Breaking News
Home / Turismo / Cultura do Chipre

Cultura do Chipre

Arte e Cultura

PUBLICIDADE

A cultura chipriota é muito rica em tradições históricas. As inumeráveis construções de herança grega e turca constituem verdadeiros tesouros nacionais. Também pode-se encontrar mostras da mitologia grega em construções e obras escultóricas.

Encontram também, numerosas igrejas e mosteiros de estilo colonial. Os artesãos costumam fabricar verdadeiras belezas elaboradas em vime, ouro e prata.

Costumes

Os chipriotas são pessoas de costumes formais; por isso é uma descortesia fazer soar desnecessariamente a buzina de um carro, ao percorrer as ruas. Estão muito acostumados à hora da sesta, que realizam entre às 13 e 16 horas.

A amabilidade é um marco característico do morador da zona; físicamente parecem-se muito aos gregos, dos que têm herdado também o carácter jovial unido à maioria dos nomes. Diz-se que os povoadores padecem de “philoxenia”: amor ao estrangeiro, pela cordialidade com que tratam-nos.

Convivem também na ilha comunidades turco-chipriotas musulmanas e minorias maronitas, armênias, católicas e protestantes. São muito respeitosos com seus costumes religiosos, assim que deverá ter atenção na maneira de vestir, quando visitar uma igreja ou mosteiro.

Embora seja um país muito moderno nas zonas urbanas, no interior a população ainda segue vivendo em aldeias tradicionais, onde muitas famílias estão acostumadas inclusive a fabricar o seu próprio vinho.

A maioria dos habitantes fala grego ou turco, embora não há problemas para comunicar-se em inglês, pois é um idioma bastante extendido na região. A população é de pouco mais de 662.000 habitantes, dos quais, 130.000 acham-se na parte norte, ocupada militarmente pelos turcos desde 1974 constituindo uma zona inacessível para os turistas.

Cultura do Chipre

Chipre é extraordinariamente rico culturalmente. A sua importância foi honrada pela UNESCO, que classificou como Patrimônio Mundial nove das igrejas da montanha Bizantina e toda a cidade de Kato Pafos.

Em Chipre, há uma forte tradição que é mantida de geração em geração, através dos mais diversos eventos celebrados. Dificilmente, neste país, uma semana é passada sem uma celebração de qualquer tipo, quer seja um festival colorido quer seja uma festa religiosa. “Panigiri” é uma festa tradicional ao ar livre que tem lugar em algumas aldeias aquando do dia de um santo.

“Easter” (Páscoa) é o mais importante evento religioso grego ortodoxo e é celebrado com solenidade, alegria e esperança. O “Carnaval” é uma das mais conhecidas celebrações cipriotas, juntamente com a “Anthestiria”, o festival “Spring Flower” e o “Kataklysmos”, que coincide com o “Pentecost”. Ao longo do ano há também exibições, concertos, teatro e festivais populares.

Fonte: www.rumbo.com.br/ www.icicom.up.pt

Veja também

Hino Nacional da República Democrática do Congo

Debout Congolais PUBLICIDADE Debout Congolais (Levanta congolês) é o hino nacional da República Democrática do …

Locais Turísticos da República Democrática do Congo

BRAZZAVILLE PUBLICIDADE É um lugar muito interessante, muito verde, com uma Basílica, Mercados e o …

República Democrática do Congo

PUBLICIDADE O território que hoje leva o nome de República Democrática do Congo tem sido habitada por …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.