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Carotenoides

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Definição

Distinguidos por seus pigmentos laranja, amarelo e vermelho, os carotenoides são encontrados em muitas plantas, algas e bactérias.

Os carotenoides atuam como antioxidantes dentro do corpo, protegendo contra danos celulares, os efeitos do envelhecimento e até mesmo algumas doenças crônicas. Estes compostos benéficos não podem ser sintetizados por seres humanos ou animais, a dieta é a única maneira de obtê-los.

Existem bem mais de 600 carotenoides conhecidos, sendo o beta-caroteno, alfa-caroteno, luteína, zeaxantina, licopeno e astaxantina os mais comuns.

O que são Carotenoides?

Os carotenoides são substâncias químicas que possuem propriedades nutritivas e que existem no pigmento que colore plantas e animais. Como materiais lipossolúveis, os carotenoides são ingeridos pelos seres humanos em inúmeros frutos e vegetais coloridos. Eles são importantes como antioxidantes e por sua capacidade de se converterem em vitaminas essenciais. Muitos especialistas em saúde dizem que as pessoas devem receber carotenoides comendo frutas e vegetais frescos como parte de uma dieta saudável, em vez de tomar suplementos, porque são mais fáceis para o corpo humano usar quando ingeridos em alimentos naturais.

Encontrado em alimentos coloridos

Carotenoides diferentes estão relacionados às suas cores manifestas.

Duas das categorias gerais são carotenos e xantofilas, com carotenos presentes em vegetais amarelos e xantofilas encontradas em verduras.

O beta-caroteno, um nutriente essencial que o corpo humano converte em vitamina A, está presente nas cenouras de laranja, batata doce e abóbora.

Outro tipo de carotenóide, a luteína, existe em couve verde escura, brócolis, gema de ovo amarelo e pimentão.

Tomates vermelhos, damascos, grapefruit (Toranja), melancia e mamão contêm um outro tipo, chamado licopeno.

Benefícios

Ao agir como antioxidantes, os carotenoides têm demonstrado reduzir os danos causados por certas moléculas chamadas radicais livres. Uma quantidade generosa desses produtos químicos pode impedir danos às células e tecidos, bem como danos genéticos. Isso significa que eles podem aumentar a imunidade de uma pessoa à infecção, reduzir o risco de câncer e proteger contra doenças cardíacas.

Carotenoides
Tomate, cenoura, brócolis e pimentão são fontes de carotenoides

Acredita-se que os potenciais benefícios do beta-caroteno incluem o impedimento do endurecimento das artérias, que está associado a um aumento do risco de ataque cardíaco.

O beta-caroteno também preserva a saúde das membranas mucosas do corpo e do revestimento dos pulmões, que estão entre as primeiras linhas de defesa do corpo contra a infecção.

Quantidades excessivas de beta-caroteno, no entanto, podem trazer um risco maior de osteoporose ou câncer de pulmão em fumantes.

Os carotenoides podem ajudar a combater infecções graves em pessoas que tenham comprometido os sistemas de imunidade, aumentando a contagem de glóbulos brancos. O licopeno tem sido associado com uma incidência reduzida de vários tipos de câncer, incluindo câncer de próstata, câncer de cólon, câncer de bexiga e câncer de pulmão.

Acredita-se que a zeaxantina e a luteína fortaleçam os olhos, protegendo contra a catarata e a degeneração macular.

Embora algumas dessas conexões ainda não tenham sido claramente estabelecidas por meio de estudos e pesquisas científicas, os especialistas em saúde normalmente recomendam que as pessoas consumam as quantidades diárias recomendadas de frutas e vegetais para obter todos os benefícios dos carotenóides.

Qual é a função dos Carotenoides?

Os carotenoides são um pigmento benéfico que ocorre principalmente nas plantas.

Quando ingeridos por pessoas, alguns carotenoides são convertidos em vitamina A, um nutriente essencial para a saúde do corpo.

Certos carotenoides são convertidos com mais eficiência do que outros, enquanto um conjunto completo de carotenoides não é convertido em vitamina A e, ao contrário, funciona como antioxidantes. O corpo humano é incapaz de produzir vitamina A por conta própria e requer que seja ingerido através de diferentes alimentos. Com mais de 600 tipos de carotenoides encontrados na natureza, nem todos são benéficos; alguns podem realmente ser prejudiciais ao corpo.

A principal função dos carotenoides é fornecer vitamina A ao organismo. Isso é feito pela conversão de carotenoides específicos em retinol, um tipo de vitamina

A que é muito ativo no organismo.

Uma função secundária dos carotenoides é atuar como antioxidantes e ajudar a remover os radicais livres do sangue, oferecendo alguma proteção contra o câncer e outras doenças.

A função dos carotenoides nas plantas é auxiliar na produção de nutrientes vitais relacionados à fotossíntese.

Como pigmento, também dá a certas frutas sua coloração vermelha, amarela ou laranja.

Diferentes tipos de carotenoides estão relacionados a cores específicas; Por exemplo, a luteína e a zeaxantina criam uma cor amarela, enquanto o caroteno cria uma cor laranja. Plantas e fungos são capazes de criar naturalmente caroteno; os humanos não são capazes de fazer isso.

Carotenoides
Os carotenoides dão a certas frutas suas colorações vermelhas, amarelas e laranjas

A vitamina A, um dos resultados do processamento de carotenoides, é uma vitamina necessária para uma boa saúde e o bom funcionamento do corpo. A deficiência de vitamina A pode ter um efeito sério na visão, causando cegueira noturna, visão turva e, eventualmente, perda completa da visão. A vitamina também é importante para ajudar o corpo a combater a febre e outras doenças.

Tentativas de contornar a ingestão dietética de carotenoides ao tomar suplementos que contenham vitamina A não são tão eficazes quanto comer alimentos que contenham carotenoides. Alguns pensam que a função dos carotenoides é reforçada por outros nutrientes contidos nos alimentos. Embora tomar um suplemento seja melhor do que não ter carotenoides ou vitamina A, a vitamina derivada de um suplemento nem sempre é absorvida pelo corpo.

Alimentos que contêm altos níveis de carotenoides incluem: cenouras, folhas verdes escuras, como espinafre, e algumas carnes, incluindo fígado.

Alimentos como a laranja, como batata-doce, contêm caroteno que pode ser eficientemente convertido em vitamina A.

Alimentos vermelhos como os tomates contêm carotenóides como o licopeno, mas não são convertidos em vitamina A. Em vez disso, eles aumentam os antioxidantes do corpo que ajudam a combater. doenças como o câncer.

O que é complexo Carotenoide?

Um complexo carotenoide é um suplemento alimentar que contém várias formas de caroteno. Numerosos estudos científicos descobriram que os carotenoides são benéficos para a proteção da saúde e da função imunológica. Ao combinar vários deles em um suplemento antioxidante complexo de carotenoides, acredita-se que vários benefícios para a saúde podem ser reconhecidos.

Os principais carotenoides são: o alfa-caroteno, beta-caroteno, luteína, licopeno, criptoxantina, zeazantina e astaxantina.

Um suplemento de complexo de carotenoides conterá tipicamente pelo menos os primeiros quatro e vários também contêm os outros complexos de carotenoides avançados. Os carotenoides são responsáveis pela função imunológica saudável. Eles também fornecem cores vibrantes para os alimentos em que ocorrem naturalmente.

Por exemplo, beta-caroteno e alfa-caroteno estão presentes em grandes quantidades em cenouras, inhame e abóboras. Eles também são responsáveis pela cor laranja brilhante desses alimentos populares. A luteína e o licopeno estão presentes em quantidades elevadas no tomate e ajudam a conferir a cor vermelha vibrante nesta fruta.

Existem muitas fontes de carotenoides na natureza. Os alimentos acima mencionados foram encontrados para ser benéfico em ajudar a manter a visão e fortalecer o olho. As gemas de ovos também contêm altos níveis de luteína e beta-caroteno e fornecem os mesmos benefícios. Normalmente, a melhor maneira de os consumidores saberem rapidamente se um alimento contém esses complexos de carotenoides é procurar por qualquer alimento que tenha uma cor vibrante.

Carotenoides
Astaxantina em pó, um tipo de carotenoide

Aqueles que querem os benefícios dos carotenoides, mas têm dificuldade em comer esses alimentos podem obter suplementos complexos de carotenóides.

Estes são fabricados para conter mais carotenoides e são úteis para doses maiores. Por exemplo, para obter a mesma quantidade de beta-caroteno em tampas de complexos de carotenóides, uma pessoa teria que comer várias cenouras ou porções de abóbora.

Os estudos científicos sobre carotenóides foram numerosos. As descobertas convenceram a comunidade científica de que existe um benefício humano definitivo para esses compostos. Em um estudo publicado pelo Jornal Internacional de Câncer em 2009, Laura I. Migone descobriu que comer duas porções de vegetais contendo carotenóides diariamente reduz o risco de câncer de mama em 17%.

Outro estudo publicado no Arquivos de Oftalmologia em 2006 descobriu que a ingestão de alimentos ricos em luteína ajudou a reduzir o risco de desenvolver degeneração macular relacionada à idade (DMRI). Os participantes do estudo estavam todos com idade inferior a 75 anos. Não havia dados disponíveis sobre se os carotenóides ajudaram a reduzir a degeneração macular que já estava presente.

Quais são os melhores alimentos para Carotenoides?

Os melhores alimentos para carotenoides são aqueles que contêm os pigmentos laranja, vermelho e amarelo.

Estes incluem frutas e legumes coloridos, como tomates, cenouras e pimentas. Verdes também são uma boa fonte de carotenóides; no entanto, o pigmento amarelo é afogado nos altos níveis de clorofila que eles contêm. Além dos alimentos vegetais, os carotenóides também podem ser encontrados em alimentos de origem animal, incluindo salmão, leite e gemas.

Os carotenoides são pigmentos lipossolúveis que dão cor aos alimentos. Eles atuam como poderosos antioxidantes que ajudam a proteger contra muitas doenças degenerativas, incluindo muitos tipos de cânceres. Como o corpo humano é incapaz de fabricá-los, os carotenoides devem ser obtidos da dieta. Embora existam mais de 600 carotenoides diferentes, apenas cerca de 40 são uma parte regular da dieta humana. Alguns dos mais comuns são os carotenos e xantofilas.

O grupo do caroteno inclui: beta-caroteno, alfa-caroteno e licopeno. Os carotenos alfa e beta são os pigmentos alimentares que fornecem as cores amarela e laranja aos alimentos desse grupo. Eles são convertidos em vitamina A uma vez ingeridos e dizem que são bons para os olhos e para a pele. Cenouras, assim como damascos e pêssegos, são excelentes fontes para esses carotenos. Alguns verdes, incluindo brócolis, couve e outras verduras também são boas fontes.

Carotenoides
Frutas e legumes coloridos são tipicamente uma boa fonte de carotenoides

O licopeno é um poderoso antioxidante que pode ajudar a proteger o corpo contra o câncer, diabetes e muitas outras doenças. É encontrado em abundância em tomates e em tudo o que é feito de tomates, como pastas, sucos e sopas. Embora o licopeno esteja presente no tomate cru, é ainda mais abundante quando é cozido ou processado, pois as altas temperaturas são capazes de aumentar o teor de licopeno. Muitos outros alimentos vermelhos, incluindo melancia e grapefruit, também são boas fontes; no entanto, cerejas e morangos, que também são vermelhos, não contêm licopeno.

Entre os carotenoides de xantofila, que fornecem pigmentos amarelos aos alimentos, estão a luteína, a zeaxantina e a beta-criptoxantina. Luteína e zeaxantina são encontrados em abundância em muitas folhas verdes, brócolis e couve de Bruxelas. Eles também são encontrados em alimentos amarelos, incluindo gemas e milho. Tanto a luteína como a zeaxantina são benéficas para os olhos e podem ajudar a prevenir a catarata e outros problemas de visão.

A beta-criptoxantina é encontrada em alimentos laranja e avermelhados, como maçãs, laranjas e mamão. Tal como acontece com os carotenos alfa e beta, é um precursor da vitamina A. Ele age como um poderoso antioxidante e pode ajudar a proteger o corpo contra toxinas prejudiciais e câncer de pulmão.

Qual é a estrutura dos Carotenoides?

Carotenoides pertencem à classe dos terpenoides compostos orgânicos, especificamente os tetraterpenóides.

São fitoquímicos, ocorrendo quase exclusivamente em plantas, e são divididos em duas categorias: carotenos livres de oxigênio e xantofilas contendo oxigênio.

Os terpenóides podem ser derivados, pelo menos teoricamente, ligando ou “polimerizando” moléculas de isopreno, CH 2 = C (CH 3 ) CH = CH 2.

Esqueletos tetraterpenoides contêm quatro unidades de terpeno de 10 carbonos para um total de 40 átomos de carbono. Estreitando a definição, a União Internacional de Química Pura e Aplicada refere-se à estrutura dos carotenoides como aqueles tetraterpenóides formalmente derivados do licopeno parental acíclico.

Na estrutura dos carotenoides, existem exatamente 40 carbonos esqueléticos, em teoria derivados pela ligação de unidades de isopreno e compostos apenas de carbono, hidrogênio e possivelmente oxigênio. A estrutura dos carotenoides também inclui um componente chamado cromóforo, responsável pela cor da molécula. Esses compostos orgânicos são biologicamente e nutricionalmente importantes e estão inextricavelmente associados ao processo de sustentação da vida da fotossíntese.

A polimerização é possível porque o isopreno possui duas ligações duplas. Cada molécula de isopreno tem cinco átomos de carbono, portanto, a combinação de duas moléculas resulta em uma única cadeia de 10 átomos de carbono. O crescimento pode continuar além desse comprimento, porque a segunda ligação dupla para cada molécula participante permanece sem uso. Existe uma grande variedade de estruturas terpenoides que podem se formar, porque a molécula de isopreno não é simétrica. A união pode acontecer de cabeça para cabeça, de cabeça para cauda ou de rabo a rabo; quanto mais longa a cadeia, maior o número de combinações.

Os carotenoides estão entre os alimentos nutricionalmente benéficos encontrados em frutas e vegetais. Entre os nutrientes estão a luteína, a zeaxantina e o licopeno. A maioria dos carotenoides possui propriedades antioxidantes. Alguns, incluindo alfa e beta-caroteno e beta-criptoxantina, podem ser convertidos pelo organismo em um retinol estruturalmente similar, a vitamina A. As cores brilhantes dos legumes, especialmente o amarelo de milho, a laranja de cenoura e o vermelho de tomate, existem por causa dos carotenoides.

A porção da molécula que produz as cores encontradas na estrutura dos carotenoides é o cromóforo, que significa “corante”. É largamente determinado pela coleção ininterrupta de duplas ligações alternadas encontradas na molécula. Esta coleção de elétrons pi absorve energia que coincide com uma parte do espectro visível. O que resta por meio de cores não absorvidas determina a cor da fruta ou do vegetal. Assim, um vegetal amarelo absorve a luz, particularmente na parte azul do espectro.

Carotenoides são encontrados em cloroplastos vegetais e cromoplastos. Eles servem duas funções específicas. Os compostos absorvem a luz que pode ser usada no processo de fotossíntese através da transferência de energia e servem para proteger as delicadas moléculas de clorofila da exposição à luz ultravioleta prejudicial. No outono, em algumas partes do mundo, à medida que a quantidade de clorofila diminui, os carotenoides frequentemente se revelam nas belas cores de muitas plantas que mudam com as estações do ano.

Os produtos de decomposição de muitos dos carotenoides transmitem aromas agradáveis; alguns desses compostos são usados nas indústrias de essências, perfumes e condimentos.

Fonte: www.ncbi.nlm.nih.gov/www.nutri-facts.org/academic.oup.com/www.wisegeek.org/www.globalhealingcenter.com/study.com/lpi.oregonstate.edu/www.pbhfoundation.org

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