado com a cebola picada, o toucinho cortado em cubinhos e os temperos. Quando o feijão estiver cozidos juntar o refogado e o talharim cortados em pedaços. Misturar e juntar um pouco de água se for necessário e deixar cozinhar em fogo lento até ficar suculento.

Salada Chilena

Ingredientes

Sal, pimenta-do-reino, azeite e vinagre
Pimentão picante fresco
2 ramos de salsa fresca
2 cebolas médias
3 tomates

Modo de Preparar

Picar a cebola bem fininho e deixar de molho em água quente com vinagre durante ½ hora. Deixar escorrer e secar com papel absorvente. Descascar os tomates e cortar ao comprimido em gomos. Picar o pimentão picante e misturar com a cebola e o tomate. Temperar com sal, pimenta e azeite. Enfeitar com a salsa.

Salmorejo

Ingredientes

2 colheres (sopa) de azeite extravirgem
1 colher (sopa) de miolo de pão
1 colher (chá) de vinagre
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 dente de alho
1 tomate
1 ovo

Modo de Preparar

Bater todos os ingredientes no liquidificador até chegar à consistência parecida com a de uma maionese. Acertar o tempero e servir acompanhando uma carne ou peixe grelhados. Uma outra opção, é adicionar um pouco de água, pedaços de ovo cozido e tomar como uma sopa. Para acompanhar, cubos de presunto serrano espanhol.

Tomatican

Ingredientes

2 colheres (sopa) de paprika
1 colher (sopa) de azeite
300 gramas de carne de vaca (picada)
3 maçaroca de milho
2 dentes de alho
6 tomates
3 cebolas
orégãos
pimenta
sal

Modo de Preparar

Numa frigideira, aquecer o azeite e misturar a carne picada, as cebolas picadas, o alho esmagado e a paprika até a carne e a cebola estarem tenras. Juntar os tomates pelados, o milho e temperar com sal, pimenta e orégãos a gosto. Tampar a frigideira e deixar cozinhar em fogo baixo durante 1 hora e 30 minutos. Juntar o sumo libertado pelo tomate se julgar necessário. Deve ficar bastante espesso. Servir acompanhado de batatas cozidas.

Culinária Chilena
Alfajores peruanos.

Alfajoré um doce tradicional da Argentina, Chile, Peru, Uruguai e outros países Ibero-americanos. O doce é composto de duas ou três camadas de massa e com recheio de doce de leite.

Culinária Chilena
Empanadas do Peru

As empanadas são um prato tradicional da Argentina, do Chile e do Peru.

Consistem em pastéis de carne muito picantes, temperados com pimenta-de-caiena ou malagueta de piri-piri.

Fonte: pt.wikipedia.org

Veja também

Regras de Etiqueta

Regras de Etiqueta, Boas Maneiras, Básicas, Profissional, Traje, Crianças, Casamentos, Social, História, Regras de Etiqueta

Etiqueta à Mesa

Etiqueta à Mesa, Jantar, Almoço, Dicas, Comportamento, Comida, Conversa, Toalha, Disposição, Talheres, Copos, Pratos, Posição, Etiqueta à Mesa

Regras de Etiqueta do Hashi

Regras de Etiqueta do Hashi, Dicas, Gafes, Modo de Usar, Sushi, Comida, Japão, Mãos, Regras de Etiqueta do Hashi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.