Facebook do Portal São Francisco
Google+
+ circle
Home  Taiwan  Voltar

Taiwan

História

Os primeiros habitantes da ilha, se crê que foram os aborígenes emigrados de diferentes ilhas do Pacífico.

No século XV etnias como os hakka em China, fugiram a Taiwan das perseguições que havia no continente e no século XVII, houve outra imigração proveniente da China. No século XVI os portugueses a batizaram como "Ilha Formosa", e depois os holandeses se instalaram em Tainan.

Taiwan pertenceu a China até 1895, em que foi cedida a Japão.

Depois da Segunda Guerra Mundial voltou a incorporar-se a China. Em 1949, o oficial Chang Kai-Chek a converteu em sede do governo nacionalista chino. A partir de então e até sua morte, em 1975, governou a ilha ajudado pelos Estados Unidos. Em 1978 seu filho Chiang Chingkuo, chegou a ser presidente. O governo unipartidário de Koumintang recebeu crescentes críticas, e Chiang Chingko tentou manter o controle e suavizar os ânimos com as eleições. Em 1988, Chiang morreu e lhe substituiu Lee Teng-hui.

ARTE E CULTURA

Em Taiwan pode-se ver a arquitetura tradicional china, praticamente em cada canto do país. Se diferencia do gótico das catedrais européias e do estilo dos jardins japoneses, constando, geralmente de uma estrutura de dois ou três andares rodeada por um muro. Um dos melhores exemplos de arquitetura do período da Dinastia Ching é o Jardim da Família Len.

Enquanto a arquitetura religiosa, Taiwan oferece um bom número de templos. A maioria foram erigidos na época da Dinastia Ching (1644-1911). As colunas com diferentes esculturas de dragões entrelaçados, os caibros com relevos, os beirais com as pontas para cima e outros adornos são as características principais.

Entre os templos de Taiwan tem que destacar o Templo de Lung Shan em Taipei, santuário onde se conservam em muito bom estado obras de arte budista e taoístas junto com outras peças de valor histórico. O Templo de Confucio em Tainan se adapta as descrições arquitetônicas conservados nos textos antigos da Dinastia Chou (1122-1121 a.C.). Enquanto a arquitetura moderna tem que destacar o conjunto elegido em memória de Chiang Kai-Chek, onde abunda o mármore branco. Se distingue o belo telhado inspirado no Altar Celestial de Beijing. Em câmbio, o edifício elegido em memória de Sun Yat-sen, se inspira na arquitetura dos palácios chinos.

Com capacidade para 3.000 pessoas, a construção alberga 14.000 volumes na biblioteca Sun Yat-sen.

Quanto as costumes populares, de origem chino, tem alcançado força nos últimos anos. Freqüentemente infravaloradas, tem prosperado e desenvolvido, igualmente a literatura, poesia e caligrafia. Devemos mencionar a atividade dos piões, com uma antigüidade de mais de 400 anos. Os piões chinos giram enrolados numa corda ao redor e tirando dela ao lança-las ao chão. A escultura de miolo de pão é outra das manifestações populares mais extensas. Os artesãos amassam com destreza uma massa uniforme até conseguir figurinhas coloridas de grande realismo que se utilizam nos templos durante as principais festividades.

Outra das manifestações populares são o vôo de pipas (inventada segundo os escritos fazem mais de 1.500 anos) e utilização dos nós chineses, um antigo sistema de cálculos.

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA

Taiwan encontra-se no sudoeste de China entre Japão e Filipinas. É uma ilha principalmente montanhosa. A ilha, com uns 377 km de longitude e 142 de largura tem uma superfície total de 36.000 quilômetros quadrados e 1.566 km de costa. O pico mais alto é o Hsinkao com 3.997 m. A vertente oriental descende sobre o pacífico rapidamente, enquanto que a ocidental é mais suave e se prolonga por uma planície que chega até a parte meridional do estreito.

FLORA E FAUNA

O rasgo mais característico da agradável paisagem de Taiwan é a cordilheira central que discorre ao largo do eixo norte-sul da ilha.

A ilha pode dividir-se em cinco grandes zonas geográficas: cordilheira central, montanhas vulcânicas, mesetas, planícies e depressões costeiras.

A pesar de seu reduzido tamanho, Taiwan conta com uma grande riqueza e diversidade biológica e geológica. Graças a sua posição e privilegiado clima de tipo tropical, a flora e a fauna da ilha são de grande interesse. Para quem gosta da observação de aves, Taiwan se descobre como um paraíso (especialmente nos meses de outono, quando as aves migratórias, algumas procedentes de Sibéria, se detêm na sua viaje na ilha).

Taiwan oferece também oportunidades para a observação de borboletas, com mais de 400 espécies diferentes.

Quanto a vida marinha, as variedades são quase infinitas. Por outro lado, não tem que esquecer os belos arrecifes de coral, especialmente nas costas de Kenting.

Os mamíferos tem o seu melhor representantes nos ursos pretos (somente no Parque Nacional Yu Shan habitam cerca de 100 animais desta espécie.

LOCAIS TURÍSTICOS

Começaremos o recorrido pela capital, que se encontra no norte da ilha, daremos um passeio pelos arredores e desceremos pela costa leste e a costa oeste do norte. Depois visitamos a Zona Central com ambas costas e finalmente o Sul.

TAIPEI

A capital de Taiwan é uma cidade ativa e barulhenta. A principal atração de Taipei é o Museu do Palácio Nacional, em Wai Shuang Hsi, que alberga uma impressionante coleção da arte china. Outro interessante lugar é o Altar dos Mártires Revolucionários Nacionais, e também vale a pena ver o Museu Nacional de História e o Jardim Botânico. Uma incrível estrutura de mármore branco coberta de telhas azuis rodeada de jardins é o Monumento de Chiang Kaishek.

O templo Lung Shan, um templo budista com influência taoísta, guarda esculturas de pedra, tetos barrocos e decorações de madeira e bronze, dignos de ver.

Uma vez ali o viajante pode se aproximar a Rua das Serpentes, onde se abre a estes animais para vender seu sangue como bebida afrodisíaca, assim como para surpreender no esquartejamento das tartarugas vivas para preparar uma porção que melhora a vista. Depois do espetáculo pode dirigir-se ao Templo de Confucio, um lugar simples e sereno que lhe enchera de paz.

Perto de Taipei encontra-se a Praia de Chinshan, rodeada de colinas cheias de árvores, e não muito longe pode visitar a aldeia pesqueira de Tanshui e degustar seus saborosos mariscos. Em esta zona se encontra a cidade de Taouyan, perto do aeroporto.

O NORTE

PRAIA FULUNG

É uma praia de areias brancas e ondas incrivelmente atrativas para os amantes do surf. Uma vez ali pode-se visitar o pequeno povoado de Fulung.

SHIHTOUSHAN

É conhecida como a montanha da "Cabeça de Leão". É um precioso lugar de bosques frondosos, ermitas, mosteiros e altares, onde os visitantes são benvindos. Nos templos e mosteiros se oferece alojamento ao peregrino.

TAIPINGSHAN

Possui o paisagem montanhoso mais escarpado de Taiwan. A zona é conhecida como a "Montanha Agradável".

HUALIEN

Encontra-se na costa leste de Taiwan e está habitada pelos "ami" uma tribo aborígene de Taiwan, bastante modernizada. É um bom lugar para comprar artesanato de mármore e ônix.

GARGANTA DE TAROKO

Desde Hualien até Tienhsing, terra adentro, se estende esta garganta de pedra de cal de 19 km de longitude. É um dos paisagens mais espetaculares da Ásia.

A Estrada Central comunica a garganta com a cidade de Taichung, no oeste, e em direção ao sul com Hohuanshan, único centro de esqui de Taiwan. O paisagem de toda a rota é estremecedora.

TIENHSIANG

É um lugar formoso que brinda uma paisagem sem igual, que não deve passar-se despercebido. O lugar conta também com uma interessante pagode e um templo simples.

O CENTRO

ALISHAN

É o centro turístico de montanha mais popular de Taiwan. Para chegar ali pode viajar por trem do Bosque de Alishan, e parar em Chiayi e em Juili, uma aldeia com paragens de cascatas e cavernas entre passeios rodeados de bambu. Desde ali pode dirigir-se a "Montanha da Celebração", Chushan, uma excursão, que não esquecerá, caminhando entre as montanhas através de um paisagem climático de enorme beleza.

Outra cidade de montanha digna de ver é Tungpu, menos povoada que Alishan. Taichung é um importante centro cultural e educativo em pleno crescimento comercial. O mas interessante para o visitante é o templo de Pao Chueh, com a estátua de Milefo, e o Buda de Chuanghua de 22 metros de altura, por onde se pode subir através do seu interior.

O SUL

TAITUNG

É um dos centros urbanos mais importantes da costa leste. Ali poderá admirar o Templo de Matzu, a deusa do mar. Desde o porto de Taitung pode-se aceder a ilha de Orquídeas, Lanyu e desfrutar das Águas termais Chihpen.

Em Lanyu, poderá admirar a forma de vida de seus habitantes, que conservam tradições e cerimônias de sua origem aborígene, ainda que os mas jovens não estão tão interessado em mantê-las.

Uma viajem interessante pode ser o recorrido que vai desde Oluanpi ao extremo sul de Taiwan, a Kenting, que possui as melhores praias, rodeadas de colinas e bosques e dali a Chialeshui e Hengchunb.

O centro industrial de Taiwan é Kaohsiung, que conta com mais de um milhão de habitantes. Desde ali pode-se ir a Ilha de Chichin e a Hsiao Luichiu, na baía de Tungkang.

As Ilhas Penghu (pescadores), 64 ilhas cobertas de vegetação, vivem da pesca e são um paraíso de bonitas praias e lugares verdadeiramente interessantes.

TAINAN

É a cidade mais antiga de Taiwan e possui além de uma bela paisagem, uma riqueza histórica importante. Vale a pena visitar ao templo confunciano e ao museu.

Nos arredores encontra-se o Templo de Nankunshen, é o mais poderoso de Taiwan.

POPULAÇÃO E COSTUMES

A maioria da população é china, cerca de 22 milhões de habitantes. Existem uns 300.000 aborígenes das tribos "ami" da costa leste, e os "yami" de Lanyu. A ilha está densamente povoada.

O povo de Taiwan é trabalhador e inteligente, gente muito hospitaleira e cortes que brinda toda a sua cultura aos visitantes que vão ao país. Sem embargo, esta cortesia nada tem que ver com a ocidental, já que é sempre de muito ritual.

Os Taiwaneses tem uns costumes muito peculiares: ao cumprimentar-se não costumam beijar-se ou abraçar-se, pois não expressam seus sentimentos em público.

Na atualidade os jovens tem direito a receber gratuitamente ensino primário e secundário. A formação profissional consiste em um programa de três anos que oferece formação especializada nas áreas de agricultura, comércio, economia doméstica, indústria, produtos marinhos, enfermaria e belas artes. Os programas universitários se inspiram nas instituições ocidentais, incluindo as faculdades de direito, medicina e educação.

ENTRETENIMENTO

As atividades mais aconselháveis tem muito que ver com a geografia da ilha. O viajante poderá desfrutas de excursões através das montanhas em rotas rodeadas de uma atrativa vegetação. Para algumas delas necessitará uma permissão de montanha. E mesmo que parece incrível, em Taiwan existe uma estação de esqui.

As praias de Taiwan, que incluem as das ilhas são limpas e o clima é muito agradável, esta é outra atividade relaxante e ideal para as férias.

Participar das cerimônias aborígenes é também uma interessante forma de observar uma cultura diferente.

Todos os sábados e domingos se celebram Operas de Taiwan, que se distingue ligeiramente da ópera de Pekín, no edifício do Doutor Sun Yatsen de Taipei, e a noite no Centro de Cultura e Atividades das Forças Armadas Chinas. Outro dos espetáculos recomendados são as marionetes, em dialeto min-man, acompanhadas de tambores, gongos e alguns instrumentos ocidentais.

FESTIVIDADES

Dia 10 de outubro, Aniversário da Revolução de 1911 e as festas budistas, muito freqüentes e numerosas.

Entre as principais festividades destacam a Festa da Primavera, que marca o Ano Novo Chino. As famílias realizam sacrifícios das antepassados e se disparam foguetes para espantar os espíritos malignos. A Festa do Lampião, conhecida como yuan Hsiao, tem lugar duas semanas depois do ano novo. Começa com um espetáculo de fogos artificiais e alcança seu ponto culminante com uma procissão de lampiões de até três km de longitude. A Festa da Barca do Dragão é outra das festividades mais importantes. Se celebra no quinto dia do quinto mês da lua, que coincide com o começo do verão. Finalmente temos que destacar a Festa de Meados do Outono que celebra as colheitas.

TRANSPORTES

Avião

O mais econômico para chegar a Taiwn é faze-lo via Hong Kong, Japão, ou Coréia. A 34 km de Taipei encontra-se o Aeroporto Internacional Chiang Kaishek e outro mais pequeno ao sul da ilha, perto da cidade de Kaohsiung. Eva Air, é a companhia que serve os vôos internacionais.

As principais linhas aéreas internas são China Air Lines (CAL) e Far Eastern Airlines Transport (FAT). Ambas são baratas, e são um bom modo de recorrer o país.

Barco

Desde Japão zarpam ferrys até Taiwan semanalmente. Se recomenda fazer reservas com antecedência. Existe um ferry para automóveis diário entre Keelung e Hualien e outro entre Kaohsiung e Makung (Ilhas Pescadores). Duas vezes por semana outro ferry zarpa de Taitung até Lanyu.

Trem

Os serviços ferroviários são também invejosos. É aconselhável fazer reservas com antecedência.

Ônibus

Taiwan possui uma boa rede de ônibus. São mais velozes e mais baratos que o trem.

Fonte: www.rumbo.com.br

Taiwan

Localização Geográfica

Taiwan é uma província chinesa situada no sudeste da plataforma continental da China. A superfície terrestre mede 36 mil quilômetros quadrados, contando com mais de 80 ilhas, sobretudo a Ilha de Taiwan, ilhas próximas e o arquipélago de Penghu.

Taiwan é banhada pelo Mar Leste ao norte, com as Ilhas de Ryukyu a nordeste; o Oceano Pacífico a Leste e com o Estreito de Bash a Sul, próximo das Filipinas. Cerca de 130 quilômetros a dividem da província de Fujian, formando o Estreito de Taiwan. A estratégica província domina o centro da rota marítima do Pacífico Oeste.

Estreito de Taiwan

O Estreito de Taiwan possui 380 km de Norte a Sul e 190 km em média de leste a oeste. Sua faixa territorial mede apenas 130 km - desde Xinzhu em Taiwan ao Pingtan em Fujian. O clima é agradável com ventos suaves. A névoa formada no topo das montanhas de Taiwan pode ser avistada de longe, bem como as costas de Fujian e o Monte Jilong, que emerge ao Norte daquela província.

Relevo Geográfico

A Ilha de Taiwan, que corresponde por mais de 97% da superfície de toda a província, é o maior ilha da China. A geografia montanhosa responde por 2/3 da ilha. A Serra Central, a Serra Yushan, a Xueshan, a Ali e a Taidong(Serra Costal) constituem as cinco maiores serras da Ilha. Taiwan se caracteriza pela elavada formação em seu centro - a Serra Central se estende de Norte a Sul como uma linha divisora – enquanto vê diminuídas as elevações de Leste a Oeste. O pico Yushan, o principal da Serra Yushan, atinge 3.997 metros, sendo o ponto mais alto de Taiwan.

Clima e Produtos

Taiwan fica entre a zona temperada e tropical, contando com o clima tropical e subtropical. Acercado por mares e ajustado por monção marítimas, o clima é suave com temperatura anuais de 22 em média, com exceção nas altas montanhas. A região, no geral, também é livre de nevascas ou geadas. Há uma linha sujeita à neve acima de 3000 metros. Taiwan é geralmente afetada por tufões.

A área florestal corresponde a mais de 50% de seu território. A reserva de madeira ultrapassa casa de 300 milhões de metros cúbicos. Influenciado pelas variações climáticas, a ilha possui quase 4 mil espécies de arvores tropicais, subtropicais, temperadas e glaciais. As florestas industriais dominam 4/5 da área da área florestal. As reservas de cânfora ocupam o primeiro lugar do mundo. A cânfora e o óleo canforado são produtos especiais de Taiwan, responsável por 70% da produção mundial.

Banhado por mares em todos os lados, além de ser confluência dos correntes quentes e frias, Taiwan produz mariscos e mais de 500 espécies de peixes. Gaoxiong, Jilong, Suao, Hualian, Xingang e Penghu são localidades pesqueiras famosas. Além disso, o sal produzido em Taiwan é também muito conhecido.

Fonte: portuguese.cri.cn

Taiwan

Nome oficial: República da China (Território da Ilha de Taiwan ou Formosa) (Chunghua Min Kuo).

Nacionalidade: chinesa, taiuanesa ou formosina.

Data nacional: 10 de outubro (aniversário da Revolução).

Capital: Taipé.

Cidades principais: Taipé (2.598.493), Kaohsiung (1.436.142), Taichung (901.961), Tainan (717.811), Panchiao (519.459) (1997).

Idioma: mandarim (oficial), chinês dialetal.

Religião: crenças populares chinesas 48,5%, budismo 43%, cristianismo 7,4%, islamismo 0,5%, outras 0,6% (1994).

GEOGRAFIA

Localização: leste da Ásia, mar da China Oriental.
Hora local: +11h.
Área: 36.202 km2.
Clima: subtropical (N) e tropical (S).

POPULAÇÃO

Total: 22 milhões (2000), sendo chineses taiuaneses 84%, chineses continentais 14%, grupos étnicos autóctones 2% (1996).
Densidade: 611,84 hab./km2.
População urbana: 68% (1997).
População rural: 32% (1998).
Expectativa de vida M/F: 74/80 anos (1998).
Mortalidade infantil: 6 por mil nascimentos (1998).
Analfabetismo: 5% (1998).

POLÍTICA

Forma de governo: República com forma mista de governo.
Divisão administrativa: 17 condados e 7 municipalidades.
Principais partidos: Nacionalista da China (Kuomintang), Democrático Progressista, Novo.
Legislativo: bicameral - Assembléia Nacional, com 334 membros (228 representantes locais e 6 delegados aborígines, 20 chineses de ultramar e 80 nacionais); Yuan Legislativo, com 225 membros (176 eleitos por voto direto e 49 por voto indireto), com mandatos de 4 e 3 anos, respectivamente.
Constituição em vigor: 1947.

ECONOMIA

Moeda: novo dólar de Taiwan.
PIB: US$ 261,6 bilhões (1998).
PIB agropecuária: 2,9% (1998).
PIB indústria: 34% (1998).
PIB serviços: 63,1% (1998).
Crescimento do PIB: 4,8% ao ano (1998).
Renda per capita: US$ 12.333 (1999).
Força de trabalho: 9,6 milhões (2000).
Agricultura: arroz, batata-doce, milho, cana-de-açúcar.
Pecuária: suínos, ovinos, caprinos, aves.
Pesca: 1,3 milhão de t (1997).
Mineração: carvão, mármore, dolomita.
Indústria: produtos eletrônicos (principal: computadores), petroquímica (plástico), automobilística, têxtil (fios sintéticos).
Exportações: US$ 110,6 bilhões (1998).
Importações: US$ 104,7 bilhões (1998).
Principais parceiros comerciais: Japão, EUA, China.

Fonte: www.portalbrasil.net

voltar 12345avançar
Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal