Aton

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Aton
Aton

SOL RESPLANDESCENTE DE CADA MANHÃ

Aton foi a entidade escolhida por Akhenaton para tornar-se o deus único em seu reinado.

Não sabemos se Aton já fazia parte do antigo panteão, sendo ele um deus secundário e sem importância. Mas no reinado de Akhenaton tomou uma importância tão grande que até mesmo Amon fazia-lhe oferendas.

Não é difícil definir Aton, ele é o criador de tudo o que existe e assim como cria, ele tira vida. Em outras palavras, Aton é Deus, no sentido ocidental desta palavra.

“A aparição de Aton desencadeia uma alegria que inunda os corações. A terra vive uma festa luminosa. Aclamações soltam-se dos peitos para reconhecer Aton como rei.

O culto de Aton alimenta-se dessa alegria que saúda a beleza da criação talhada pelo divino. Aton afasta a noite e a morte.

Canta o que vive, o que se move, tudo que encarna dinamismo do ser, quer se trate de comer, respirar, brincar ou amar.”

Nefertiti e Akhenaton – O casal Solar, Akhenaton era considerado o filho de Aton.

Akhenaton era o único que conhecia e mantinha contato com ele. O único que podia fazer a grande oferenda no templo. A população em geral não venerava diretamente a divindade, Aton, mas venerava a imagem do faraó seu filho, sangue do seu sangue. Por isso, no templo existiam milhares de estátuas de Akhenaton.

Aton era pai e mãe ao mesmo tempo, era o criador de tudo. Por isso, Akhenaton não representava,sozinho, seu pai na terra. Junto com Nefertiti, que representava a parte feminina do deus, o casal solar comandava os cultos. No templo também haviam estátuas da rainha.

Fonte: www.akhenatonjh.com.br

Aton

Aton deus solar da mitologia egípcia, representado como um disco que emitia raios que terminavam em mãos humanas.

Akhenaton, faráo da XVIII dinastia egípcia, fez de Aton a única divindade digna de culto durante o seu reinado.

Aton era na mitologia egípcia o deus solar, representado como um disco que emitia raios que terminavam em mãos humanas. Akhenaton, faráo da XVIII dinastia egípcia, fez de Aton a única divindade digna de culto durante o seu reinado.

O culto de Aton data da época do Império Antigo, situando geograficamente na cidade de Heliópolis. Na época de Akhenaton Aton veio a substituir o antigo deus Amon, desagradando muitos seguidores de Amon, tanto que as realizações de Akhenaton (que significa “filho do Sol”), foram destruídas por tais seguidores querendo apagar da História seu registro.

Aton, também escrito Aten, Akhenaton: Akhenaton, Nefertiti, e três filhas na antiga religião egípcia, um deus do sol, retratado como o disco solar emite raios terminando em mãos humanas, cuja adoração brevemente foi o estado religião.

O faraó Akhenaton (reinou de 1353-1336 aC).

Voltou a supremacia do deus do sol, com a inovação surpreendente que a Aton deveria ser o único deus.

Para retirar-se do culto proeminente de Amon-Re em Tebas, Akhenaton construiu a cidade Akhetaton (atual Tell el-Amarna ) como o centro para a adoração do Aton.

Aton, o deus do Egito

Aton era o deus solar, egípcio.

Ao contrário dos antigos deuses e deusas egípcios as imagens da Aten não assumem uma forma humana ou animal.

Aten foi descrito como aa disco do sol a partir do qual os raios terminou nas mãos as mãos estendidas.

A função de Aton é descrito como sendo o deus do sol.

O culto de Aton morreu após a morte do faraó Akhenaton.

História

Aton era uma divindade solar de Egito antigo que representa o disco solar no céu.

Ele foi considerado o espírito que incentivou a vida na Terra , a força da vida na mitologia egípcia.

Em tempos de Amarna, Aten era um Deus de infinita bondade, que acelerou a justiça ea ordem cósmica, encorajando todos os homens iguais.

O soberano era seu enviado, e seu profeta na terra, o único digno de imortalidade.

A existência de Aton como divindade remonta ao reinado de Tutmés IV . No entanto, os seus registros mais antigos são encontrados no Primeiro Período Intermediário e do Império Médio. Ao longo dos tempos pode ser visto amplo desenvolvimento no culto de Aton, que passa a ser um disco de um símbolo tangível e inanimado uma divindade.

Em poder em Egito , Amenhotep IV deu início à reforma religiosa e muda seu nome para Akhenaton. A importância desta vemos o que eles queriam dizer porque seus nomes seriam “Amon está satisfeito” para “Servidor Aten”. Isso estabelece o culto de Aton como único no Egito, convertendo assim o culto monoteísta.

O henotheism é reconhecer a existência de muitos deuses, mas apenas um é de grande importância, os outros são, digamos, secundária. Enquanto Akhenaton aboliu o culto dos outros, ele não podia com o de Osíris e, portanto, o equilíbrio é, aparentemente, inclinando-se para henotheism.

De qualquer forma, o culto a esse deus não é nova, porque eles adoravam e faraós Tutmés IV e Amenhotep III , mas leva quase total importância sob o novo rei egípcio do Império Novo.

De qualquer forma, apesar da obrigação de adorar somente a Aton no Egito e especialmente o clero, que se opõem a ele para que eles continuaram a adoração a outros deuses, em violação da vontade do Faraó. Akhenaton morreu, tudo vai voltar ao normal e desarmar reformas religiosas postas em prática. Mesmo todos pertencentes a Akhenaton destruído, com a cidade de Akhetaton não incluídos porque quase nada de pé esquerdo dele, como uma demonstração de insatisfação e total oposição às decisões do rei.

Aton é Deus que dá vida à Terra , animando tudo nele, então ele é representado como um disco movido a energia solar como território de vida, como visto na imagem. Nos primeiros dias de seu culto, ou seja, no momento da Amarna, foi descrito como um homem com cabeça de falcão e era adorado como o deus da bondade infinita de justiça também.

Apesar do fundo, apenas para Tutmés IV alguns exemplos que mostram a Aten como uma manifestação da divindade personificada, acompanhando o faraó em combate são observados.

No escaravelho comemorativa de Tutmés IV, está escrito: “o rei lutou com Aton antes dele” e sublinha ainda que o objetivo da conquista é “fazer os estrangeiros são como as pessoas (os egípcios) para servir Aten para sempre. ”

Obviamente, o disco solar Aton aqui adquire participação em uma ação militar, o que confirma não só a estreita relação do disco solar com o rei, que já parece Tutmés III, mas também a tendência para identificar o disco solar como um símbolo relacionado à regra .

Além disso, a razão de um dos painéis de Tutmés IV, o rei é representado por um suporte semelhante ao disco solar, que tem uma cabeça falcon e braços, que mata um inimigo. Ambas as cenas fazem parte do ritual de morte cerimônia inimigo pelo Faraó.

Em uma estela de calcário, encontrado perto da Esfinge de Gizé, provavelmente erguida por Tutmés IV como um memorial para seu pai Amenhotep II , o disco solar com uraeus representa o símbolo do poder real. Uma vez que o disco solar são duas vigas braços que terminam em mãos, as quais abrangem um sinal de proteção cartela reais em forma. O disco solar com dois braços em forma de relâmpagos na estela de Amenhotep II, talvez pudesse ser considerado como um antecedenete iconográfica do disco solar Akhenaton. A idéia de proteção também se expressa nas cenas de El Amarna durante o reinado de Akhenaton, o rei é representado sob o disco solar, Aton, e um ou mais de seus braços ao redor dele e alcançar sua cintura.

Em suma, o sol radiante com os braços estendidos não foi uma invenção de Akhenaton. Este rei teria desenvolvido essa idéia de Tutmés IV, na sequência de Giza na representação popular da amarniana disco solar que emite muitos raios como braços terminando em mãos.

O culto do disco solar, Aton, desenvolveu-se rapidamente sob Amenhotep III, mas não ameaçou seriamente a primazia de Amon. O “segundo profeta de Amon” durante o reinado de Amenhotep III também foi chamado de “servo do deus Aton.” Este texto mostra como divindade personificada Aten e notas quanto possível a existência da adoração do deus Aton em Tebas, pelo culto de Amon.

“Hino Solar para Amun”, composta durante o reinado de Amenhotep III pelos arquitetos do rei, e Hor Suty contém idéias e frases muito similares às encontradas no “Hino a Aton” o reinado de Akhenaton. Obviamente, as ideias expressas neste último não estavam completamente novo e, certamente, eles eram as frases com que essas idéias foram expressas.

O hino ao deus do sol e Hor Suty composta não só foi, talvez, a expressão mais clara da teologia solares do período, mas é uma boa aproximação para o “Hino a Aton” Akhenaton. No hino composto por esses arquitetos atenção exclusiva é paga ao deus Amon-Ra “o único Senhor”, o deus do poder universal, que é chamado. No entanto, a devoção a outros deuses não está excluída. Amon-Ra, como vai acontecer com Aton, simboliza a proteção universal de todas as coisas vivas em todas as regiões do império. Assim, o deus do sol, como a personificação da energia solar era o deus supremo e criador, e, portanto, era uma fonte de vida.

A existência de títulos como “tipo de tesouro do templo de Aton” e “álbum mordomo mansão” estabelecer a possibilidade de construir um santuário para a Aten, ou perto os fundamentos do grande templo de Amon em Karnak. Um escaravelho de Amenhotep III encontrada Sedeinga, Nubia, menciona o disco solar como “Aton, senhor dos dois países de Heliópolis”; epíteto refere-se ao senhorio de esse deus em ambas as partes do Egito.

O rei é identificado com o disco quando ele leva o nome de “o disco do sol deslumbrante”, quando aplicado ao seu palácio Malkata, uma companhia militar e seu barco real. “Deus divino emergindo de Aten” do rei; expressão que revela o status divino do rei e descreve seu nascimento físico, como o Filho de Deus.

Além disso, durante o reinado de Amenhotep III, as ações tipicamente atribuída ao rei sob o disfarce de “dominar o mundo” são agora aplicados ao disco solar. Aton é o “disco do sol deslumbrante de todas as terras”, mostrando uma abordagem para a imagem conhecida, a partir do período de Amarna, Aten como o “príncipe deste mundo”. Aten ainda não se apropriou dos suportes reais, como ele vai durante o reinado de Akhenaton, mas as ações com o rei epítetos.

Durante o reinado de seu pai, Amenhotep III, o rei será identificado como o “disco solar de todas as terras em relação ao domínio universal de verdade, e como o” disco solar deslumbrante à frente do exército “em textos onde o Faraó é descrito como um conquistador. Identificação do disco solar com o rei é um recurso usado por Amenhotep III que se qualifica em seu papel como governante do império. disco solar é o símbolo da idéia imperial, exibidos em uma forma visível.

Aten representa o poder real, a excelência de energia par divino, mas animado, adorado na forma do disco solar. O álbum torna-se a representação da idéia de domínio do mundo., portanto, Amenhotep III é identificado com “disco sol brilhando” Aten, para demonstrar que adquiriu o governo do império.

Aton
Rei Akhenaton (à esquerda) com sua esposa, a rainha Nefertiti, e três de suas filhas sob os raios do deus sol Aton

Aton
Akhenaton e Nefertiti banhado pela luz da Aten

Fonte: www.ecured.cu

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