Resina

PUBLICIDADE

Definição

Qualquer uma das várias substâncias orgânicas naturais inflamáveis fundíveis ou semi-sólidas sólidas ou semi-sólidas que geralmente são transparentes ou translúcidas e amareladas a castanhas, são formadas especialmente em secreções de plantas, são solúveis em solventes orgânicos (como éter), mas não em água, são não-condutores elétricos e são utilizados principalmente em vernizes, tintas de impressão, plásticos e tamanhos e em medicina.

Resina o que significa?

A resina pode referir-se a uma substância pegajosa amarela ou marrom produzida por plantas que é usada para produzir vários produtos, ou a uma substância artificial semelhante às resinas naturais que é usada para produzir plásticos.

As resinas são avaliadas por suas propriedades químicas e usos associados, como a produção de vernizes, adesivos e agentes de vidros alimentares.

O que é Resina?

A resina é um composto natural ou sintético que começa em um estado altamente viscoso e endurece com o tratamento.

Normalmente, é solúvel em álcool, mas não em água. O composto é classificado de diversas maneiras, dependendo da composição química e dos possíveis usos.

Também tem muitas aplicações, que vão desde a produção de arte até a produção de polímeros, e muitos consumidores interagem com produtos que a contêm diariamente.

A resina natural vem das plantas. Um exemplo clássico é a seiva de pinho, que possui o característico odor afiado de compostos de terpeno. Como qualquer pessoa que tenha interagido com a seiva do pinheiro sabe, a substância é muito viscosa, mas dificulta ao longo do tempo. Uma série de outras plantas produzem resinas, e elas foram usadas por humanos há milhares de anos. Algumas plantas exsudam uma substância semelhante chamado goma ou resina de goma que não interagem com a água. A goma tende a ser mais suave e mais maleável.

A resina vegetal pode ser clara para a cor castanho escuro e varia em opacidade e dureza. Alguns também são extremamente voláteis, pois contém compostos instáveis. A identificação errônea de árvores resinosas às vezes pode levar a acidentes infelizes, uma vez que alguns contêm heptanos, que são hidrocarbonetos inflamáveis e potencialmente explosivos. O popular material decorativo âmbar é resina de plantas fosilizadas. É mais frequentemente encontrado em uma rica cor dourada, que é uma sombra comum para resinas de plantas, mas a âmbar também pode ser encontrada em cores mais raras, como o azul.

Os seres humanos têm usado resinas naturais há milhares de anos. O passo do pinho foi usado para selar barcos, múmias, recipientes de comida e uma variedade de outras coisas. Também foi usado como componente em verniz, laca, tintas, perfumes, jóias e muitos outros objetos. Com os avanços tecnológicos humanos surgiu a constatação de que este material poderia ser formulado em polímeros, e a descoberta de resinas sintéticas seguiu pouco depois.

Em sua maior parte, os polímeros feitos com “resinas” são feitos com sintéticos, que são mais baratos e fáceis de refinar. As variedades sintéticas são muito mais estáveis, previsíveis e uniformes do que as naturais, uma vez que são feitas sob condições controladas sem a possibilidade de introdução de impurezas. Eles são feitos combinando produtos químicos em um laboratório para estimular uma reação que resulta na formulação de um composto resinoso. Uma vez formada, a substância pode ser utilizada na produção de plásticos, tintas e muitas das mesmas substâncias em que a resina natural é utilizada.

Resina – composto químico

Resina

Resina vegetal

Resina, qualquer composto orgânico natural ou sintético constituído por uma substância líquida não cristalina ou viscosa.

As resinas naturais são tipicamente substâncias orgânicas fusíveis e inflamáveis que são transparentes ou translúcidas e são de cor amarelada a marrom. Eles são formados em secreções de plantas e são solúveis em vários líquidos orgânicos, mas não em água.

As resinas sintéticas compreendem uma grande classe de produtos sintéticos que possuem algumas das propriedades físicas das resinas naturais, mas são diferentes quimicamente. As resinas sintéticas não são claramente diferenciadas dos plásticos.

A maioria das resinas naturais são exsudadas de árvores, especialmente pinheiros e abetos. A formação de resina ocorre como resultado de lesões na casca do vento, fogo, raio ou outra causa. A secreção de fluidos normalmente perde alguns dos seus componentes mais voláteis por evaporação, deixando um resíduo macio em primeiro prontamente solúvel, mas tornando-se insolúvel à medida que envelhece. Os antigos chineses, japoneses, egípcios e outros usaram resinas na preparação de lacas e vernizes.

Fonte: www.merriam-webster.com/www.corrosionpedia.com/www.wisegeek.org/www.britannica.com

Veja também

Anticongelante

PUBLICIDADE Anticongelante – Definição Anticongelante é um líquido, tipicamente à base de etileno glicol, que pode …

Silicato de Alumínio

PUBLICIDADE Silicato de Alumínio – Definição O silicato de alumínio (Al2Si2O5) também é conhecido como caulim, ou silicato …

Ácido Tânico

Ácido Tânico

PUBLICIDADE Ácido Tânico – Definição O ácido tânico é um polifenol vegetal de ocorrência natural e pode …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.