Exoftalmia

PUBLICIDADE

Exoftalmia – Definição

Quando há um aumento no volume do tecido atrás dos olhos, os olhos parecerão salientes no rosto. Os termos exoftalmia e proptose se aplicam. A proptose pode se referir a qualquer órgão deslocado para a frente, enquanto a exoftalmia se refere apenas aos olhos.

Exoftalmia é uma palavra grega que significa abaulamento ou protrusão do globo ocular ou globo ocular.

Proptose também é um termo às vezes usado para descrever um globo ocular saliente ou globos oculares.

Dependendo do que está fazendo com que os olhos esbugalhados, você também pode ter outros sintomas associados.

Por exemplo, se exoftalmo é causado por uma condição relacionada com a tiróide, tais como a doença de Graves, bem como abaulamento, os olhos também podem ser:

Inflamada, vermelha e dolorosa
Seca e ‘corajoso’
Choroso
Sensível à luz (fotofobia)

Sua visão também podem ser afetados – por exemplo, você pode ter visão dupla ou alguma perda de visão.

Exoftalmia – O que é

Exoftalmia (também conhecida como proptose) é a protrusão de um olho ou ambos anteriormente para fora da órbita. Deriva do grego, que significa “olhos esbugalhados”

Manifesta-se mais comumente em doenças oculares associadas à tireoide, como a oftalmopatia da doença de Graves.

Ocorre devido ao aumento do conteúdo orbital na anatomia regular da órbita óssea. Dependendo da causa subjacente, a exoftalmia pode ser acompanhada por sintomas sistêmicos.

A visão pode ser perturbada se o nervo óptico for comprimido em conjunto com a etiologia subjacente da exoftalmia.

Os médicos precisam estar cientes dos diagnósticos diferenciais que também podem resultar em exoftalmia, pois eles podem facilmente passar despercebidos em pacientes com disfunção da tireoide.

Para restaurar e manter a visão ideal, ela deve ser prontamente diagnosticada e tratada.

protrusão é causada pelo alargamento do pequeno olho-por trás do movimento músculos oculares, devido a um aumento de anticorpos (imunoglobulinas) e da acumulação de glóbulos brancos (linfócitos) e fluido.

Isto acontece porque a glândula tireoide não está funcionando corretamente.

Exoftalmia não ocorrer necessariamente ao mesmo tempo que o mau funcionamento da glândula tiróide, que pode ocorrer meses ou anos depois, ou ocasionalmente, pode até mesmo preceder-lo.

Protrusão de um globo ocular (proptose) podem ser causados pela presença de outros materiais na órbita, como um cancro, um muco-cheia de cisto (mucocoele), um tumor cerebral ou um coágulo sanguíneo.

Também pode ser devido ao trauma (lesão) para os olhos, ou uma infecção nos seios.

Se você perceber que um ou ambos de seus globos oculares são protuberantes, você deve procurar aconselhamento médico imediatamente.

É importante lembrar que, em muitos dos casos são tumores benignos (não cancerígeno).

Exoftalmia – Descrição


Exoftalmia

exoftalmia descreve uma condição em que o globo ocular se projeta da cavidade ocular, fazendo com que pareça protuberante. Pode afetar um ou ambos os olhos.

Exoftalmia é o termo que usamos na oftalmologia para definir olhos que se projetam de sua posição normal, popularmente conhecidos como “olhos esbugalhados”.

exoftalmia também é chamada de proptose (sugerindo a protrusão do globo ocular) e, embora a princípio possa parecer uma patologia trivial, a verdade é que pode esconder doenças potencialmente graves, como hipertireoidismo ou um tumor próximo ao olho.

Dependendo da gravidade, a exoftalmia pode causar problemas oculares, como ressecamento da córnea e conjuntivite, que é uma inflamação da membrana que reveste o olho.

A longo prazo, os sintomas tendem a melhorar, mas isso pode levar anos. Existe a possibilidade de os olhos continuarem inchados se o tratamento não for recebido.

Exoftalmia não é uma condição, mas o sinal de um distúrbio. Comumente, pode sinalizar um problema com a glândula tireóide. A doença de Graves é a causa mais comum de exoftalmia.

Exoftalmia – Causas


Exoftalmia

Uma das principais causas de exoftalmia é a doença ocular da tireoide, também conhecida como oftalmopatia de Graves.

Esta é uma condição autoimune que afeta cerca de uma em cada três pessoas com uma glândula tireoide hiperativa (hipertireoidismo) causada pela doença de Graves. É particularmente comum em mulheres de 30 a 50 anos e fumantes.

Uma condição autoimune ocorre quando o sistema imunológico (a defesa do corpo contra doenças e infecções) ataca erroneamente o tecido saudável.

No caso da doença ocular da tireoide, o sistema imunológico ataca os músculos e tecidos adiposos ao redor e atrás do olho, fazendo com que fiquem inflamados (inchados).

A doença ocular da tireoide também pode ocasionalmente afetar pessoas com uma glândula tireoide hipoativa (hipotireoidismo) e, em casos raros, pessoas com função tireoidiana aparentemente normal.

Outras causas

Exoftalmia pode ser causada por diversas condições. É importante que a causa subjacente é identificada de tratamento de modo adequado pode ser administrada.

Condições que afetam a glândula tireóide são uma causa comum de exoftalmia. A tireóide é uma pequena glândula na base da garganta, que controla o seu metabolismo (a taxa à qual seu corpo usa a energia).

A doença da tireóide que afeta os olhos é conhecida como doença ocular da tireóide ou orbitopatia tireóide.

Uma tireóide hiperativa pode levar a uma doença ocular tireóide e sintomas como inchado, olhos inchados, lacrimejamento e olhos esbugalhados.

Exoftalmia é por vezes relacionados com tumores que se desenvolvem nos olhos. Por exemplo, um hemangioma capilar é um tipo de tumor que se podem desenvolver-se na cavidade do olho durante a infância.

Às vezes, pode causar exoftalmia.

Um adenoma pleomórfico da glândula lacrimal é um tumor de crescimento lento olho indolor que pode se desenvolver em adultos na faixa dos 50 anos.

exoftalmia também pode ter várias outras causas, mas geralmente são menos comuns do que a doença ocular da tireoide.

Outras causas de exoftalmia podem incluir:

Uma lesão nos olhos
Sangramento atrás dos olhos
Vasos sanguíneos de formato anormal atrás dos olhos
Uma infecção do tecido na cavidade ocular
Tumores cancerígenos – como os causados por neuroblastoma e alguns sarcomas de tecidos moles

exoftalmia também pode afetar bebês recém-nascidos se eles nascerem com cavidades oculares mais rasas do que o normal.

Exoftalmia – Diagnóstico


Exoftalmia

Se você for encaminhado a um oftalmologista, ele verificará se você é capaz de mover os olhos. Eles também podem usar um instrumento chamado exoftalmômetro para medir até onde o globo ocular se projeta.

Se o oftalmologista quiser examinar sua cavidade ocular com mais detalhes, uma tomografia computadorizada (TC) ou ressonância magnética (MRI) pode ser realizada.

Você também pode fazer um exame de sangue para avaliar o funcionamento da glândula tireoide e pode ser encaminhado a um endocrinologista (especialista em condições que afetam as glândulas e hormônios) se você tiver níveis anormais de hormônio tireoidiano.

Exoftalmia é muitas vezes fácil de reconhecer a partir do aparecimento dos olhos, o que claramente bojo ou se projetam a partir das tomadas, expondo a maioria dos brancos dos olhos.

Quanto as protuberâncias do globo ocular, a direção em que se projeta e outros sintomas associados, muitas vezes, fornecer pistas sobre a causa subjacente.

No entanto, mais testes serão necessários para confirmar o diagnóstico.

O seu médico pode encaminhá-lo a um oftalmologista (especialista em diagnóstico e tratamento de doenças oculares). O oftalmologista irá verificar o quão bem você é capaz de mover os olhos.

Eles também podem usar um instrumento chamado exophthalmometer para medir o quão longe seus projeta globo ocular.

Se o oftalmologista quer examinar sua tomada de olho em mais detalhes, a digitalização como uma tomografia computadorizada (TC) ou ressonância magnética (RM) pode ser usado.

Você também pode ter um exame de sangue ou um teste de função da tireóide para verificar a sua glândula tireóide está funcionando corretamente.

Exoftalmia – Tratamento


Exoftalmia

Tratamento para exoftalmia dependerá da causa subjacente.

Se um problema de tireóide está causando seus olhos para o bojo, o tratamento para parar a sua glândula tireóide a produzir quantidades excessivas de hormônios da tireóide pode ser recomendada.

Isto pode ser conseguido usando medicação, como tionamidas, ou por ter tratamento de iodo radioativo, onde um produto químico chamado iodo radioativo é ingerido, o que diminui a sua glândula tireóide.

O uso de corticosteróides (medicamentos que contém versões sintéticas do hormônio cortisol) pode ajudar a reduzir a inflamação ocular dolorosa.

Se seus olhos estão secos, doloridos e inflamados, um lubrificante, como lágrimas artificiais, também podem ser prescritos para umedecer os olhos e aliviar a irritação.

Nos casos em que é exoftalmo causada por um tumor, tratamentos tais como a radioterapia, a quimioterapia ou a cirurgia pode ser apropriada. Uma combinação desses tratamentos pode por vezes ser recomendada.

Se a exoftalmia estiver sendo causada por doença ocular da tireoide, os seguintes tratamentos geralmente são úteis:

Medicação para corrigir o nível de hormônios da tireoide no sangue – isso não vai necessariamente melhorar os problemas com seus olhos, mas pode impedir que eles piorem
Medicação corticosteróide administrada diretamente em uma veia (por via intravenosa) – isso pode ajudar a reduzir a inflamação associada à condição
Cirurgia corretiva – isso pode ser realizado para melhorar a aparência de seus olhos uma vez que a inflamação esteja sob controle

Outras medidas úteis incluem parar de fumar, usar lágrimas artificiais para reduzir o ressecamento e irritação dos olhos e usar lentes especiais para corrigir a visão dupla.

Em outros casos, o tratamento irá variar dependendo da causa subjacente. Por exemplo, tratamentos como radioterapia, quimioterapia e/ou cirurgia podem ser recomendados se a exoftalmia for causada por um tumor.

Exoftalmia – Complicações


Exoftalmia

Em casos muito graves de exoftalmia, você pode não ser capaz de fechar os olhos corretamente. Isso pode danificar a córnea (o tecido transparente que cobre a frente do seu globo ocular), fazendo com que ele seque.

Se a córnea se torna muito seco, pode desenvolver uma infecção ou úlceras (feridas abertas). Se não tratada, podem danificar a sua visão.

Outras complicações possíveis de exoftalmia incluem conjuntivite (inflamação da mucosa do olho) e atrofia óptica (deterioração do nervo óptico).

Dependendo do que está causando seus olhos esbugalhados, você também pode ter outros sintomas associados.

Por exemplo, se a exoftalmia for causada por uma doença ocular da tireoide, seus olhos também podem ser:

Inflamado, vermelho e dolorido
Seco e “arenoso”
Choroso
Sensível à luz (fotofobia)

Você também pode experimentar alguma visão dupla.

Em casos graves de exoftalmia, você pode não conseguir fechar os olhos adequadamente. Isso pode danificar as córneas (o tecido transparente que cobre a frente do olho), fazendo com que sequem.

Se suas córneas ficarem muito secas, uma infecção ou úlceras (feridas abertas) podem se desenvolver. Estes podem danificar sua visão se não forem tratados.

Enquanto a causa subjacente da exoftalmia é identificado numa fase inicial, que normalmente pode ser tratada com sucesso.

Após o tratamento, qualquer dor, vermelhidão, inchaço ou irritabilidade geralmente se acalmar depois de alguns meses, embora em alguns casos, pode demorar mais tempo.

Se exoftalmia é causada por doença ocular da tireóide, seus olhos não podem voltar ao normal. Em cerca de uma em cada 20 pessoas, doença ocular tireóide pode piorar, resultando em visão dupla ou algum grau de deficiência visual.

Fonte: www.ncbi.nlm.nih.gov/www.cyl.org.uk/www.nhs.uk/www.nidirect.gov.uk/111.wales.nhs.uk/miranza.es/www.eyehealthweb.com/baileyandbanjo.com

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.