Dispareunia

Dispareunia – Definição

Dispareunia é o termo técnico para dor experimentada antes, durante ou após a relação sexual.

A palavra em si vem do prefixo grego de “dis”, que implica dificuldade ou dor, e -pareunia, que é um termo para a relação sexual.

dispareunia é uma dor persistente ou recorrente que pode acontecer durante a relação sexual. As causas variam muito. Pode levar a problemas de aflição e relacionamento.

O intercurso doloroso pode afetar homens e mulheres, mas é mais comum em mulheres.

Uma variedade de fatores – físicos a psicológicos – pode contribuir. O tratamento normalmente se concentra na causa subjacente.

Dispareunia – O que é

dispareunia denota a dor vivenciada pelas mulheres durante a relação sexual, embora os homens também possam experimentá-la devido a algumas condições médicas.

A dor pode ocorrer antes, durante o ato sexual, ou mesmo depois do sexo.

Algumas condições médicas e problemas psicológicos podem levar ao desenvolvimento de dispareunia em muitas mulheres, o que frequentemente resulta em evitar relações sexuais ou perda de interesse em atividades sexuais.

Causas comuns de dispareunia incluem irritação vaginal causada por sabonete, espumas, duchas, diafragma ou preservativos.

Secura vaginal devido à menopausa ou lubrificação insuficiente também pode levar a uma experiência sexual dolorosa.

Infecções, como infecções do trato urinário e doenças sexualmente transmissíveis, como clamídia, herpes e verrugas genitais, podem levar à dispareunia. Presença de hemorroidas, cistos ovarianos e endometriose são outras condições médicas associadas à relação sexual dolorosa.

Alguns medicamentos podem inibir o desejo ou diminuir a excitação em algumas mulheres. Estes incluem medicamentos anti-hipertensivos, antidepressivos e pílulas anticoncepcionais.

Outras mulheres sofrem de vaginismo, que é um espasmo involuntário dos músculos da parede da vagina. Isso muitas vezes pode levar a sexo doloroso, tornando a penetração muito difícil, se não impossível.


Dispareunia

Uma das causas psicológicas da dispareunia é trauma anterior durante o sexo, como no caso de mulheres vítimas de abuso sexual ou vítimas de estupro. O ato sexual pode desencadear lembranças ruins, fazendo com que as mulheres percam o interesse pelo processo.

Às vezes, o estresse pode causar dor nas mulheres durante o sexo, assim como outros problemas psicológicos como depressão, relacionamento ou problemas conjugais, baixa autoimagem e ansiedade.

As mulheres que foram criadas com a crença de que o sexo é ruim são frequentemente propensas a experimentar dispareunia devido a sentimentos de culpa em relação ao sexo.

A maioria das causas da dispareunia é reversível.

As mulheres geralmente são encorajadas a procurar aconselhamento médico quando sentem dor durante o sexo para identificar sua causa. Frequentemente, os problemas físicos podem ser gerenciados evitando os produtos que causam irritação e tratando qualquer infecção com medicamentos. Problemas médicos, como presença de endometriose e hemorroidas, também podem ser gerenciados por especialistas.

Mulheres com problemas psicológicos geralmente passam por terapia sexual.

Outros tratamentos para dispareunia incluem aconselhamento de ambos os membros de um casal para melhorar sua comunicação e ajudar a melhorar seu relacionamento.

Os especialistas também recomendam o uso de lubrificantes e aumentam o tempo de estímulos preliminares para estimular a excitação nas mulheres.

Dispareunia – Visão geral

O intercurso doloroso pode ocorrer por razões que variam de problemas estruturais a preocupações psicológicas. Muitas mulheres têm relações sexuais dolorosas em algum momento de suas vidas.

O termo médico para intercurso sexual doloroso é a dispareunia, definida como dor genital persistente ou recorrente que ocorre imediatamente antes, durante ou após a relação sexual.

Os tratamentos concentram-se na causa e podem ajudar a eliminar ou diminuir esse problema comum.

dispareunia é a relação sexual dolorosa devido a causas médicas ou psicológicas. O termo dispareunia abrange tanto a dispareunia feminina quanto a dispareunia masculina, mas muitas discussões que usam o termo sem maiores especificações referem-se ao tipo feminino, que é mais comum que o masculino. Nas mulheres, a dor pode ser primariamente na superfície externa da genitália, ou mais profunda na pelve sob pressão profunda contra o colo do útero. Clinicamente, a dispareunia é uma disfunção do assoalho pélvico e é frequentemente subdiagnosticada.

Pode afetar uma pequena porção da vulva ou vagina ou ser sentida em toda a superfície. Compreender a duração, localização e natureza da dor é importante para identificar as causas da dor.

Numerosas causas físicas, psicológicas e sociais ou de relacionamento podem contribuir para a dor durante os encontros sexuais. Comumente, várias causas subjacentes contribuem para a dor.

A dor pode ser adquirida ou congênita. Os sintomas de dispareunia também podem ocorrer após a menopausa. O diagnóstico é tipicamente por exame físico e histórico médico.

As causas subjacentes determinam o tratamento. Muitos pacientes sentem alívio quando as causas físicas são identificadas e tratadas.

Dispareunia – Sexo doloroso

O sexo doloroso é angustiante e pode resultar na perda de interesse sexual, problemas de relacionamento e afetar seu humor.

Dispareunia é o termo usado para descrever a dor antes, durante ou após o coito vaginal.

Existem muitas causas de dispareunia, incluindo as físicas, como lubrificação insuficiente, infecção da pele, doença ou cirurgia.

Causas psicológicas como problemas de parceiros, estresse e ansiedade podem contribuir também e piorar ainda mais.

Dispareunia – Sintomas


Dispareunia

Se você tiver relações sexuais dolorosas, você pode sentir:

Dor só na entrada sexual (penetração)
Dor com cada penetração, inclusive colocando em um tampão
Dor profunda durante o empurrão
Dor ardente ou dor
Dor latejante, com duração de horas após o coito

Como posso tratar a dor vaginal?

A dor vaginal pode ser causada por uma série de condições que acontecem dentro do corpo de uma mulher. Essas condições podem variar de leves a graves, dependendo da situação e do período de tempo em que a mulher está sentindo dor. A dor pode ser acompanhada de outros sintomas. Independentemente da gravidade da dor, um exame deve ser realizado por um médico para diagnosticar o problema. Uma vez que o diagnóstico tenha sido feito, o tratamento adequado pode ser administrado.

Ter dor na vagina ou em torno do lado de fora da vagina pode ser causado por uma infecção chamada vaginite. Outros sintomas de vaginite podem incluir corrimento vaginal e coceira.

Infecções fúngicas são um tipo de vaginite que pode ser tratada com um creme anti-levedura ou supositório que pode ser colocado dentro do canal vaginal. Se a vaginite é causada por bactérias, no entanto, um antibiótico é necessário para limpar a infecção e evitar que ela se espalhe ainda mais.


Dispareunia

Dor na vagina pode ser um sinal de infecção

O herpes genital pode causar dor vaginal em uma mulher. O herpes genital é uma doença sexualmente transmissível (DST) que pode ser transferida de uma pessoa para outra através da relação sexual. Nas mulheres, provoca surtos periodicamente na vagina e nas áreas circundantes. Essas áreas ficam cobertas com bolhas que se desenvolvem em minúsculas úlceras quando a bolha se rompe, causando dor severa.

O herpes genital é extremamente contagioso e, embora não existam curas conhecidas para o herpes genital, existem vários medicamentos prescritos que podem encurtar o período do surto e impedir a multiplicação do vírus.

Se a dor vaginal ocorre durante a relação sexual, isso é chamado de dispareunia.

dispareunia é categorizada com base nos sintomas que uma mulher tem, nos níveis de dor que ela está sentindo e no que o médico encontra durante sua avaliação.

As condições mais comuns de dispareunia são atrofia vaginal, vaginismo, vulvodinia, vestibulite vulvar e tecido cicatricial interno.

A atrofia vaginal é causada pela alteração dos níveis hormonais que causam ressecamento e irritação.

O vaginismo é uma condição que envolve espasmos musculares dentro da vagina durante uma tentativa de entrada. A vestibulite vulvar é uma inflamação da abertura vaginal e dos lábios internos, causando extrema sensibilidade. Não há causa identificável para a vulvodinia, apenas a dor vaginal que entra em erupção em diferentes áreas da área genital da mulher.

As aderências são tecidos cicatriciais internos causados por cirurgias prévias que envolveram o parto e podem causar dor severa, tornando as relações sexuais dolorosas e diminuindo a capacidade da mulher de atingir um orgasmo.

Os tratamentos para todas as diferentes causas de dispareunia variam.

Medicamentos podem ser usados para ajudar a restaurar os equilíbrios hormonais naturais no corpo da mulher. Estes medicamentos podem ser usados por via oral ou sob a forma de cremes.

O manejo comportamental pode ser buscado através da acupuntura, enquanto a fisioterapia usa uma abordagem prática para relaxar os músculos na área pélvica. Às vezes, a cirurgia é necessária quando todos os outros métodos de tratamento falharam.

Outras condições, como vaginose bacteriana, clamídia, verrugas genitais, líquen plano e menopausa, afetam a vagina de uma mulher e as áreas adjacentes.

Se a dor vaginal é ou não sentida como um sintoma de uma dessas condições, ela varia de mulher para mulher. O tratamento irá variar dependendo da gravidade de cada situação também.

Dispareunia – Tipos


Dispareunia

Existem dois tipos principais de dispareunia, que são classificados de acordo com o local da dor.

Dispareunia superficial

Isso é dor na tentativa de penetração, que pode ser o resultado de:

Disparidade de tamanho: o pênis ereto é muito grande para a entrada vaginal (como resultado de alterações na menopausa ou condições dermatológicas)
Uso prolongado de contracepção de acetato de medroxiprogesterona de depósito (Depo Provera) (interfere com o estrogênio produzido naturalmente pelo organismo)
Um hímen intacto ou espessado (a membrana que cobre parcialmente a entrada vaginal)
Vaginismo: 
espasmo dos músculos do assoalho pélvico que causa estreitamento temporário da vagina distúrbios da excitação sexual
Infecções
 (Candidia ablicans, Trichomonas vaginalis, herpes genital).

Dispareunia profunda

Isso é dor no topo da vagina, muitas vezes experimentada com empurrão. A dor pode incluir sensações de ardor, lacrimejamento ou dor. Esta dor pode ser o resultado de uma doença pélvica, como endometriose, cistos ovarianos ou doença inflamatória pélvica de infecções sexualmente transmissíveis, como clamídia ou gonorréia.

Dispareunia – Tratamentos

Alguns estudos descobriram que os tratamentos que abordam a dispareunia resultante da síndrome da vestibulite vulvar como um distúrbio da dor, e não como uma disfunção sexual, são bastante eficazes na redução dos sintomas da dor.

Aconselhamento é muitas vezes útil para identificar e reformular sentimentos negativos sobre sexo.

A terapia de casal pode ajudar a melhorar a comunicação entre os parceiros e resolver problemas que podem ser um fator no relacionamento sexual.

Mulheres que foram abusadas ou estupradas podem se beneficiar de técnicas de aconselhamento projetadas para ajudar a superar medos e problemas causados por experiências traumáticas.

A terapia sexual pode ser oferecida para fornecer informações sobre os aspectos físicos da excitação e do orgasmo. Um terapeuta sexual também oferecerá sugestões sobre como melhorar a técnica sexual.

Por exemplo, aumentar o tempo para as preliminares e permitir que a mulher controle quando e como a penetração ocorre pode ajudá-la a relaxar e ficar excitada com mais facilidade.

As mulheres que também têm vaginismo podem receber um conjunto de dispositivos que podem usar em casa para dilatar a abertura da vagina.

As mulheres afetadas começam com um dispositivo muito pequeno e gradualmente trabalham até um dispositivo do tamanho de um pênis, passando para um tamanho maior somente quando podem usar o menor sem dor ou medo. Isso reeduca os músculos vaginais e ajuda a contração muscular involuntária do vaginismo.

O uso de um lubrificante vaginal, pelo menos temporariamente, pode ser útil em algumas mulheres para reduzir a ansiedade sobre uma possível dor.

Não existem medicamentos específicos que tratam a dispareunia. Medicamentos que aumentam o fluxo sanguíneo ou relaxam os músculos podem ser úteis em alguns casos.

Fonte: www.mayoclinic.org/www.depressionalliance.org/www.wisegeek.org/www.epainassist.com/jeanhailes.org.au/www.aafp.org/familydoctor.org/www.rush.edu/encyclopedia.uia.org

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.