Geologia e Relevo
PUBLICIDADE
A topografia saudita é dominada pelo planalto arábico, com 500 a 1000m de altitude, que ocupa mais da metade do país.
O planalto é uma antiga plataforma separada do continente africano na era cenozóica, em conseqüência do afundamento da fossa tectônica do mar Vermelho.
As fraturas geológicas ocorridas nesse período formaram, além do mar Vermelho, o golfo de Aqaba, o mar Morto e o golfo Pérsico. Essa linha de falhas mal soldadas, submetida a intenso vulcanismo, deu origem ao arco montanhoso do litoral oeste.
A principal característica da geografia saudita é a condição desértica de quase todo o território: ao norte está o deserto de Nafud; a leste, o de Dahna e ao sul e sudeste, o Rub al Khali.
No mar Vermelho encontram-se numerosas ilhas e recifes de coral, particularmente o banco Farsan, ao longo da costa, que tem uma extensão de 480 km.
No golfo Pérsico existem também várias ilhas, cuja posse é disputada pela Arábia Saudita, pelo Kuwait, pelo Irã e pelo emirado de Abu Dhabi.
Clima e hidrografia
Intenso calor no verão, extrema variação diurna da temperatura, escassas chuvas e reduzida umidade caracterizam o clima do país, que no inverno apresenta temperaturas amenas na região montanhosa. A vegetação desértica é predominante.
As tamareiras caracterizam a paisagem dos oásis. Não existem florestas e as ervas e flores silvestres que crescem após as chuvas são à base da alimentação de camelos e ovelhas.
A Arábia Saudita carece de rios, apesar da extensão de seu território. Existem apenas cursos intermitentes de água, denominados ueds; nascentes, na região oriental; e reservatórios artesianos no planalto central.
População
A maioria da população da Arábia Saudita é árabe, mas há minorias indianas, iranianas e negras. Grande número de imigrantes estrangeiros, procedentes do Iêmen, dos países do golfo Pérsico, do Egito, da Coréia do Sul, da Europa e dos Estados Unidos, trabalha nas refinarias de petróleo.
Cerca de 15% da população é formada por beduínos nômades ou seminômades, mas essa proporção tende a diminuir em função do desenvolvimento agrícola e do surgimento de novas atividades ligadas à indústria do petróleo.
Há cidades antigas, como Djeda, Medina e Meca, capital espiritual do islamismo. Riyad, a capital política, é moderna, embora conserve traços antigos. A língua oficial é o árabe, e a religião, o islamismo, sendo proibida a entrada de não-muçulmanos nas cidades sagradas de Meca e Medina. A afluência anual de peregrinos é de 100.000 a 500.000, o que faz do turismo a segunda fonte de renda do país.
Fonte: www.geocities.com
Geografia da Arábia Saudita
O Reino da Arábia Saudita é um país situado no sudoeste da Ásia, o maior país da Arábia, na fronteira com o Golfo Pérsico eo Mar Vermelho, ao norte de Yemen.
Seus extenso litoral, no Golfo Pérsico e no Mar Vermelho alavancam em transporte (especialmente petróleo ) através do Golfo Pérsico e do Canal de Suez.
O reino ocupa 80% da Península Arábica.
A maioria das fronteiras do país com o Emirados Árabes Unidos (EAU), Omã , e a República do Iêmen (anteriormente dois países distintos: o República Árabe do Iêmen ou Iêmen do Norte, e os da República Democrática Popular do Iêmen ou Iêmen do Sul) não são definidos, de forma o tamanho exato do país permanece desconhecida.
A estimativa do governo saudita é a 2217949 quilômetros quadrados, enquanto outras estimativas respeitáveis variar entre 2.149.690 e 2.240 mil km quadrados.
Menos de 1% da área total é adequada para o cultivo, e no início de 1990, a distribuição da população variou muito entre as cidades das áreas costeiras leste e oeste, os oásis densamente povoadas do interior, e os vastos desertos, quase vazios.
Localização: Oriente Médio, junto ao Golfo Pérsico e no Mar Vermelho, norte do Iêmen
Referências de mapas: Oriente Médio
Área:
Total: 1960582 quilômetros quadrados
Terra: 1.960.582 km ²
Água: 0 km ²
Área – comparativo: um pouco mais de um quinto do tamanho de os EUA
Limites da terra: total: 4,431 km
Países fronteiriços: 814 km Iraque, Jordânia 744 km, 222 km Kuwait, Omã 676 km, 60 km Qatar, Emirados Árabes Unidos 457 km, 1,458 km Iêmen
Litoral: 2,640 km
Clima: deserto, áspero e seco, com temperaturas extremas grandes
Terreno: a maioria desabitadas, deserto arenoso
Extremos da elevação:
Ponto mais baixo: Golfo Pérsico 0 m
Ponto mais alto: 3.133 Jabal Sawda ‘m
Recursos naturais: petróleo, gás natural, minério de ferro, ouro, cobre
Uso da terra:
Terra arável: 1,67%
Culturas permanentes: 0,09%
Outros: 98,24% (2001)
Terras irrigadas: 16.200 km ² (1998 est)
Perigos naturais: areia freqüentes e tempestades de poeira
Ambiente – problemas atuais: desertificação; esgotamento dos recursos hídricos subterrâneos, a falta de rios perenes ou corpos de água permanentes levou o desenvolvimento de extensas instalações de dessalinização da água do mar, poluição costeira de derrames de petróleo
Ambiente – acordos internacionais: parte: Biodiversidade, Mudanças Climáticas, Mudanças Climáticas-Protocolo de Kyoto, Desertificação, Espécies Ameaçadas, Resíduos Perigosos, Lei do Mar, Protecção da Camada de Ozônio nenhum dos acordos selecionados: assinado, mas não ratificado
Geografia – nota: extenso litoral no Golfo Pérsico e Mar Vermelho oferecem grande alavancagem no transporte (óleo bruto, especialmente), através do Golfo Pérsico e do Canal de Suez
Fonte: geography.about.com
Geografia da Arábia Saudita
LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA
O Reino de Arábia Saudita encontra-se na península da Arábia, a maior península do mundo, entre o Golfo Pérsico e o Mar Vermelho.
O Trópico de Câncer atravessa o país. Limita-se ao norte com Jordânia, Iraque e Kuwait; ao leste com o Golfo Pérsico, Qatar, os Emiratos Árabes Unidos e Omán; ao oeste com o Mar Vermelho e ao sul com Yemen. O país está formado principalmente de desertos e estepes, com escassa vegetação.
O deserto de areia de Ar-Rub´al-Khali, no sul do país é um dos mais áridos do mundo. A hidrografia é muito pobre. Os rios (waddis), leitos secos, não chegam ao mar e perdem-se nas areias dos desertos. Na costa oeste extende-se a cordilheira de Tihamah, cujas altitudes sobrepassam os 3.000 metros de altitude.
FLORA E FAUNA
As condições climáticas de Arábia Saudita, com abertas planícies e extensos desertos, com um intenso calor de dia e temperaturas frescas à noite são causa de um meio ambiente, o qual a flora e a fauna ficam restringidas a umas poucas espécies.
Juncos e diversas ervas crecem entre as dunas costeiras. As chuvas, sob a forma de águaceiros breves, alimentam a breve floração de várias plantas. Não existem bosques, apesar de que os montes Asir estão cobertos por cedros e oliveiras.
Até este século e com o auge da caça como esporte, Arábia Saudita possuia uma variedade importante de animais. As gazelas sobrevivem em uma quantidade muito reduzida. Cabras montanhesas, lobos e hienas abundam em determinadas zonas, enquanto que os leopardos existem em um número reduzido ao sul de Jedda.
O bacalhau, a cavala e outros peixes abundam nas águas costeiras.
Na Arábia Saudita cultivam-se perto de 400.000 hectares. As palmeiras de dátiles são o cultivo mais importante, seguidos do trigo, a cevada, o milho e o sorgo, que constituem as principais colheitas de grão. O algodão, o arroz e algumas frutas produzem em menor escala.
Fonte: www.rumbo.com.br
Geografia da Arábia Saudita
O Reino da Arábia Saudita – Kingdom of Saudi Arabia ou, em árabe, Al Mamlakah al Arabiyah as Saudiya, com cerca de 2,2 milhões de km², ocupa a maior parte da chamada Península Arábica, no Oriente Médio.
A maior parte do território da Arábia Saudita tem clima desértico, com precipitação pluviométrica pequena e imprevisível, e temperaturas muito altas durante o dia, na maior parte do ano. A precipitação no norte é inferior a 25 mm e no sul é ainda menor.
Apenas as montanhas de Asir tem precipitações apreciáveis, que decorrem das monções do Oceano Índico.
A falta de cobertura de nuvens leva a grandes variações de temperatura entre o dia e a noite e de uma estação para outra, especialmente no interior. Com exceção às terras altas, as temperaturas de verão podem chegar a 55ºC.
No inverno, em contrapartida, ficam em 20ºC durante o dia e podem ser negativas à noite. Nas regiões costeiras, como em Jeddah, a combinação de calor e umidade chega a ser opressiva.
Em função da aridez, a Arábia Saudita não conta com rios ou lagos e muito depende da água do sub-solo.
Fontes e poços artesianos são abundantes em algumas das regiões.
A tecnologia moderna, por sua vez, vem permitindo a dessalinização da água do mar, embora o processo seja oneroso.
As terras aráveis constituem 2% da área do país e as áreas irrigadas somam 16,2 mil km2.
Fonte: www.global21.com.br
Redes Sociais