Categorias: Turismo
| On 8 anos ago

Modo de Vida no Japão

Compartilhar

Moradia

O estilo de vida do Japão mudou muito depois da 2ª Guerra Mundial, quando um grande número de pessoas deixou a região rural para se fixar nas cidades, trocando o campo pelo trabalho em escritórios. É costume dos lares japoneses que três ou mais gerações da mesma família vivam sob o mesmo teto.

Em geral, as casas tradicionais são feitas de madeira e sustentadas por pilares do mesmo material. As construções mais recentes, porém, já seguem o padrão ocidental representado pelos amplos prédios de apartamentos levantados com ferro e cimento. No entanto, o costume de se ter pelo menos um aposento em estilo japonês com piso de tatami e de não usar sapatos dentro de casa ainda é preservado. O genkan, ou entrada, serve como lugar para se tirar, guardar e calçar os sapatos. As pessoas normalmente colocam chinelos para usar dentro de casa.

O tatami é uma espécie de esteira feita com uma base de palha e é usada para forrar os lares japoneses há 600 anos. Cada peça mede entre 0,95 x 1,91m, e o tamanho dos quartos é normalmente medido pelo número de tatamis que se encaixam no aposento. O piso feito com esse material é fresco no verão e morno no inverno.

Comida

A palavra que significa refeição em japonês é gohan. Mas, na verdade, o termo se refere ao arroz cozido, a base da alimentação dos japoneses, do café da manhã ao jantar.

Uma refeição tradicional consiste em arroz branco, peixe grelhado, algum tipo de vegetal cozido, sopa (geralmente sopa de missô) e vegetais em conserva (tsukemono). Atualmente, outros componentes já foram incorporados ao menu, como pão, macarrão e carnes. Fast-food, hambúrguer e frango frito são bastante populares entre crianças e jovens japoneses, assim como em qualquer país do mundo.

Sushi, sashimi, tempurá, sukiyaki e outras comidas japonesas bastante apreciadas no exterior possuem verdadeiros templos no Japão.

Antes de comerem, os japoneses falam “itadakimassu”, em sinal de educação, que significa mais ou menos “com licença, vou comer a comida”. Ela expressa, também, a gratidão a todos que trabalharam para preparar a refeição. Depois de comerem, as pessoas agradecem dizendo: “gotissossama deshita”, ou “estou satisfeito, a comida estava muito boa”.

Vestimenta

O traje tradicional do Japão é o kimono, geralmente feito de seda, com mangas largas e que vão até os calcanhares. São presos com uma cinta larga chamada obi. Atualmente, os kimonos são vestidos em ocasiões especiais, como em festivais, casamentos e cerimônias de graduação.

No verão, costuma-se usar uma vestimenta mais leve e informal chamada yukata, também em ocasiões apropriadas. No dia-a-dia, os jovens preferem roupas ocidentais, como camisetas, jeans, camisas pólo e agasalhos; as mulheres vestem tailleurs para ir trabalhar e os homens ternos.

Fonte: www.japao.org.br

admin