Breaking News
Home / Geografia / Cartografia

Cartografia

PUBLICIDADE

Cartografia: Ciência e Arte

A cartografia é a junção de técnicas artísticas e científicas que se configura como uma importante área do conhecimento, que os geocientistas, sobretudo, os geógrafos devem dominar para fazer a representação do espaço geográfico e tudo que está correlacionado a ele, por meio dos mapas, cartas, plantas e outras representações gráficas.

Muitos pesquisadores indicam que o ato de se fazer representações da superfície da Terra objetivando se orientar ou proteger os recursos naturais é muito antiga e surgiu antes dos seres humanos aprenderam a se comunicar por meio da fala ou da escrita. Assim sendo, o ato de se fazer mapas é mais antigo que a própria história escrita da humanidade.

Mas isso não quer dizer que a cartografia sempre existiu como ciência, este vocábulo foi criado por Visconde de Santarém, e antes de chamar-se assim era conhecida como cosmografia, principalmente pelos gregos.

Diversos povos ao longo de seu desenvolvimento utilizaram a cartografia de diferentes formas, para exemplificar este fato, tem-se os romanos da antiguidade, que mapearam todo o seu Império, objetivando controlar melhor impostos cobrados dos povos conquistados.

Cartografia

Já na Idade Média, a cartografia era controlada pela Igreja Católica, que a utiliza para representar as suas divindades, deixando de lado a representação da realidade feita pelos gregos antigos, justamente porque aquilo ia contra os seus preceitos religiosos, assim as técnicas cartográficas em grande parte da Europa, estagna-se no tempo.

Com o passar do tempo e o desenvolvimento das técnicas e tecnologias, a cartografia institucionaliza-se como área de caráter científico e hoje em dia ela é classificada como uma ciência moderna, devido, principalmente ao período de navegações marítimas, que eram capazes de nos mostrar a diversidade e as nuances encontradas na superfície terrestre, sendo usada por diversos cientistas da época.

Ao elaborar essas representações, por exemplo, a cartografia observa a realidade selecionando os elementos necessários, utilizando-se de símbolos e regras, objetivando materializar as informações e apresentar um modelo da realidade do local apresentado.

Além disso, o período das grandes guerras foi extremamente importante para o desenvolvimento da cartografia, pois era necessário conhecer profundamente o território dos adversários, visando a vitória nas batalhas e a conquista de novos espaços e o que nele continha.

A partir do século XX, a cartografia desenvolve-se constantemente devido ao advento das tecnologias de informação, ligadas às imagens de satélites, às fotografias aéreas e facilidade para a realização de mapas e cartas em programas específicos de computadores, como o Sistema de Informação Geográfica (SIG).

Mas é importante termos noção que a representação da superfície esférica da Terra numa superfície plana não se trata de uma tarefa fácil, o que requer um conhecimento muito aprofundado. Para facilitar e resolver esses problemas, diversos cientistas, especialmente os matemáticos, se propuseram em suas ideias elaborar de forma precisa o que conhecemos hoje como Projeções Cartográficas, um clássico exemplo é a de Mercator.

Gean Alef Cardoso

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Atividades que mais consomem água

Atividades que mais consomem água

PUBLICIDADE Quais são as atividades que mais consomem água? Os impactos deixados pelas diversas atividades …

Calendário Cósmico

Calendário Cósmico

PUBLICIDADE O que é o Calendário Cósmico? A complexidade do universo é tão intensa, que …

Capitalismo Financeiro

Capitalismo Financeiro

PUBLICIDADE O que é Capitalismo Financeiro? Desde o seu surgimento a partir do século XV, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.