Definição de Solução Saturada

Uma solução saturada é aquela em que há quantidades iguais de partículas ou solutos e solvente na solução.

O termo solução saturada é utilizado em química para definir uma solução na qual não pode ser dissolvido mais solvente. Entende-se que a saturação da solução foi conseguida quando qualquer substância adicional que é adicionada resulta num precipitado sólido ou é libertada como um gás.

Uma solução saturada é uma solução química contendo a concentração máxima de um soluto dissolvido no solvente. O soluto adicional não se dissolve numa solução saturada.

Solução saturada: é aquela que não consegue mais dissolver soluto, dada uma temperatura fixa, ou seja, atingiu o oeficiente de solubilidade.

Solução supersaturada: é aquela que ultrapassou o oeficiente de solubilidade, são instáveis.

Solubilidade

É uma relação existente em soluto (o que irá ser dissolvido) e solvente (o que ira dissolver).

A capacidade, de dissolução de um sólido em um líquido é limitada, ou seja, existe um máximo de soluto que podemos dissolver em certa quantidade de um solvente.

Mas isso se aplica a uma determinada temperatura e quantidade de soluto e solvente. Isto é solubilidade.

A solução pode ser classificada em 3 tipos:

Insaturada (que a quantidade de soluto dissolvida não atingiu o coeficiente de solubilidade do liquido). Solução que contém uma quantidade de soluto inferior à solubilidade a uma dada temperatura.;

Saturadas (contêm uma quantidade de soluto dissolvido igual ao coeficiente de solubilidade). Solução que contém uma quantidade de soluto igual à solubilidade a uma dada temperatura. Na solução saturada o soluto dissolvido e o não dissolvido estão em equilíbrio dinâmico entre si. e

Supersaturada (quando o seu coeficiente de solubilidade (solvente) é maior do que o soluto.). Solução que contém uma quantidade de soluto superior a solubilidade a uma dada temperatura. A solução supersaturada é instável, e a mínima perturbação do sistema faz com que o excesso de soluto dissolvido precipite, tornando-se uma solução saturada com presença de corpo de fundo.

Solução é uma mistura homogênea constituída por duas ou mais substâncias numa só fase. As soluções são formadas por um solvente (geralmente o componente em maior quantidade) e um ou mais solutos (geralmente componente em menor quantidade).

Fatores que afetam a saturação

A quantidade de soluto que pode ser dissolvido num solvente para formar uma solução saturada depende de uma variedade de fatores.

Os fatores mais importantes são:

Temperatura – A solubilidade aumenta com a temperatura. Por exemplo, você pode dissolver muito mais sal na água quente do que na água fria.

Pressão – O aumento da pressão pode forçar mais soluto à solução. Isto é comumente usado para dissolver gases em líquidos.

Composição Química – A natureza do soluto e solvente ea presença de outros produtos químicos em uma solução afeta a solubilidade. Por exemplo, você pode dissolver muito mais açúcar na água do que sal na água. O etanol ea água são completamente solúveis um no outro.

Solutos, Soluções e Polaridade

Saturação de Soluções

Uma solução é constituída por partículas, ou solutos, e um solvente. A parte solvente da solução é normalmente um líquido mas pode ser um gás. Na verdade, na maioria das vezes o solvente é água; Assim, a água é conhecida como o solvente universal.

A definição de concentração de soluto é a quantidade de solutos ou partículas que são dissolvidos numa solução. Assim, uma solução não saturada seria capaz de ter mais solutos dissolvidos na solução? A resposta é sim.

Há três outras definições necessárias para sua compreensão desta lição. Primeiro, vamos definir a solubilidade. Isto é definido como a capacidade de um soluto a ser dissolvido num solvente. Se o soluto for pequeno, ele pode ser dissolvido mais rapidamente em um solvente.

Em seguida é a definição da taxa de solução. É definido como o tempo que leva para dissolver o soluto no solvente.

Finalmente, tenha em mente que cada molécula é composta de elétrons. A partilha desigual de electrões cria a polaridade. A estrutura molecular de uma substância e como a estrutura quebra tem a ver com a polaridade. Uma substância pode ter uma natureza polar ou não-polar.

Exemplo

As características de um solvente são: pode ser um líquido, um sólido ou um gás (embora o solvente seja normalmente um líquido).

O solvente mais comum é a água. É conhecido como o solvente universal.

Uma solução com água como solvente é conhecida como uma solução aquosa. A água pode dissolver a maioria das substâncias, mas não todas as substâncias. O solvente para o oceano é a água (um líquido) e o sal é o soluto.

O que é uma solução supersaturada?

Satura8
Saturação de Soluções

O prefixo “super” significa ultrapassar, enquanto o termo saturar significa colocar tanto de algo como é normalmente possível para outra coisa segurar.

Uma solução supersaturada é produzida quando uma substância – um soluto – é dissolvida em água ou outro solvente em um grau que não é normalmente possível.

A maioria das substâncias formam uma solução supersaturada apenas com dificuldade.

Uma solução supersaturada é geralmente conseguida através da alteração das condições de uma solução saturada. A evaporação de algum do solvente em um ambiente muito limpo pode realizar a finalidade, como pode uma mudança apropriada na temperatura da solução.

Como parte do solvente se evapora de uma solução, essa solução desenvolve uma relação aumentada de soluto para solvente.

Se a solução inicial foi previamente saturada, ela então se torna supersaturada.

A maioria das substâncias aumenta a solubilidade com um aumento da temperatura e diminuição da solubilidade quando a temperatura é reduzida.

Para essas substâncias, uma solução saturada torna-se supersaturada quando a temperatura é reduzida. O inverso é verdadeiro para substâncias que diminuem na solubilidade com aumento da temperatura e aumento da solubilidade com a redução da temperatura, se um deles estivesse em estado saturado, não estará mais a uma temperatura mais baixa.

As soluções supersaturadas são inerentemente instáveis, e respondem de maneiras semelhantes às dos líquidos super-resfriados; Muitas pessoas experimentaram o fenômeno da água super-resfriada. Se a água pura é suficientemente resfriada eo recipiente é mantido em repouso e está limpo e livre de arranhões, uma temperatura abaixo do ponto de congelamento pode ser alcançada sem a formação de gelo – a água é super-resfriada.

Fonte: www.wisegeek.com/study.com/chemistry.about.com/www.cdcc.usp.br