Breaking News
Home / Matemática / Origem dos Números

Origem dos Números

 

 

Os números são utilizados constantemente em nossa vida. Os números sempre estiveram presentes na vida do homem. Não foram criados de uma vez.

Para atender a necessidades e desafios do homem e da ciência, novas categorias de números foram surgindo e se juntando as existentes.

Há 30 mil anos os homens já possuíam a necessidade de contar. Riscos e marcas descobertas dentro de cavernas indicam isso. Empilhar ossos, pedras e pedaços de madeira também eram recursos utilizados na época.

Com o passar do tempo por praticidade, surgiu a necessidade de agrupá-los, formando estruturas com características e propriedades comuns, que constituem os conjuntos numéricos.

Os egípcios e os maias também criaram seus sistemas numéricos. Ambos utilizavam símbolos e figuras.

Os gregos, hebreus e romanos criaram uma forma eficiente de representar os números. Utilizavam as letras para a contagem.

Os chineses tinham o sistema numérico decimal e era representados com pequenos traços. Foi descoberto há cerca de 3 mil anos em ossos e cascos de tartaruga.

O sistema indo-arábico

O sistema tem esse nome por terem sido criados pelos hindus e divulgado pelos árabes. Os números atualmente já eram representados usando os números hindus.

Percebemos que o ser humano a partir da necessidade de contar e calcular criou formas para facilitar esses processos.

Conceito de Número

Cognitivamente o conceito de número está associado com a capacidade de contar e comparar qual dos dois conjuntos de entidades semelhantes têm como muitos itens.

As primeiras sociedades humanas logo encontraram o problema de determinar qual dos dois conjuntos foi "maior" do que o outro, ou para saber exatamente quantos itens foram uma coleção de coisas. Esses problemas poderiam ser resolvidos pela simples contagem.

A capacidade de dizer o ser humano, não é um fenômeno simples, embora a maioria das culturas têm sistemas que atingem pelo menos centenas, algumas aldeias com cultura material simples, só tem palavras para números 1, 2 e 3 e, geralmente, eles usam o termo "muitos" para quantidades maiores, mas quando você precisa para usar expressões de forma recursiva traduzíveis como "3 + 3 e 3 outros" quando necessário.

No geral, 5.000 anos a maioria das civilizações têm contado como fazemos hoje, mas como escrever os números (embora todos representar fielmente natural) tem sido muito diversificado. Basicamente, podem ser classificados em três categorias:

1.sistemas de notação de aditivos - Acumular os símbolos de todas as unidades, dezenas, centenas, ... necessárias para completar o número. Apesar de símbolos podem estar em qualquer ordem, desde que a adotar uma determinada posição (mais para menos). Deste tipo são os sistemas de numeração: egípcios , hititas, Creta, romanos , gregos, armênios e judeus.

2. notação de sistemas híbridos - Eles combinam o aditivo com o princípio multiplicativo. No anterior 500 representada 5 100 símbolos na combinação destes 100. 5 é usado A ordem dos números é agora essencial (estamos um passo de distância do sistema posicional). Deste tipo são os sistemas de numeração: clássico, assírios, armênios, etíopes e chinês Maya. Os símbolos utilizados para estas últimas "1", "5" e "0". Sendo este o primeiro uso documentado de zero como nós sabemos que hoje (36 aC), como os babilônios usado somente entre outros dígitos.

3.Sistemas de notação posicional - A posição das figuras indica se eles são unidades, dezenas, centenas, ou ... Em geral, a base de potência. Apenas três culturas além da indiana possuiam gestão para desenvolver um sistema deste tipo: O (. 300 aC) sistema chinês que tinha não 0, o (. 2000 aC) sistema babilônico com dois símbolos, o aditivo de base 10 60 e posicional (base 60) para a frente, sem o "0" para 300. C.

Fonte: colegiosaofrancisco.com.br/es.wikipedia.org

 

Check Also

Fernando Pessoa

Fernando Pessoa

Fernando Pessoa - Poeta Poeta dos mais estimados no Brasil, Fernando Pessoa publicou em vida …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 1 =