PUBLICIDADE
A economia de Chipre está claramente afetada pela divisão da ilha tambem em 2 territórios. Tem 1 economia altamente vulnerável, mais estabilizada depois da entrada na União Européia , com 1 forte dependência do setor serviços e de igual maneira problemas de isolamento com respeito ao resto de Europa.
Nos últimos 20 e de igual maneira 5 anos, Chipre passou a depender da agricultura (onde só a produção de cítrico s tem relativa importância comercial), a ter 1 estrutura mais conforme com o contexto europeu, com 1 presença importante do setor indústria|industrial que, claro sustenta a maior parte das exportações e de igual maneira emprega ao 25% da população.
Cerca do 70% depende do setor serviços, e de igual maneira tambem em concreto do turismo. A localização geográfica cerca de Oriente Médio provoca grandes oscilações de ano tambem em ano ao tempo de converter-se tambem em destino turístico.
A frota de navios com matrícula chipriota é a quarta mais importante do mundo e de igual maneira reporta volumosos rendimentos.
Fonte: brasiliavirtual.info
Economia do Chipre
Chipre ostenta um desempenho económico de sucesso, que se traduz por um crescimento rápido, condições de pleno emprego e por uma estabilidade externa e interna.
Com um sector terceiro dinámico, indústrias e uma agricultura desenvolvida, Chipre oferece à sociedade moderna um nível elevado de infra-estructuras. O rendimento per capita é estimado em 15700$US, o que permite a Chipre de estar classificada nos países com rendimentos elevados.
O desempenho econômico de Chipre é atribuido, entre outras coisas, à adopção dum sistema económico de mercados orientados, a uma política macro-económica sólida assim como a sua comunidade empresarial dinámica e flexível e a sua mão de obra muito qualificada. No âmbito de estimular a economia, as esferas públicas e os parceiros sociais cooperam de maneira íntima.
As características principais da economia cipriota são: o papel dominante do sector privado da produção, o pequeno tamanho do mercado interno e da maioria das empresas, assim como o seu carácter aberto. Nota-se que o total da exportações e das importações de mercadorias e de serviços representa 92% do PIB em Chipre comparado com 62%, na média, na União Europeia.
O seu comércio exterior é orientado para a UE, o seu parceiro comercial mais mportante. Demais, existem relações fortes tanto com a Europa Central e do Leste como com o Médio Oriente.
A localização estratégica de Chipre entre a Europa, a Ásia e a África foi o factor determinante do seu desenvolvimento como centro de negócios internacional.
Chipre oferece aos empresários/investidores um pacote único de vantagens para o desenvolvimento dos seus negócios no mundo inteiro. Excelentes infra-estructuras, sistemas jurídicos e bancários, uma qualidade de vida elevada e um custo fraco, combinados com uma mão de obra qualificada e boas relações industriais criam um ambiente insular favorável para os negócios.
Fonte: www.geocities.com