Breaking News
Home / História do Brasil / Brasil Colônia

Brasil Colônia

PUBLICIDADE

Brasil Colônia é a nomenclatura usada historicamente para se designar o período no qual o país foi um domínio de Portugal, datado desde o seu descobrimento, no dia 22 de abril de 1500, até a sua elevação à condição de Reino Unido a Portugal e Algarves, evento ocorrido a 16 de dezembro de 1815.Usualmente confunde-se as datas de início e fim, utilizando-se os anos de 1530 até 1822 como referenciais, ou seja, a partir da ocupação efetiva e sistemática da colônia,até a independência do país no dia 07 se setembro de 1822.

Durante esse período, de pouco mais de três séculos,o país se configurou como a mais importante colônia de Portugal, país este que, naquele tempo, dominava o cenário mundial como a maior potência do mundo, ameaçada apenas pela Espanha.

mapa-brasil-colonia
Um dos primeiros mapas portugueses sobre o território brasileiro, ressaltando a paisagem nacional

No entanto, o contato inicial com a nova terra não foi necessariamente o desejado pelos lusitanos. Entre os anos de 1500 e 1530 o Brasil não despertou muito a atenção da coroa portuguesa.Num primeiro momento não foram descobertos nem ouro nem prata na região, justamente os minérios que eram almejados por Portugal ao lançar-se aos mares. Nesses primeiros trinta anos, os portugueses se contentaram com pequenas expedições e se concentram na extração e transporte de pau-brasil. Sem abrir mão do recém descoberto território, os portugueses buscavam defender a nova colônia contra invasões externas, uma vez que esta, ainda virgem, se apresentava como uma importante aposta futura para Portugal.

Ainda nesse período ocorreram algumas tímidas tentativas de colonização das novas terras, sem grandes sucessos. No entanto, a ameaça eminente de ataques de outras potências marítimas, em especial a França, fez com que o rei de Portugal à época adotasse medidas mais concretas para que ocorresse a colonização da colônia bem como assegurasse o domínio de Portugal sobre a região.  A forma escolhida: o sistema conhecido como capitanias hereditárias.

Apesar de, num primeiro momento, Portugal não encontrar as riquezas minerais que tinham em vista, vide ouro e prata, a colônia do Brasil passou a ser disputada por outras nações do globo, através da ação de piratas e corsários, que assombravam o governo português ao disputar o domínio do litoral brasileiro.

Economicamente, esse momento daria as bases econômicas que seguiriam pelo país durante mais de três séculos: a monocultura (produção de apenas um produto, em especial a cana de açúcar), no latifúndio (grandes propriedades de terra) e na mão-de-obra escrava.

PUBLICIDADE

No âmbito social, o Brasil conseguiu manter sua unidade linguística apesar da rivalidade entre as províncias (estados). Não havia a ideia de nação nesse período, e cada morador possuía uma identidade baseada na sua localidade de origem. Foi também nesse período que começou o processo desorganizado e violento de miscigenação brasileiro,  entre europeus, africanos e indígenas. Ainda que deve ser olhada com ressalvas, esse contato imposto gerou uma junção de elementos de todas as culturas, ainda presentes na nossa cultura, ainda que de maneira mais ou menos perceptível.

Outro importante ponto a ser ressaltado é a atuação dos padres jesuítas no Brasil, responsáveis não apenas para catequização dos indígenas, mas também pelo ensino dos poucos habitantes que existiam na colônia e pela mediação dos conflitos entre bandeirantes e indígenas, ao constantemente impedir a escravização destes últimos.

Vinicius Carlos da Silva

Check Also

Trombocitemia Essencial

Trombocitemia Essencial

PUBLICIDADE O que é a trombocitemia essencial? A trombocitemia essencial é uma doença rara que se caracteriza …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.