LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA
PUBLICIDADE
A península da Coréia está dividida em dois no paralelo 38 que separa Coréia do Norte da Coréia do Sul.
A península tem uma longitude de 1.000 quilômetros e o ponto mais estreito é de 216 quilômetros.
Limita ao norte com China e as suas costas estão banhadas pelo Mar do Japão e o Mar Amarelo.
A maior parte da península é montanhosa. Entre os montes mais altos e mais belos encontra-se o Hala (1.950 metros), na ilha Chejudo, o Chiri (1.915 metros) e Sorak (1.708 metros).
Além do território do continente existe um grande número de ilhas. Dentre os muitos rios, destacam o Naktong, Ham e o Kum.
Coréia do Norte encontra-se na parte setentrional da península de Coréia. Limita com China ao norte e com Coréia do Sul, ao sul. As regiões do norte e do leste estão dominadas por abruptas montanhas e não são muito férteis.
FLORA E FAUNA
Existe uma variada e rica fauna graças às especiais condições climáticas da Península Coreana, com mais de 210 famílias com 3.347 espécies.
A península está dividida em três regiões botânicas: a região norte caracterizada pela abundante flora alpina com abetos, pinhos, robles, hayas, cedros e abedules.
Na região central abundam os pinhos e plantas de folhas caducas como hayas, robles e castanhos, fresnos, sauces, tilos, bananas e rododentros. Na região do sul existe uma variedade de camélias, azaléias e gincos. Também há abundância de brejos e plantas medicinais como o famoso ginseg.
A fauna do país está representada pelo urso preto, ratos campestres mandarines, pássaros carpinteiros, veados e uma grande variedade de faisões.
Existem perto de 379 espécies de aves (das que 226 são migratórias), 130 de peixes, 14 de anfibios e 25 de répteis.
O animal mais representativo é o tigre, apesar de já não existir na realidade, permanece em inumeráveis lendas e mitos.
Outro animal importante é o cão de Chindo, original da ilha de Chindo, ao sudeste da Coréia.
Fonte: www.rumbo.com.br
Geografia da Coréia do Norte
A Coréia do Norte se estende por um comprimento de cerca de 400 km de norte a sul, e atinge uma largura máxima de 110 km de leste a oeste.
Sua área é de 120,538 km ².
O país é limitado ao sul pelo paralelo 38, que marca a fronteira com a Coreia do Sul.
Quase 75 por cento de seu território é montanhoso e acidentado.
Grande parte do país é ocupada ar planalto Kaema superou o norte-leste, canais e Nangnim Hamgyong. Estes são conectados ao norte, o Changbai Shan sistema montanhoso dominado por vulcanismo, que é o ponto mais alto do país, Paektu san (“Cabeça Branca”, 2744 m). Localizado na fronteira com a China, esta antiga cratera do vulcão lago tem uma profundidade de 310 m, o Lago Celestial.
No sul, a depressão Chugaryong , uma grande vala cobre a extensão de Seul (Coreia do Sul) Wonsan, na costa leste, entre o norte cadeias cadeia Taebaek, que se estende até a Coreia do Sul . As planícies cobrem menos de um quinto da área total do território norte-coreano.
Eles são encontrados principalmente na borda da costa. Formando uma estreita faixa costeira no Mar do Japão, a leste, que se expandem para o oeste do Mar Amarelo, onde são férteis planícies aluviais, vitais para a agricultura do país.
Paisagem Coréia do Norte
Os principais rios do país são os rios Yalu e Tumen. Tomando a sua liderança de san Paektu, marcam a fronteira com a China. Yalu (790 km) drena o Kaema planalto e deságua no Mar Amarelo.
Intercaladas com cardumes e recifes, é navegável apenas no km 80 último de seu curso. Depende do Mar do Japão, Tumen (590 km) flui para o leste.
Os outros rios são o Taedong o Chong-chon e Chaeryong.
Geografia
A Coreia forma uma península que se estende cerca de 1 100 km a partir do continente asiático. Para oeste é ladeada pelo mar Amarelo (a que os coreanos chamam mar Oriental) e pela baía da Coreia, e para o leste é banhada pelo Mar do Leste(mar do Japão).
A península termina no estreito da Coreia, e no mar da China Meridional (a que os coreanos chamam mar do Sul), no sul.
A parte norte da península, incluindo a Coreia do Norte, tem um terreno composto principalmente por colinas e montanhas, separadas por vales profundos e estreitos, a norte e a leste, e planícies costeiras principalmente a oeste.
O ponto mais elevado da Coreia é o Paektu-san, com 2 744 m. Os rios principais são o Tumen e o Yalu, que desenha a fronteira norte com a Manchúria chinesa.
O clima é relativamente temperado, com a precipitação mais forte no verão, durante uma curta estação chuvosa chamada jangma, e invernos que podem ser por vezes muito frios.
A capital e maior cidade da Coreia do Norte é Pyongyang, e as outras cidades importantes são Kaesong no sul, Sinuiju no noroeste, Wonsan e Hamhung no leste e Chongjin no norte.
Nome Oficial: República Democrática Popular da Coreia (Choson-minjujuui-inmin-konghwaguk) ou Coreia do Norte
Localização Geográfica: Continente asiático. O país se encontra situado no hemisfério norte oriental
População: 24,3 milhões (1996)
Composição demográfica: coreanos 99,8%, chineses 0,2% (1989)
Cidades principais (hab.): Pyongyang (2.355.000), Hamhung (701.000), Ch’ongjin (520.000), Namp’o (370.000), Sonch’on (356.000) (1987)
Fronteiras: China e Rússia (ao Norte); Coreia do Sul (ao Sul); Mar do Japão (a Leste) e Baía da Coreia (a Oeste)
Características: litoral rugoso (L), com estuários (O) e com labirinto de ilhas (SE), território montanhoso, com vales estreitos e pequenas planícies, regiões mais acidentadas (N e L)
Clima: temperado continental
Área: 120.540 km²
Fonte: www.voyagesphotosmanu.com