Breaking News
Home / Turismo / Cultura do Afeganistão

Cultura do Afeganistão

PUBLICIDADE

Afeganistão tem um complexo de história , o que se reflete em seus atuais civilizações, idiomas e monumentos . Os afegãos são orgulhosos de seu país, a sua linhagem e soberania . Têm sido historicamente um ” clã guerra “que manteve queixas em vários momentos, com a guerra uma das suas principais ocupações desde tempos imemoriais.

Essa condição tornou difícil para invasores de conquistar a região. Além disso, a cultura afegã tem sido grandemente influenciado pelo Islã , mas também, em menor medida por budismo e zoroastrismo . O país tem sido uma encruzilhada ao longo da história para a Índia , Irã e da Ásia Central , o que tem impacto sobre sua civilização.

O povo do Afeganistão são conhecidos como afegãos. Mas no interior do país, muitos afegãos se referem a si mesmos com base em sua etnia .

Arte

Cultura do Afeganistão
Mulheres na aula de arte

Cultura do Afeganistão
A música do Afeganistão

A arte abrange afegão muitos séculos. Um dos métodos mais populares é o estilo Gandhara de classificação greco-romana , desenvolvida entre os séculos IV e VII dC. Desde os anos 1900, o Afeganistão começou a utilização de técnicas artísticas ocidentais. A arte foi criada quase que exclusivamente por homens, mas recentemente em artes cênicas, as mulheres começaram a tomar a primeira posição.

A arte indígena é quase totalmente concentrada no Museu Nacional do Afeganistão . Outras formas de escolas de arte no país são a música e poesia . O tapete obra fina tem se destacado ao longo dos séculos, sendo bem conhecido fazendo belos tapetes orientais. Os tapetes afegãos têm certos padrões que os tornam únicos.

Música

Desde o início da década de 1980 , o Afeganistão foi tragado por uma violência constante. Assim, a música tem sido reprimida e raramente tem sido registrado por estrangeiros. Durante os anos 1990, o governo Taliban proibiu a música instrumental e muita criatividade das pessoas.

Apesar das detenções e destruição de instrumentos musicais, músicos afegãos continuaram a desempenhar a sua profissão até o presente. Kabul tem sido a excelência capital cultural, mas os visitantes tendem a concentrar-se na cidade de Herat , que está mais relacionada à a música iraniana . As letras são normalmente escritos em persa e pashto .

Poesia

A poesia afegão é composta principalmente pashto e persa (conhecido como Dari no Afeganistão). As formas mais populares de poesia no Afeganistão são o Gazal e Charbeiti , própria língua persa, mas têm sido aplicadas em outros idiomas. O Charbeiti é recitado em quatro versos e muitas vezes expressa o amor, de juventude, de guerra ou de vida eventos poetas. Elas são muitas vezes transmitida por via oral, o que leva a várias variações do mesmo poema.

Arquitetura

Afeganistão tem feito grandes contribuições para a arquitetura mundial. A Unesco reconheceu o papel da nação declara o minarete de Jam e Bamiyan Vale , (casa dos famosos Budas destruídos pelos talibãs) como Património Mundial. Outros exemplos de importância na arquitetura pode ser encontrado em Herat , Mazar-e Sharif e Ghazni .

Gastronomia

O Afeganistão tem uma ampla variedade de solos que permitem a colheita diferentes culturas. Comida afegã é praticamente baseada em cereais como o trigo , milho , cevada e arroz , que são os principais produtos agrícolas do país . Também são altamente valorizados suas uvas.

Cultura do Afeganistão

Exemplos de alimentos afegão são:

– Meatball afegão ( croquetes )
– Aush ( colar )
– Bichak
– Salada Bonjan ( salada de berinjela temperada)
– Halwaua-e-AURD-e-Sujee
– Afghan Pan
– Osh Pyozee (cebolas recheadas)
– Sher Berinj ( pudim de arroz )
– Mantu ( bolinhos )
– Mast (um tipo de iogurte )
– Qabili Palau (tradicional prato de arroz)
– Queijo cottage cozido
– Ashak

Vestuário

O tradicional traje masculino estão resumidos na Pakul (chapéu), o véu e uma placa (paleta). O típico vestido de mulher é definido por uma roupa social, composta por calças folgado usado sob um alto gargalo túnica e mangas compridas.

As roupas são adaptados à cintura e estendeu-se aos tornozelos, com uma saia reta aberta em ambos os lados para facilitar a circulação. Muitas mulheres completaram o vestido com uma longa echarpe elegantemente empoleirada sobre os ombros. Roupas são mais finos e sofisticados vestidos decorados com tecidos de seda dourada e discussão em várias cores. Eles são usados em ocasiões especiais como casamentos .A Burca é um vestuário também muito usado.

Esportes

A maioria dos esportes são patrocinados pela Federação de Esportes do Afeganistão, que promove futebol, basquetebol, voleibol, atletismo, boliche e xadrez. O Afeganistão tem 7 jogadores da FIDE e Saifudin Ayyoubi é o mais representativo, com uma pontuação Elo de 2178. Um antigo e popular esporte único no país é o Buzkashi.

Idioma

Há duas línguas oficiais, Dari e Pashto , falado pela maioria da população, embora haja muitas outras línguas faladas regionalmente. Dari é falado por cerca de metade da população do Afeganistão, enquanto Pashto tem mais de 9 milhões de falantes.

As maiores cidades de alto-falantes pashto são Kandahar e Cabul, a capital. Língua pachto foi reconhecida em 1936 como língua oficial por decreto real . No Norte, o tadjique , o usbeque , e turcomanos são amplamente utilizados. Há também mais de 70 línguas menores , entre os quais o hazarayí .

Religião

Cultura do Afeganistão
Os afegãos são muçulmanos

A maioria dos afegãos (cerca de 99 por cento) são muçulmanos, dos quais 80-89% são sunitas e apenas 10-19% são xiitas . Há uma pequena minoria de Sikhs na nação. Uma figura importante na vida muçulmana no Afeganistão é o mulá (líder religioso ou instrutor). Qualquer homem que pode recitar o Alcorão (a escritura sagrada do Islamismo) de memória pode ser um mullah.

Habitação

As casas são tradicionalmente feitos de vários quartos em torno de um pátio rectangular, onde mulheres e crianças vivem. Filhos casados ??partilham a mesma casa com seus pais. Algumas casas afegãs têm uma sala especial, onde os homens se socializar com os outros. Nas cidades é de permanência comum em apartamentos . A população nômade em tendas 5

Feriados

Os feriados religiosos no Afeganistão, são celebrados de acordo com o calendário lunar , enquanto outros feriados seculares são celebrados de acordo com o calendário solar . Nos feriados, os afegãos geralmente visitar sua família e amigos, onde se preparam refeição saudável e realizar orações especiais.

Entre feriados nacionais incluem o Nowruz (Ano Novo tradicional afegã), a vitória da nação muçulmana ( 28 de abril ), o aniversário da Revolução , o Dia da Independência do Afeganistão (conhecido como Jeshen ) ( 19 de agosto), o Dia Nacional do Trabalho e Memorial Day Mártires e Deficientes ( 04 de maio ).

Cultura do Afeganistão

Aspectos Geográficos do Afeganistão

O Afeganistão se encontra no continente asiático. Faz fronteiras com o Irã, Turcomenistão, Uzbequistão, Tajiquistão, China e Índia. É um país montanhoso (85% do território), várias de suas regiões são muito secas e há uma grande dificuldade no fornecimento de água doce na região. O país também tem problemas freqüentes com terremotos e no que tange ao clima, o Afeganistão possui clima continental.

Fonte: es.wikipedia.org/educaleaks.dominiotemporario.com

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Locais Turísticos de Burkina Faso

UAGADUGU (OUAGADOUGOU), A CAPITAL PUBLICIDADE É a capital de Burkina Faso e foi fundada há mais de …

Hino Nacional de Burkina Faso

Une Nuit Seule PUBLICIDADE Une Nuit Seule (também conhecido como L’Hymne de la Victoire ou Ditanyè) …

Bandeira de Burkina Faso

PUBLICIDADE A Bandeira de Burkina Faso é formada por duas listras horizontais, de igual largura, sendo a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.