Breaking News
Home / Esoterismo / Psicofonia

Psicofonia

 

O que é

Psicofonia é o nome dado pelo Espiritismo e algumas outras tradições espiritualistas ao fenômeno em que, segundo eles, um espírito fala usando a voz de um meio.

Doutrina Espírita como codificada por Allan Kardec identifica duas classes principais de psicofonia , para dizer, o "consciente" um e um "inconsciente". O primeiro, como o próprio nome diz, acontece quando o meio garante que ele mentalmente percebido ou ouvido fisicamente algo que um espírito disse, tendo apenas usou sua voz para reproduzi-lo.

A segunda ocorre quando o meio garante que ele ignora o que foi dito, o que sugere que um espírito usou seus órgãos fonéticos enquanto ele estava inconsciente.

Como acontece com todos os tipos de classificação, esta é útil apenas para fins didáticos. A maioria das ocorrências psicofonia não são nem colocação de 100% consciente, nem 100% inconsciente em algum lugar entre as duas classes.

Psicofonia

A psicofonia é a mediunidade que permite a comunicação oral de um espírito através do médium. Kardec a denominou “mediunidade falante”, ou seja, aquela faculdade que propicia o ensejo para que os espíritos entrem em contato através da palavra, travando conversações.

É ainda conhecida popularmente como incorporação, mas este termo poderia sugerir uma falsa idéia de que o espírito comunicante penetra no corpo do médium, o que na verdade não acontece.

O médium é sempre responsável pela ordem do desempenho mediúnico e, seja qual for o grau de consciência, o papel dele é sempre passivo. Quando a educação mediúnica é deficiente ou viciosa, o intercâmbio é dificultado, faltando liberdade e segurança.

O médium reage à exterioriza- ção perispirítica, dificulta o desligamento e quase sempre intervém na comunicação, truncando-a. Ele deve ser o intérprete nesse intercâmbio e, assim, entender o pensamento do espírito comunicante e transmiti-lo sem alteração.

As vantagens da psicofonia são muitas. Atualmente, é a faculdade mais encontrada nas práticas mediúnicas. É a porta mais acolhedora e acessível para a manifestação objetiva dos espíritos no plano material. Esta forma de mediunidade é bastante proveitosa, principalmente pela possibilidade de estabelecer o diálogo com o espírito comunicante.

Por permitir o diálogo direto, vivo e dinâmico com os espíritos, facilita o atendimento dos que precisam de ajuda ou esclarecimento, possibilitando ainda a doutrinação e consolação dos espíritos pouco esclarecidos sobre as verdades espirituais.

A psicofonia é uma das formas mais interessantes e úteis de mediunidade, não só porque nos faculta entendimento direto e pessoal com os espíritos, como também a possibilidade de esclarecermos os espíritos inconscientes, imersos em escuridão mental, e os maldosos, realizando assim um ato de verdadeira caridade espiritual e cooperando com os companheiros que dirigem as organizações assistenciais do espaço dedicadas a esse trabalho.

Por meio da psicofonia, o médium, às vezes, chega a dizer coisas inteiramente fora do âmbito de suas idéias habituais, de seus conhecimentos e até fora do alcance de sua inteligência. Não é raro se ver pessoas iletradas e de inteligência vulgar se expressarem em tais momentos com verdadeira eloqüência e tratar, com incontestável superioridade, de questões sobre as quais seriam incapazes de emitir uma opinião no estado comum.

Entre as desvantagens da psicofonia, é preciso haver muita análise para avaliar bem a origem e valor da comunicação, pois geralmente a manifestação não chega a constituir uma prova de identificação do comunicante. Seu efeito é momentâneo, nem sempre bem compreendido e a mensagem pode ser deturpada ao se tentar reproduzi-la posteriormente, a não ser que seja gravada.

Fonte: en.wikipedia.org/ www.rcespiritismo.com.br/

Check Also

Figuras Geométricas Planas

As figuras geométricas que tem todos os pontos no mesmo plano são denominadas figuras geométricas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 − dois =