Nomofobia

PUBLICIDADE

A Nomofobia é um nome proposto para a fobia de estar fora do contato do telefone celular. É, contudo, discutível que a palavra ” fobia ” seja mal utilizada e que, na maioria dos casos, seja outra forma de transtorno de ansiedade.

De acordo com Bianchi e Philips (2005) fatores psicológicos estão envolvidos no uso excessivo de um telefone celular. Estes podem incluir baixa auto-estima (quando os indivíduos que procuram reafirmação usam o telefone móvel de maneiras inadequadas) e a personalidade extravertida (quando pessoas sociais naturalmente usam o telefone móvel em excesso).

Também é altamente possível que os sintomas nomofóbicos possam ser causados ​​por outros transtornos mentais subjacentes e preexistentes, Com candidatos prováveis, incluindo fobia social ou transtorno de ansiedade social, ansiedade social, e transtorno de pânico.

Nomofobia

O termo, uma abreviatura de “fobia sem telefone celular”,  foi inventado durante um estudo de 2008 pelo UK Post Office, que encomendou a YouGov , uma organização de pesquisa baseada no Reino Unido que avalia as ansiedades sofridas pelos usuários de telefones celulares.

O estudo descobriu que quase 53% dos usuários de celulares na Grã-Bretanha tendem a ficar ansiosos quando “perdem seu celular, ficam sem bateria ou crédito, ou não têm cobertura de rede”.

O estudo, com amostras de 2.163 pessoas, descobriu que cerca de 58% dos homens e 47% das mulheres sofrem de fobia e 9% sente-se estressado quando os telefones celulares estão desligados. 55% dos entrevistados citaram manter contato com amigos ou familiares como o principal motivo pelo qual ficaram ansiosos quando não podiam usar seus celulares.

O estudo comparou os níveis de estresse induzidos pelo caso médio de nomofobia para estar a par com os “nervosismo do dia do casamento” e viagens ao dentista.

Outro estudo descobriu que, de 547 homens, estudantes de graduação em Serviços de Saúde, 23% dos alunos foram classificados como nomopóbicos, enquanto outros 64% correm o risco de desenvolver a nomofobia.

Destes estudantes, aproximadamente 77% verificaram seus telefones celulares 35 ou mais vezes por dia.

O estudo e a cobertura subsequente da fobia resultaram em duas colunas editoriais criadas por indivíduos que minimizaram o uso de seu telefone celular ou optaram por não possuí-lo. Esses autores pareciam tratar a condição com sombras claras de zombaria, ou descrença e diversão.

Sinais e Sintomas

A nomofobia ocorre em situações em que um indivíduo experimenta ansiedade devido ao medo de não ter acesso a um telefone celular.

A “síndrome da conexão excessiva” ocorre quando o uso do telefone celular reduz a quantidade de interações face a face, interferindo significativamente com as interações sociais e familiares de um indivíduo. O termo “técnico-estresse” é outra maneira de descrever um indivíduo que evita as interações face a face, envolvendo isolamento, incluindo distúrbios psicológicos do humor, como a depressão.

Fonte: en.wikipedia.org

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.