Soluço

PUBLICIDADE

Soluço – Definição

Os soluços são o resultado de uma contração involuntária e espasmódica do diafragma seguida pelo fechamento da garganta.

Soluço – O que é

Soluços são contrações involuntárias do diafragma – o músculo que separa o tórax do abdome e desempenha um papel importante na respiração.

Cada contração é seguida por um fechamento súbito de suas cordas vocais, que produz o som característico “hic”.

Soluços pode resultar de uma grande refeição, bebidas alcoólicas ou súbita excitação.

Em alguns casos, soluços podem ser um sinal de uma condição médica subjacente.

Para a maioria das pessoas, um ataque de soluços geralmente dura apenas alguns minutos. Raramente, os soluços podem persistir por meses. Isso pode resultar em desnutrição e exaustão.

Um soluço começa com uma contração involuntária do diafragma, que é o músculo na parte inferior do peito, e isso, por sua vez, provoca uma inalação abrupta do ar e um fechamento espasmódico das pregas vocais, também chamado de glote, na garganta.

O som característico do “soluço” é causado pela entrada repentina de ar que atinge a glote fechada, e esta ação involuntária é então repetida várias vezes por minuto.

As causas comuns de soluços incluem beber bebidas carbonatadas ou álcool, rindo por muito tempo, comer ou beber muito ou muito rápido, engolir substâncias quentes ou irritantes, e estar nervoso ou animado.

Soluços também pode ser causado por certos medicamentos ou condições médicas.

Os soluços costumam parar por conta própria após alguns minutos, mas em casos raros, a medicação pode ser necessária.

O diafragma é um músculo que ajuda com a respiração, puxando para baixo quando um inala para ajudar a puxar o ar para os pulmões, e empurrando para cima quando exala para ajudar a empurrar o ar para fora.

Um diafragma irritado pode se contrair de forma espasmódica, causando um soluço.

Uma contração involuntária semelhante do diafragma pode ocorrer quando se atinge o abdômen, às vezes chamado de “tirar o vento de você”.

Como um soluço, a tosse também envolve uma onda abrupta de ar que atinge a glote, e um espirro é outro exemplo de uma ação física involuntária comumente causada por irritação.

A palavra “soluço” tem sido usada por séculos, e é um exemplo de onomatopeia, que significa uma palavra que imita um som natural.

Remédios caseiros populares para se livrar de soluços muitas vezes envolvem a mudança do padrão de respiração ou água potável. Esses remédios caseiros incluem beber água gelada, segurando a respiração ou respirar em um saco de papel.

Outros remédios populares são engolir o açúcar granulado, mordida em um limão, ou puxar seus joelhos até seu peito.

Muito raramente um ataque de soluços dura por mais de alguns minutos.

Em casos de soluços prolongados, certos medicamentos de prescrição podem ser utilizados, por exemplo, haloperidol, metoclopramida e clorpromazina.

Certas condições médicas, incluindo desequilíbrios eletrolíticos e hiperglicemia, bem como vários distúrbios do sistema nervoso e problemas de estômago, podem levar a soluços prolongados ou crônicos.

Outras condições médicas como pneumonia, uremia e alcoolismo também podem causar soluços.

Soluços também pode ser um efeito colateral de certos medicamentos prescritos, incluindo Valium e Xanax.

Soluço – Descrição


Soluço

Praticamente todo mundo experimenta soluços, mas eles raramente duram muito ou requerem cuidados médicos. Ocasionalmente, um ataque de soluços dura mais de dois dias, ganhando o nome de “soluços persistentes”. Muito poucas pessoas terão soluços intratáveis, nos quais os soluços duram mais de um mês.

Um soluço envolve a ação coordenada do diafragma e dos músculos que fecham a traqueia. O diafragma é um músculo em forma de cúpula que separa o tórax e o abdome.

Normalmente é responsável por expandir a cavidade torácica para a inalação. A sensação do diafragma viaja para a medula espinhal através do nervo frênico e do nervo vago, que passam pela cavidade torácica e pelo pescoço. Dentro da medula espinhal, as fibras nervosas do cérebro monitoram as informações sensoriais e ajustam as mensagens de saída que controlam a contração.

Essas mensagens viajam ao longo do nervo frênico.

A irritação de qualquer um dos nervos envolvidos nesse circuito pode fazer com que o diafragma sofra uma contração involuntária, ou espasmo, puxando o ar para os pulmões. Quando ocorre esse espasmo, desencadeia um reflexo nos músculos da garganta. Menos de um décimo de segundo depois, a traqueia é fechada, produzindo o característico som “hic”.

Soluço – Causa


Soluço

soluço tem uma série de causas, inclusive indigestão e ingestão rápida de alimentos. Quando a criança come rapidamente, algumas vezes engole ar. Sem ter aonde ir, o ar engolido pode sair na forma de soluços.

Seu filho pode achar o soluço bastante engraçado.

É que, quando o alimento é ingerido muito rápido ou em demasia, pode ser que a pessoa absorva um pouco de ar. E é esse “pacote” alimento/ar o principal responsável pelo soluço, porque o ar tem de sair de alguma forma, e sai como soluço.

Soluços ocorrem quando o diafragma (a fina camada de músculo que separa a cavidade torácica de seu abdômen) de repente e involuntariamente contrai (aperta).

À medida que seu diafragma se contrai, isso faz com que você respire ar muito rapidamente. O ar entrante é interrompido quando sua glote (a abertura entre suas cordas vocais) fecha de repente, produzindo o som característico de um soluço.

Na maioria das vezes, não há causa óbvia para soluços. No entanto, existem algumas causas comuns conhecidas de soluços.

Algumas das causas de soluços incluem:

Comer muito rapidamente e engolir o ar juntamente com alimentos.
Comer demais (alimentos gordurosos ou picantes, em particular) ou beber demais (bebidas carbonatadas ou álcool) pode distender o estômago e irritar o diafragma, o que pode causar soluços.
Qualquer doença ou distúrbio

Alguns medicamentos também podem ter soluços como um efeito colateral, por exemplo:

Medicamentos para o refluxo ácido
A maioria dos benzodiazepínicos, incluindo diazepam (Valium), alprazolam (Xanax) e lorazepam (Ativan)
Levodopa, nicotina e ondansetron (Zofran).

E quanto a soluços em bebês?

Como em adultos, soluços em recém-nascidos, bebês são comuns e geralmente não há nada para se preocupar. Se ocorrerem soluços durante a alimentação, interrompa a alimentação até que os soluços desapareçam.

Normalmente os soluços “vão embora” em um bebê. Você pode tentar mudar a posição da criança ou bebê, tentar fazer seu bebê arrotar, ou acalmá-lo para curar os soluços. Às vezes, retomar a alimentação vai parar os soluços.

Se os soluços do seu filho piorarem ou parecerem perturbá-lo, entre em contato com seu pediatra.

Causas de soluços de curto prazo

A maioria dos casos de soluços ocorrem sem razão aparente. Todo mundo experimenta um curto ataque de soluços de vez em quando. Isso é perfeitamente normal e nada para se preocupar.

Em alguns casos, entretanto, os soluços de curto prazo podem parecer ter um gatilho específico, como:

Beber álcool
Fumar
Tendo um estômago inchado
Comer muito rapidamente ou comer alimentos picantes
Beber bebidas quentes ou efervescentes
Por exemplo, goma de mascar
Uma mudança repentina na temperatura ambiente
Uma mudança repentina na temperatura dentro do seu estômago – por exemplo, comer algo quente seguido de uma bebida fria
Emoções, como estresse, medo ou excitação

Pessoas tendo de curto prazo geralmente não tem necessidade de tratamento.

Soluço – Sintomas


Soluço

O movimento súbito e vigoroso do diafragma é que causa o som do soluço, é o único sintoma de soluços.

som característico de um soluço é o único sinal.

Às vezes, o único sintoma é uma ligeira sensação de aperto no peito, abdômen ou garganta que precede o som.

Causas de soluços duradouros

Em casos raros, soluços que duram 48 horas ou mais podem ser causados por uma condição subjacente ou um medicamento que você está tomando, embora em muitos casos uma causa não é identificada.

Soluço – Diagnóstico

Os soluços são diagnosticados pela observação e pela audição do som característico. Diagnosticar a causa dos soluços intratáveis pode exigir exames de imagem, exames de sangue, monitoramento do pH no esôfago e outros exames.

Soluço – Tratamento

A maioria dos casos de soluços desaparece por conta própria. Os remédios caseiros, que interrompem ou anulam o circuito nervoso espasmódico, costumam ser eficazes.

Tais remédios incluem:

Prender a respiração pelo maior tempo possível.
Respirando em um saco de papel.
Engolir uma colher de açúcar ou manteiga de amendoim.
Curvar-se para a frente a partir da cintura e beber água do lado errado de um copo.

As técnicas de acupressão também podem ser úteis para eliminar os soluços. A acupressão é um tratamento da medicina chinesa que envolve a aplicação de pressão em diferentes pontos do corpo, chamados de acupontos. Baseia-se na premissa de que uma boa saúde se baseia na harmonia do fluxo de energia, ou qi, por todo o corpo. Ao colocar pressão nos pontos de acupuntura, o qi é equilibrado e a harmonia – e a saúde – são restauradas ao paciente.

Para tratar soluços por meio de acupressão, descanse as palmas das mãos em ambas as maçãs do rosto enquanto coloca as mãos sobre os olhos. Massageie as têmporas puxando os polegares em direção à palma.

Após a massagem, retire as mãos dos olhos e pressione levemente a ponta do nariz com a ponta do dedo.

Soluço – Prevenção

Alguns casos de soluços podem ser evitados bebendo com moderação, evitando alimentos muito quentes ou muito frios e evitando banhos frios. Quando bebidas carbonatadas são ingeridas com um canudo, mais gás é liberado para o estômago do que quando são sorvidas de um recipiente; portanto, evite usar canudos.

Soluço – Resumo


Soluço

soluço é um espasmo repentino e involuntário do diafragma e é muito comum nos nenês exatamente por eles não terem os sistemas digestivo e nervoso totalmente desenvolvidos e, portanto, é muito mais difícil controlas]r os movimentos do diafragma. Ele não traz problemas para a saúde e a maioria desaparece espontaneamente em alguns minutos. Até mesmo os bebês no útero podem ter soluços.

O soluço é explicado facilmente: ocorre quando seu diafragma (músculo envolvido na respiração, que separa o tórax do abdome e recobre o estômago) entra em espasmo.

soluço é causado por uma movimentação do diafragma ( musculo que temos na altura do peitoral) que vai contra os movimentos peristálticos e movimentos pulmonares.

A causa pode ser friagem dentre outros.

Os movimentos peristálticos funcionam quando a pessoa ingere, por exemplo, uma coca cola e engoliu mais que deveria, ela irá sentir uma sensação do líquido descendo.

São os movimentos que empurram o liquido como o gás quer sair vai contra eles por isso a sensação ruim.

Fonte: www.gale.com/www.wisegeek.com/www.medicinenet.com/www.nhs.uk/www.encyclopedia.com/www.mayoclinic.org/lookformedical.com/my.clevelandclinic.org

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.