PUBLICIDADE
No extremo sul está o Negueb (deserto de Sin). Importante no Negueb era Cades-Barnea, oásis onde os israelitas estiveram após o êxodo do Egito, segundo o texto bíblico.
Cerca de 80 km ao norte estava Bersheba (Bersabéia), por onde passavam importantes rotas de caravanas.
Um pouco mais ao nordeste, Arad, cidade cananéia.
Ao norte do Negueb se estende o território montanhoso de Judá, desde Bersheba até perto de Betel, alguns quilômetros ao norte de Jerusalém.
Há em Judá várias cidades e localidades importantes na história do povo de Israel, como por exemplo:
Hebron (Kiriat-arbá), a cidade mais alta da Judéia – está a 1000 metros de altitude – ligada à história de Abraão e de Davi. Fica a 32 km de Jerusalém Belém, pátria de Davi e lugar tradicional do nascimento de Jesus, está a 7 km de Jerusalém Jerusalém, a cidade conquistada por Davi aos jebuseus e transformada em sua capital Técua, pátria do valente profeta Amós, apenas um povoado a 19 km de Jerusalém Anatot, povoado onde nasceu Jeremias Betânia, terra de Lázaro etc.
Continuando a subir em direção norte, chegamos à região de Samaria, capital do reino do norte, localizada a 60 km de Jerusalém.
Nesta região central encontramos: Ai, Betel, Siquém, Silo, Tirsá, Dotan, cidades cujas histórias deveriam ser cuidadosamente estudadas. Aí estão os mais antigos santuários de Israel.
Ao norte de Samaria está a planície de Esdrelon (Jezreel), um vale ótimo para a agricultura.
Por ali passavam as principais vias de comunicação entre o Egito e a Síria, e para guardar a passagem foram construídas as fortalezas de Ibleam, Taanak, Meguido e Jokneam, cidades com um longo passado de lutas e guerra. Merecem ainda atenção: Bet-shan e Jezreel.
Finalmente chegamos à região da Galiléia, que aparece muito pouco no AT, crescendo, contudo, em o NT, por ser a pátria de Jesus.
Fonte: www.airtonjo.com