Breaking News
Home / Turismo / Geografia do Irã

Geografia do Irã

Geografia Geral

PUBLICIDADE

Para ter uma boa compreensão da geografia do Irã, você precisa olhar para ele a partir de perspectivas diferentes. Geografia do Irã é uma composição de diferentes componentes. Alguns dos itens são introduzidos aqui.

Um olhar sobre a localização do Irã, área, cidades e capitais, terreno, clima, população, composição étnica, grupos religiosos e variedades linguísticas pode ser útil em descrever todo o país de uma forma breve.

Geografia do Irão: Localização

O Irã está situado no sudoeste da Ásia, do Oriente Médio. Faz fronteira no lado oriental do Iraque e da Turquia, o lado ocidental do Afeganistão e do Paquistão e do lado Sul do Azerbaijão, Armênia e Turcomenistão.

O maior lago do mundo, Mar Cáspio está no norte do Irã e do Golfo Pérsico, bem como Mar de Oman estão no sul do Irã.

Geografia do Irão: Área

Irã se estende por uma área de 1.648 mil quilometros quadrados, tornando-se o segundo maior país do Oriente Médio, depois da Arábia Saudita.

A costa do Mar Cáspio no norte do Irã é estendido enquanto 650 quilômetros.

O litoral sul do Irã, incluindo o Golfo Pérsico e no Mar de Omã, é de aproximadamente 1.770 km.

Geografia do Irão: Cidades e Capital

O crescimento da população durante as últimas décadas resultou em crescimento da população em algumas cidades iranianas.Teerã, capital do Irã, é habitada por cerca de 14 milhões de pessoas. Apresenta também um adicional de 4 milhões que se deslocam para a cidade para o trabalho diário.

No entanto, existem algumas outras cidades do Irã, que estão crescendo em centros industriais do Irã. Eles consistem de Arak, Ahvaz, Esfehan, Kerman, Shiraz, Tabriz, e Mashad.

Geografia do Irão: Terreno

Existem diferentes áreas geográficas do Irã com a qualidade do terreno particular a essas áreas. Cerca de 1/3 do território do Irã é arável% e apenas 10,4 está sob cultivo. Quase 6% do total da terra é usada para pastagem. Áreas florestais, que são principalmente nas áreas costeiras do norte do Irã, são responsáveis por 4,5% do total do território.

Como um todo, olhando para a geografia do mundo, você vai descobrir logo que o Irã é um dos países mais montanhosos do mundo.

Para além de outras cadeias de montanhas locais, existem duas grandes cadeias de montanhas no Irã:

  • A Cordilheira Alborz. Que seja prorrogado a partir do Noroeste para o Nordeste do Irão, com o pico mais altodo Irão (Damavand, 5671 metros acima do nível do mar), perto de Teerã.
  • A Cordilheira de Zagros. Que seja prorrogado a partir do noroeste para o Sudoeste e Sudeste do Irão, com vários picos superiores a 4000 metros acima do nível do mar.  
  • Os desertos do Irã estão situadas principalmente na metade oriental do Irã.

    Os dois grandes desertos no Irã são chamados:

  • Dasht-e-Kavir, que está localizado no centro do Irã em direção a leste.
  • Kavir-e-Lut, que está no sudeste do Irã.
  • Geografia do Irão: Clima

    Existem diferentes distritos climáticas no Irã. Alguns deles são tão variados que parecem compor uma lista de todos os climas que você pode encontrar em diferentes partes do mundo.

    A planície costeira do Mar Cáspio permanece úmido durante todo o ano, devido à baixa altitude de quase perto do nível do mar.

    A altitude de áreas habitadas no oeste do Irã cria um tempo frio de inverno que normalmente é abaixo do ponto de congelamento.

    O central e leste do Irã passar por variações sazonais climáticas. Em geral, estas áreas são áridas e semi-áridas durante maior parte do ano.

    As planícies costeiras do sul do Irã tem invernos moderados, mas muito quente e os dias de verão extremamente úmidos. A temperatura pode ultrapassar 48 ° C no mês de julho, na parte interior do sul do Irã.

    Geografia do Irão: População

    A população do Irã tem aumentado dramaticamente, com a taxa de crescimento superior a 3,1 por cento. Como resultado, hoje a população do Irã é estimado em duas vezes mais do que o que costumava ser, há três décadas, mais de 66 milhões de pessoas.

    A maioria da população mudou-se para as cidades em busca de maiores oportunidades de emprego.

    Geografia do Irão: composição étnica

    Iranianos composto de vários grupos étnicos que vivem pacificamente uns com os outros desde o início do governo central no Irã, de 550 aC, Achaemenians.

    Como resultado, todas elas partilham a mesma identidade iraniana apesar subtis diferenças étnicas.

    Tal composição étnica inclui persas, Azeries, curdos, baluchis, Lurs, Turkmans, e árabes. Há também judeus, armênios e assírios entre os iranianos.

    Nomads também formar outra entidade étnica do Irão cada um dos quais pertence a um dos grupos acima referidos.

    Geografia do Irão: variedades lingüísticas

    A língua oficial das pessoas que vivem no Irã é persa (Parsi), persa moderno. Esta é a linguagem da educação e da administração que todos estão obrigados a aprender. É claro, diferentes províncias do Irã usar suas línguas maternas em seus canais de TV locais.

    As outras línguas faladas no Irã são curdo, Lurish, baluchis, Taleshi, Gilaki e Mazandarani. O número de dialetos é dezenas de milhares ditas de forma diferente de aldeia em aldeia.

    A maioria das línguas faladas no Irã são de origem indo-européia, exceto para turca, árabe, hebraico, assírio e línguas armênios.

    Geografia do Irã: Grupos religiosos

    O Irã sempre foi um país de rica diversidade religiosa. Várias religiões se originaram do Irã antigo como o mitraísmo eo zoroastrismo.

    Alguns dos nobres iranianos durante Partisan da Época ter divulgado budismo na parte oriental do império parta.

    Não tinha sequer sido alguns templos budistas em algumas das cidades iranianas e cidades.

    Hoje, existem quatro religiões reconhecidas pelo governo do Irã: o zoroastrismo, o judaísmo, o cristianismo eo islamismo.

    Desde século 16, o ramo xiita do Islã passou a ser a denominação oficial do Islã no país.

    Localização

    Banhado ao norte pelo Mar Cáspio e ao sul pelo Golfo Pérsico e o Mar de Omão, Irão encontra-se submerso na Ásia Ocidental, ocupando uma superfície de 1.648.195 km quadrados. Tem fronteiras ao oeste com Iraque, ao noroeste com Turquia, ao norte com as Repúblicas de Armênia, Azerbaijão e Turkmenistão e com o Mar Cáspio, ao leste com Afganistão, ao sudeste com Paquistão e ao sul com o Golfo Pérsico e o Mar de Omã.

    O território está formado por um conjunto de elevados planaltos, abrigados por importantes cadeias montanhosas que alongam-se para o noroeste: os montes Zagros ao oeste e o Elburz ao norte.

    A aridez dos planaltos limita-se as possibilidades agrícolas e por isso a povoação conserva tradições de caráter nômade. Abundam os lagos salgados como o Urnia e entre os rios mais importantes encontra-se o Karun, que é em parte navegável, o Sefid Rud, o Mand e o Karkeh.

    As depressões desérticas chaman-se Kavir, a mais ampla é o Dasht-e-Kavir, ao nordeste do país, enquanto que Dasht-e-Lut, para o sudeste, é inóspito e estéril. As terras baixas exteriores às cadeias montanhosas como Khuzestão, abrangem planícies aluviais fertilizadas pelas águas procedentes das montanhas, sendo mais ricas em água.

    Irão conta com um bom número de ilhas no Golfo Pérsico. Entre as mais significativas encontra-se Minoo, Jark, Saad, Sheij, Kish, Farur, Siri, Abu Mussa, Hengam e Lavan. Os portos mais importantes, situados no Golfo Pérsico, são Abadan, Bandar-e Imam Jomeini, Mahshahr, Deilam, Genaveh, Busher, Bandar Lengeh e Bandar Abbas.

    Fauna e Flora

    Embora os grandes desertos que cobrem parte do território do país, os bosques ocupam perto de 11 por cento da superfície, somando a ampla vegetação que encontra-se nos grandes oásis. A fauna e a flora variam consideravelmente, segundo a região e o clima: nos bosques do norte pode-se ver carvalhos, bordos, faias, freixos e buxos, enquanto que as montanhas estão cobertas de arbustos selvagens, como o tragacanto, goma, ruiva e anileira. Nas regiões temperadas, nas márgens do Kevir, encontram-se árvores de banana, pinheiro, olmeiro, cipreste e nogueira, entre outros.

    Quanto à fauna, esta é muito variada: nas montanhas habitam tigres, lobos, ursos, cervos, queixadas, panteras, raposas, leopardos, chacais e lebres; os desertos acolhem diferentes tipos de serpentes, asnos selvagens e zebras sem raias (espécie endêmica do Irão), enquanto que nas ladeiras das montanhas pode-se ver gazelas, carneiros, bodes e ovelhas de monte. As planícies são propícias para a criação de ovelhas, bodes, vacas, mulas, asnos, cavalos, camelos e búfalos.

    Quanto às aves, predominam os patos selvagens, gansos, cegonhas, gralhas, rolinhas, gorriones, nambús, faisões, pombas, urogalos, águias, falcões, gaviões, urubus e diversas espécies de aves marinhas.

    O esturjão, que produz o melhor caviar do mundo, é o peixe mais significativo do país.

    Fonte: www.rumbo.com.br

    Geografia do Irã

    A localização geográfica do Irã é formada de tal maneira que três diferentes condições climáticas podem ser identificadas em suas várias regiões: o tipo úmido prevalecente na área litoral do Mar Cáspio, o tipo semi-árido, encontrado nas regiões montanhosas e o tipo árido nas expansões desérticas do país.

    Em geral, o Irã possui um clima seco por estar situado dentro de uma corrente seca do globo e devido aos obstáculos impostos pelas cadeias de montanhas de Alborz e Zagross no úmido Mar Cáspio e nas correntes de ar do Mediterrâneo. Contudo, devido à sua localização entre 25 e 40 Graus de latitude e às grandes altitudes nesse país, vários tipos de clima podem ser encontrados.

    A temperatura média anual aumenta do noroeste para o sudeste, de 10 Graus centígrados no Azerbaijão para 25 ou até 30 Graus Centígrados no sul e sudeste. As margens norte e o sul do Irã possuem climas diferentes da costa central e regiões montanhosas durante estações diferentes. Por exemplo, a temperatura média de Bandar Abbas (no Sul), em janeiro alcança 18,5 graus centígrados.

    Geografia do Irã

    Assim, no Irã é possível beneficiar-se dos esportes de inverno nas montanhas e, ao mesmo tempo, do banho nas águas mornas da costa sul a poucas horas de viagem por terra. Existe uma diferença significante na quantidade de quedas de chuva nas várias regiões do país, variando de 2000 mm em Guilan para menos de 100mm nas regiões centrais.

    Geografia do Irã

    A considerável chuva anual do litoral do Mar Cáspio na área norte do Irã trouxe vastas florestas e bosques considerando que as regiões central e desértica do país possuem uma precipitação anual mínima. A queda anual de chuva no país é de aproximadamente 250mm a 300 mm.

    Ha mais de 2000 anos atrás, os habitantes do planalto iraniano, com o objetivo de combater a aridez uniram-se para escavar os chamados Qanates (Canais subterrâneos) para atingir o suprimento de água. Esse método, que tem durado vários séculos e encontrou seu caminho do Irã para o Oriente Médio, Norte da África e até para a Espanha, está ainda hoje em uso no Irã. Além disso, os iranianos têm combatido o clima árido através da construção de represas, implementação de irrigação programada e outras medidas similares.

    Montanhas

    Geografia do Irã

    O Irã é considerado um país montanhoso pelo fato de aproximadamente 90% do seu território estar situado em um planalto e mais da metade do país ser coberto por montanhas.

    O ambiente geográfico do Irã é muito variado. A existência da elevada cadeia montanhosa de Alborz ao norte, de Zagross a oeste e sudoeste, e as montanhas do leste do Irã, que envolvem o planalto iraniano, proporcionam uma robustez montanhosa e um terreno espetacular.

    Ambas as regiões norte e sul do país possuem vastas planícies que formam as ilhas do baixo litoral.

    A altitude de algumas montanhas atingem mais de 4000 metros. As mais importante dessas montanhas são: Damavand a nordeste de Teerã, com uma altura de 5671 metros, Sabalan a oeste de Ardebil, com 4880 metros, Takht-e-Soleiman a noroeste de Teerã e ao sul de Tonkabon com 4309 metros, e Taftan ao sul de Zahedan, com 2042 metros.

    As montanhas do Irã, respeitadas por sua estrutura e robustez, pertencem ao terceiro período e algumas delas possuem origem vulcânica que produzem minerais e são responsáveis por primaveras quentes.

    Rios, Mares e Lagos

    Geografia do Irã

    Com uma área de 424.200 kms quadrados, o Mar Cáspio, limitando o norte do país, é o maior lago do mundo. A parte norte deste grande lago, comumente chamado “Mar” devido à sua imensidade, situa-se nas repúblicas do Azerbaijão, da Rússia, do Kasaquistão e do Turquemenistão e a parte sul que possui uma grande quantidade de peixes, situa-se na República Islâmica do Irã provendo o melhor caviar do mundo. Os vínculos marítimos do Irã com os países europeus atravessam o Mar Cáspio e os canais da Rússia. O Mar Cáspio possui cerca de 1260kms de comprimento e sua largura possui mais de 300 kms.

    Geografia do Irã

    O Golfo Pérsico, situado ao sul do país, possui uma área de aproximadamente 240.000kms quadrados. Seu comprimento é de aproximadamente 900 kms e sua largura varia entre 180 kms e 300kms.

    Está ligado com o Mar de Omã e o Oceano Índico pelos estreitos estrategicamente e geopoliticamente importantes de Hormuz.

    Os rios do Irã, com exceção do navegável rio Karun no sul do país, são de tamanhos modestos.

    Eles geralmente são divididos em três bacias principais: os rios que fluem para o Mar Cáspio ao norte, os que fluem para o Mar de Omã e Golfo Pérsico ao sul e os rios internos. A bacia posterior consiste do Lago de Qom, o Lago de Urumyieh e os pântanos do interior do país.

    População

    Geografia do Irã

    A população do Irã está em torno de 61.900.000, com uma densidade de 38 pessoas por quilômetro quadrado. A nação consiste nos seguintes grupos nacionais e étnicos: Turcos, Curdos, Baluchis, Lurs, Turkemenos, Árabes, Armenos, Assirianos e nômades.

    38,7 milhões de pessoas vivem na área urbana e 23,2 milhões vivem a área rural.

    Fonte: www.webiran.org.br

    Conteúdo Relacionado

     

    Veja também

    Locais Turísticos de Burkina Faso

    UAGADUGU (OUAGADOUGOU), A CAPITAL PUBLICIDADE É a capital de Burkina Faso e foi fundada há mais de …

    Hino Nacional de Burkina Faso

    Une Nuit Seule PUBLICIDADE Une Nuit Seule (também conhecido como L’Hymne de la Victoire ou Ditanyè) …

    Bandeira de Burkina Faso

    PUBLICIDADE A Bandeira de Burkina Faso é formada por duas listras horizontais, de igual largura, sendo a …

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.