Gás Lacrimogêneo

PUBLICIDADE

O que é

O gás lacrimogêneo é uma arma química que provoca severa irritação ocular, respiratória e da pele, dor, vômito e até cegueira.

No olho, estimula os nervos da glândula lacrimal a produzir lágrimas.

Os Lacrimogêneos comuns incluem spray de pimenta (gás OC), gás CS, gás CR, gás CN (cloreto de fenacilo), nonivamida, bromoacetona, brometo de xililo, S-óxido de sinpropanetal (de cebolas) e Mace (uma mistura de marca).

Agentes lacrimatório são comumente usados para controle de motins.

Seu uso na guerra foi proibido por vários tratados internacionais. Durante a Primeira Guerra Mundial, agentes lacrimogêneos cada vez mais tóxicos foram utilizados.

O que está nele?

Gás Lacrimogêneo
Gás Lacrimogêneo

O termo “gás lacrimogêneo” é um pouco de um equívoco: As latas no arsenal de um departamento de polícia contêm uma substância química com alimentação sólida, em vez de um gás. Quando ativado, o produto químico é aerossol, criando uma nuvem densa de produtos químicos cristalizados que pairam no ar.

Quase universalmente, essas nuvens contêm um de dois produtos químicos. Oleum capsicum (OC) gás lacrimogêneo é feito de óleo de pimenta, o mesmo ingrediente usado em spray de pimenta.

O gás CS usa um produto químico chamado 2-clorobenzalmalononitrilo como seu ingrediente ativo, com um par de variações que variam em potência.

Várias formas de gás lacrimogêneo têm sido utilizadas desde a Primeira Guerra Mundial, algumas das quais estão agora proibidas devido à toxicidade.

Os que permanecem são ditos não tóxicos e – quando usados apropriadamente – são não letais.

A exposição a gás lacrimogêneo provoca uma marca de conjunto de sintomas: grave queimação dos olhos, boca, garganta e pele. As vítimas tossem, sufocam e vomitam, com lágrimas e mucosas fluindo incontrolavelmente de seus olhos, narizes e gargantas. Em resposta à dor, as pálpebras das vítimas fecham-se.

Efeitos

Alguns relatam cegueira temporária.

Dependendo do tipo de gás lacrimogêneo utilizado, os sintomas surgem quase instantaneamente. CS gás chutes dentro de 30 a 60 segundos, causando irritação da pele, olhos e passagens respiratórias.

O gás OC baseado em pimenta é ainda mais rápido e pode até mesmo incapacitar as vítimas.

Se uma vítima poder escapar do gás lacrimogêneo e chegar ao ar livre, os sintomas geralmente desaparecem dentro de uma hora, embora os olhos e pele queimando, tonturas e desorientação pode durar muito mais tempo.

Gás Lacrimogêneo ou Gás CS

Gás Lacrimogêneo ou Gás CS é um agente químico não-letal usado principalmente como um controle de multidões e uma ferramenta de supressão de motim.

Provoca reações graves e debilitantes nos ductos lacrimais e nas membranas mucosas.

Este agente foi usado pela primeira vez no final dos anos 1950 e é amplamente utilizado para combater a agitação civil.

Modernas máscaras de gás oferecem excelente proteção contra Gás Lacrimogêneo ou Gás CS.

Este composto químico foi isolado primeiramente em 1928 e é nomeado por 2 homens, Corson e Stoughton, que desenvolveram primeiramente seu ingrediente ativo. Este ingrediente, 2-clorobenzalmalononitrilo é misturado com outros produtos químicos para transformá-lo em um gás. Mais comumente, este agente químico é implantado usando pequenas latas de granadas, que podem ser lançadas ou lançadas.

O nome mais comum para este composto é “gás lacrimogêneo“.

Este nome deriva dos efeitos físicos mais proeminentes do gás.

Outros agentes químicos com efeitos debilitantes, mas não letais, também podem ser referidos como “gás lacrimogêneo”.

O gás CS (clorobenzilideno malononitrilo).

As reações ao gás CS variam até certo ponto, mas são tipicamente dolorosas e debilitantes.

A substância irrita os olhos e as membranas mucosas, o que dificulta a visão.

Respirar após a exposição ao gás CS também é difícil e pode ser bastante doloroso.

Muitas pessoas expostas a esta substância acham impossível respirar através de suas narinas. Outros efeitos físicos, incluindo dor e náusea, também não são incomuns.

Os tratados internacionais proíbem o uso de gás CS durante a guerra, uma vez que é considerada uma arma química.

Entretanto, esses tratados não proíbem seu uso pela polícia contra civis. É amplamente utilizado como um controle de distúrbios agente e multidão ferramenta de dispersão. A polícia é freqüentemente relutante em usá-lo em espaços confinados, pois os efeitos do gás CS podem induzir pânico perigoso quando não há um caminho fácil de escape do agente químico disponível.

A opinião permanece dividida sobre os perigos colocados pela exposição a este gás. É geralmente aceite que o gás não é letal, mas pode representar riscos adicionais para pessoas com condições de saúde específicas. Os asmáticos, por exemplo, podem ter dificuldades mais graves.

Máscaras de gás modernas são altamente eficazes em proteger um usuário contra os efeitos deste gás. No entanto, o composto pode ainda causar irritação da pele. Isso ocorre porque o irritante químico pode penetrar nos poros, e isso provoca uma reação dolorosa. Roupa pesada pode limitar este efeito, como pode ter cuidado para não esfregar as áreas que estão expostas ao gás CS. O tempo quente exacerba o efeito tópico do gás, porque a transpiração faz com que os poros se abram mais largamente.

Resumo

O nome “lacrimogêneo” é genérico e designa qualquer agente químico com propriedades irritantes da pele, olhos e vias respiratórias, como o brometo de benzilo ou o gás CS (clorobenzilideno malononitrilo).

As bombas de gás lacrimogêneo podem ser disparadas por diferentes dispositivos e produzem uma fumaça densa. Quando detonadas ao ar livre, as granadas produzem uma nuvem de 6 a 9 metros de diâmetro, concentrando até 5mil mg do gás lacrimogêneo por metro cúbico. Esse índice aumenta em espaços fechados, podendo chegar a concentração de 50 mil mg do agente químico por metro cubico.

Entre os efeitos mais comuns desses agentes químicos, estão: irritação intensa da pele, olhos, membranas do nariz, traqueia, pulmões, garganta e estômago; falta de ar e dificuldade para respirar; vômito e diarreia; secreção nasal; coceira e queimação na pele. As sequelas variam de acordo com a vítima e as condições climáticas no local. Pessoas com problemas respiratórios tendem a sentir mais os efeitos do gás lacrimogêneo, enquanto que calor e baixa umidade dificultam a dispersão do gás.

Inalações intensas dos gás lacrimogêneo demonstraram capacidade de produzir pneumonite química e congestão pulmonar fatal. Também se registraram casos de insuficiência cardíaca, dano hepatocelular (do fígado) e morte em adultos.

Não existem informações sobre os potenciais danos do gás lacrimogêneo à saúde.

No entanto, existem suspeitas de que a inalação desse agente químico pode estar relacionada a problemas pulmonares, cancerígenos e reprodutivos de longo prazo.

Por esta razão, muitos países já proibiram o uso dessa arma de baixa letalidade e alguns tentam inclui-la dentro das armas proibidas pelo Protocolo de Genebra.

A bomba de gás é considerada arma de tortura pela Anistia Internacional de Direitos Humanos.

Fonte: www.wisegeek.com/gizmodo.com/www.colegiosaofrancisco.com.br

Veja também

Anticongelante

PUBLICIDADE Anticongelante – Definição Anticongelante é um líquido, tipicamente à base de etileno glicol, que pode …

Silicato de Alumínio

PUBLICIDADE Silicato de Alumínio – Definição O silicato de alumínio (Al2Si2O5) também é conhecido como caulim, ou silicato …

Ácido Tânico

Ácido Tânico

PUBLICIDADE Ácido Tânico – Definição O ácido tânico é um polifenol vegetal de ocorrência natural e pode …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.