Descolamento de Retina

PUBLICIDADE

Descolamento de Retina – Definição

descolamento de retina é uma separação da membrana sensível à luz (retina) na parte posterior do olho de suas camadas de suporte. Esta separação resulta em perda de visão.

descolamento de retina é uma emergência médica.

descolamento de retina é o movimento da parte sensorial transparente da retina para longe da camada pigmentada externa da retina. Em outras palavras, o afastamento da retina da parede externa do globo ocular.

descolamento de retina é um distúrbio ocular grave no qual a retina, um tecido fino de células localizado na parte posterior do olho, se separa das camadas de tecido subjacentes

Descolamento de Retina – O que é

descolamento de retina, ou uma retina descolada, é uma condição ocular grave que afeta a visão e pode levar à cegueira se não for tratada.

Acontece com uma camada de tecido chamada retina que reveste a parte de trás do olho. Envolve a retina se afastando dos tecidos que a suportam. Os sintomas incluem flashes de luz, moscas volantes ou ver uma sombra em sua visão. As moscas volantes são manchas escuras e rabiscos na sua visão.

Você pode experimentar sinais de alerta como estes antes da retina se desprender, como no caso de rasgos na retina. O descolamento da retina geralmente ocorre espontaneamente ou repentinamente.

Os fatores de risco incluem idade, miopia, história de cirurgias oculares ou trauma e história familiar de descolamentos de retina.

A retina, a camada de tecido na parte posterior do olho que o ajuda a ver, se afasta dos tecidos que a sustentam. Mudanças repentinas, incluindo moscas volantes e flashes e escurecimento da visão lateral, são sinais de que isso pode estar acontecendo.

Ele processa raios de luz em sinais neurais que são enviados ao cérebro para interpretação. Quando há um defeito causado por uma ruptura ou furo na retina, o fluido passa pelo defeito e separa a retina de seus anexos à parede do olho, daí o termo descolamento de retina. É uma condição relativamente comum (1 em 10.000 por ano) com certos grupos de pessoas em maior risco. Isso inclui pessoas com visão curta (miopia), histórico de cirurgia ocular anterior, lesão ou histórico familiar.

Uma retina descolada precisa de tratamento o mais rápido possível.

Descolamento de Retina – Descrição

  
Descolamento de Retina

A retina é uma fina camada de células sensíveis à luz do tamanho de um selo postal localizada na parte de trás do globo ocular.

Debaixo da retina encontra-se uma camada de células chamada epitélio pigmentar da retina (EPR). Abaixo do epitélio pigmentar da retina (EPR) há uma camada de vasos sanguíneos chamada coróide.

Esses vasos sanguíneos trazem nutrientes e removem resíduos do epitélio pigmentar da retina (EPR). Quando a luz atinge a retina, ocorrem alterações químicas no EPR que traduzem padrões de luz em impulsos nervosos.

Os impulsos nervosos são transmitidos ao cérebro pelo nervo óptico e, no cérebro, são convertidos em uma imagem.

Quando a retina é separada do epitélio pigmentar da retina (EPR) e da coróide, essas alterações químicas não ocorrem e a visão é perdida.

Retina – O que é

A retina é uma ponte fundamental entre a luz que entra em seus olhos e as imagens que você vê.

Células especiais em sua retina reagem à luz e transmitem sinais ao cérebro que permitem que você veja o mundo ao seu redor. Fale com o seu médico imediatamente se notar qualquer alteração na sua visão.

A retina converte a luz que entra no olho em sinais elétricos que o nervo óptico envia ao cérebro, criando as imagens que você vê. É uma parte fundamental da sua visão.

retina é a camada bem no fundo do globo ocular.

A retina capta a luz que entra em seu olho e ajuda a traduzi-la nas imagens que você vê.

A luz passa pela lente na frente do olho e atinge a retina. Os fotorreceptores – células dentro da retina que reagem à luz – transformam a energia da luz em um sinal elétrico.

Este sinal viaja através de seu nervo óptico e em seu cérebro para se tornar a imagem do mundo que você vê.

Descolamento de Retina – Causas


Descolamento de Retina

Fatores de risco para descolamento de retina incluem:

Miopia severa
Afinamento da retina em suas bordas externas (degeneração da rede)
Retinopatia diabética quando novos vasos sanguíneos anormais crescem ao redor da retina
Participação em esportes de contato, como futebol, hóquei no gelo ou boxe
Ser atingido no olho por um projétil, como uma bola de paintball ou beisebol
Usando gotas de pilocarpina para tratar o glaucoma (pressão alta no olho)
Infecção ocular crônica (uveíte)
Remoção da catarata quando a cápsula do cristalino é completamente removida e o gel vítreo é perturbado. A remoção completa da cápsula do cristalino tem sido feita com pouca frequência nos Estados Unidos desde 1990, mas o procedimento é responsável por cerca de 30 a 40% dos descolamentos de retina internacionalmente.

Existem três tipos de descolamentos de retina. Embora suas causas sejam diferentes, seus sinais e sintomas são os mesmos e todos podem resultar em deficiência visual. Descolamentos regmatogênicos (“rhegma” significa quebrar) ocorrem porque um rasgo na retina permite que o fluido se infiltre entre a retina e o epitélio pigmentar da retina (EPR).

Descolamento de Retina – Sintomas


Visão do Paciente com Deslocamento de Retina

Os sintomas clássicos de uma ruptura ou descolamento da retina são luzes piscando ao redor da borda do campo de visão e uma chuva pesada de moscas volantes.

O gel vítreo puxando a retina causa a sensação de luz piscando. Esse puxão nem sempre causa uma lágrima. As moscas volantes são pedaços de material sólido que se condensaram no vítreo.

Eles se parecem com pequenas manchas pretas, embora também possam aparecer como uma grande bolha nublada no campo de visão.

Os indivíduos podem ter moscas volantes por outros motivos além de um rasgo na retina. No entanto, qualquer pessoa que de repente veja moscas volantes ou luzes piscando deve consultar um oftalmologista imediatamente.

Uma vez que a retina começou a se desprender, uma mancha preta vendida aparecerá no campo de visão e crescerá à medida que mais e mais retina se desprende. Se não for tratada, a retina se desprenderá completamente e a visão total será perdida naquele olho.

Algumas pessoas não percebem nenhum sintoma de descolamento de retina, enquanto outras sim. Depende da gravidade – se uma parte maior da retina se desprender, é mais provável que você tenha sintomas.

Os sintomas do descolamento da retina podem ocorrer repentinamente e incluem:

Vendo flashes de luz.
Vendo muitas moscas volantes – manchas, fios, manchas escuras e linhas onduladas que passam pela sua visão. (Ver alguns aqui e ali é normal e não é motivo para alarme.)
Escurecimento da sua visão periférica (visão lateral).
Escurecimento ou sombra cobrindo parte de sua visão.

Descolamento de Retina – Diagnóstico


Descolamento de Retina

Você precisa de um exame oftalmológico para diagnosticar o descolamento de retina. Seu oftalmologista usará um exame de olho dilatado para verificar sua retina. Eles vão colocar colírio em seus olhos.

As gotas dilatam ou alargam a pupila. Depois de alguns minutos, seu médico pode dar uma olhada na retina.

Seu médico pode recomendar outros testes após o exame de olho dilatado. Esses testes não são invasivos e não doem.

Eles ajudam seu médico a ver sua retina com clareza e mais detalhes:

Tomografia de coerência óptica (OCT): Você obtém colírios dilatadores para esta imagem. Então você se senta na frente da máquina OCT. Você descansa a cabeça em um suporte, para que ela fique parada. A máquina escaneia seu olho, mas não o toca.
Ultrassom ocular (ocular): você não precisará de gotas dilatadoras para esta varredura, mas seu médico pode usar gotas para anestesiar seus olhos para que você não sinta nenhum desconforto. Você senta em uma cadeira e apoia a cabeça em um suporte, para que ela fique parada. Seu médico coloca suavemente um instrumento contra a frente de seu olho para digitalizá-lo. Em seguida, você se senta com os olhos fechados. Seu médico coloca gel em suas pálpebras. Com os olhos fechados, você move os globos oculares enquanto o médico os escaneia com o mesmo instrumento.

Descolamento de Retina – Tratamento


Descolamento de Retina

Algumas pequenas lesões retinianas podem ser tratadas com cirurgia a laser frio, na qual o tecido ao redor da lesão é congelado para prender a retina de volta ao tecido subjacente.

Este procedimento pode ser feito em um consultório médico. O número, tamanho, localização e causa da ruptura determinam se esse procedimento é apropriado.

Rupturas e descolamentos maiores requerem cirurgia hospitalar sob anestesia local ou geral. Um especialista em retina faz esta cirurgia muito delicada. Os pacientes podem precisar ficar no hospital durante a noite.

Três operações cirúrgicas diferentes podem ser realizadas dependendo das especificidades do descolamento.

Retinoplexia pneumática: Este procedimento geralmente é realizado em nível ambulatorial com o paciente sob anestesia local. Um laser é usado para selar o rasgo da retina. O gás é então injetado na cavidade vítrea. O gás forma uma bolha que empurra a retina plana contra a parte de trás do globo ocular, para que ela possa se recolocar. O gás desaparece gradualmente à medida que é absorvido durante um período de várias semanas. Durante esse tempo, o paciente pode ter que manter o rosto paralelo ao chão na maior parte do tempo, para que o gás mantenha a retina na posição correta para estimular a recolocação.
Fivela escleral: Esta cirurgia é feita em um hospital sob anestesia local ou geral. O cirurgião sela os orifícios na retina usando calor, frio ou laser. Em seguida, um pequeno cinto de silicone ou plástico chamado fivela escleral é apertado ao redor do globo ocular e costurado no lugar. Isso comprime o olho, ajuda a retina a se reconectar e reduz a chance de o gel vítreo puxar a retina para longe do tecido subjacente no futuro.
Vitrectomia: Este procedimento é usado para lágrimas grandes, situações em que há sangramento na cavidade vítrea, crescimento anormal de vasos sanguíneos, tecido cicatricial e infecção grave. Em uma vitrectomia, o gel vítreo é removido do olho, as lágrimas retinianas são seladas e as anormalidades corrigidas por meio de uma cirurgia muito delicada. O gás é injetado na cavidade vítrea e geralmente uma fivela escleral é colocada. O paciente mantém a cabeça voltada para o chão por várias semanas para manter o gás pressionando a retina até que ela possa se fixar novamente. Gradualmente, o gás é reabsorvido e o fluido preenche a cavidade vítrea.

Descolamento de Retina – Prognóstico

descolamento de retina não tratado leva à cegueira permanente no olho afetado. Cerca de 80% das pessoas experimentam recolocação retiniana bem-sucedida após a cirurgia. Em algumas pessoas, a retina se descola novamente, geralmente 6 a 8 semanas após a cirurgia, e a cirurgia deve ser repetida uma segunda ou até uma terceira vez. Mesmo com uma reimplantação bem-sucedida, quase sempre há alguma perda de visão. A quantidade de visão perdida está diretamente relacionada ao grau em que a retina se desprendeu e ao tempo em que permaneceu descolada.

As pessoas cuja mácula se desprende quase sempre perdem uma acuidade visual significativa.

As pessoas que têm uma bolha de gás no olho geralmente desenvolvem catarata (turvação da lente do olho) e podem precisar de cirurgia de catarata.

Novos óculos de prescrição são necessários após a cirurgia de retina. Cerca de 15% das pessoas que têm descolamento de retina em um olho passam a ter descolamento no outro olho.

Exames oftalmológicos regulares são essenciais para detectar quaisquer alterações em qualquer um dos olhos.

Descolamento de Retina – Prevenção

Lágrimas da retina não podem ser evitadas. A atenção imediata a sintomas como moscas volantes e flashes de luz no olho às vezes pode impedir que uma ruptura da retina se transforme em um descolamento.

A segurança ocular deve ser praticada por quem pratica esportes.

Você não pode evitar o descolamento da retina, mas pode tomar medidas para diminuir o risco:

Obtenha cuidados oftalmológicos regulares: os exames oftalmológicos protegem a saúde dos seus olhos. Se você tem miopia, os exames oftalmológicos são especialmente importantes. A miopia torna você mais propenso ao descolamento da retina. Seu oftalmologista deve incluir exames de dilatação para encontrar pequenos rasgos na retina.
Fique seguro: Use óculos de segurança ou outra proteção para os olhos ao praticar esportes ou fazer outras atividades de risco.
Obtenha tratamento imediato: se você notar sintomas de descolamento de retina, consulte seu oftalmologista imediatamente ou vá para a sala de emergência.

Fonte: www.nei.nih.gov/www.medicinenet.com/www.mayoclinic.com/www.eyecareamerica.org/my.clevelandclinic.org/www.gale.com/www.nei.nih.gov/www.aoanet.org/www.mountsinai.org

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.