Breaking News
Home / Matemática / Matemática Financeira

Matemática Financeira

PUBLICIDADE

Matemática financeira, também conhecido como finanças quantitativas , é um campo de matemática aplicada , preocupado com os mercados financeiros.

Geralmente, matemática financeira vai derivar e estender os matemáticos ou numéricos modelos sem estabelecer necessariamente uma ligação com a teoria financeira, tendo os preços de mercado observados como entrada. A coerência matemática é necessária, não a compatibilidade com a teoria econômica.

Assim, por exemplo, enquanto um economista financeiro poderia estudar as razões estruturais pelas quais uma empresa pode ter um certo preço da ação, um matemático financeira pode levar o preço da ação como um dado, e tentar usar cálculo estocástico para obter o valor correspondente de derivados de o estoque.

Matemática financeira também se sobrepõe fortemente com as áreas de finanças computacionais e engenharia financeira . Este último se concentra em aplicações e modelagem, muitas vezes com a ajuda de modelos estocásticos de ativos, enquanto que os antigos focos, além de análise, na construção de ferramentas de aplicação para os modelos.

Em geral, existem dois ramos distintos de financiamento que exigem técnicas quantitativas avançadas:  derivados de precificação, por um lado, e de riscos e gestão de carteiras por outro.

Muitas universidades oferecem programas de graduação e pesquisa em finanças matemáticas.

PUBLICIDADE

Matemática Financeira

A Matemática Financeira possui diversas aplicações no atual sistema econômico. A palavra finanças remete especificamente àquelas relações da matemática com o dinheiro tal e qual o concebemos nas diversas fases da história da humanidade.

Muitas situações estão presentes no cotidiano das pessoas e têm ligação imediata com o dinheiro, seja o fato de ter um pouco de dinheiro, nada de dinheiro ou muito dinheiro. Em todas as situações ter educação financeira torna-se fator determinante da ascensão profissional e saúde financeira pessoal e empresarial. Os financiamentos são os mais diversos e criativos.

Essa “mania” é muito antiga, remete as relações de troca entre mercadorias que com o passar das eras e diferentes civilizações evoluíram naturalmente quando o Homem percebeu existir uma estreita relação entre o dinheiro e o tempo – “tempo é dinheiro”. Processos de acumulação de capital e a desvalorização da moeda levariam intuitivamente a ideia de juros, pois se realizavam basicamente devido ao valor temporal do dinheiro.

Fonte: en.wikipedia.org/redeetec.mec.gov.br

 

PUBLICIDADE

Check Also

Corrupção

PUBLICIDADE A corrupção pode ser distinguida entre “verdadeira intenção corrupta” e “corrupção necessária”. A verdadeira …

Um comentário

  1. dilson celomar de oliveira figueiredo

    facil

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.