Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Benin  Voltar

Benin

História

O reino Abomey dos povos Dahomey, ou Fon, foi criada em 1625.

A rica vida cultural floresceu, e máscaras de madeira de Dahomey, estátuas de bronze, tapeçarias e cerâmica são de renome mundial.

Uma das regiões menores e mais densamente povoadas da África, Daomé foi anexado pelos franceses em 1893 e incorporado em África Ocidental Francesa em 1904. Tornou-se uma república autônoma dentro da Comunidade Francesa em 1958, e em 01 de agosto de 1960, o Daomé foi concedida a sua independência dentro da Comunidade.

O general Christophe Soglo depôs o primeiro presidente, Hubert Maga, em um golpe militar em 1963. Ele negou que o governo civil em 1965, proclamando-se chefe de Estado. Um grupo de jovens oficiais do exército tomou o poder em dezembro de 1967, depondo Soglo.

Em dezembro de 1969, Benin teve sua quinta golpe da década, com o exército novamente tomar o poder.

Em maio de 1970, uma comissão de três homens presidencial com um mandato de seis anos foi criado para assumir o governo.

Em maio de 1972, outro golpe militar derrubou o triunvirato e instalado o tenente-coronel Mathieu Kérékou como presidente.

Entre 1974 e 1989, o socialismo Daomé abraçou, e mudou seu nome para República Popular de Benin.

O nome Benin comemora um reino Africano que floresceu a partir do século 15 ao 17 no que é hoje sudoeste da Nigéria.

Em 1990, Benin abandonado ideologia marxista, começou a se mover em direção à democracia multipartidária, e mudou seu nome de novo, para a República do Benin.

Benin

Uma economia conturbada

Até o final da década de 1980, a economia do Benin foi perto do colapso. Como o seu boom do petróleo terminou, Nigéria expulsa 100.000 beninenses trabalhadores migrantes e fechou a fronteira com o Benin. Coletivização socialista Kérékou da Agricultura de Benin e da burocracia balonismo ainda mais danos à economia. Em 1988, as instituições financeiras internacionais temiam Benin seria padrão em seus empréstimos e pressionados Kérékou para fazer reformas financeiras.

Kérékou posteriormente embarcou em uma campanha de privatização importante, cortar a folha de pagamento do governo, e reduziu os serviços sociais, levando alunos e agitação sindical. Temendo uma revolução, Kérékou concordou com uma nova constituição e eleições livres. Em 1991, Nicéphore Soglo, economista e ex-diretor do Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento, foi eleito presidente. Embora ele contou com o apoio generalizado no início, Soglo gradualmente tornou-se impopular como medidas de austeridade reduziram os padrões de vida e de uma desvalorização cambial de 50%, em 1994, a inflação causada. Kérékou derrotou Soglo nas eleições de 1996 e foi facilmente reeleito em Março de 2001. Os limites de mandato impediu de correr novamente.

Em abril de 2006, Yayi Boni assumiu a presidência. O Banco Mundial eo FMI concordaram em cancelar a maior parte da dívida externa do Benim depois que o país demonstrou significativas reformas econômicas.

Em 2010, as inundações destruíram 55.000 casas, matou dezenas de milhares de animais, e deslocadas 680.000 pessoas. Houve 46 mortes.

Depois de dois adiamentos, as eleições presidenciais foram realizadas em 13 de março de 2011. De acordo com o Tribunal Constitucional do Benin, Yayi Boni Compete ganhou 53% dos votos. Seu principal adversário, Adrien Houngbedji, contestou os resultados, alegando fraude e reivindicar a vitória para si mesmo.

As eleições parlamentares seguido em abril de 2011, e estabeleceu um novo governo, incluindo Pascal Koupaki como primeiro-ministro, Nassirou Bako Arifari como ministro das Relações Exteriores, Benoît Assouan Degla como ministro do Interior, e Mathys Adidjatou como ministro das finanças; Issifou Kogui N'Douro permaneceu como defesa ministro.

Geografia

Esta nação Oeste Africano, no Golfo da Guiné, entre o Togo no oeste e no leste da Nigéria, é sobre o tamanho do Tennessee.

É banhada pelo Burkina Faso e Níger ao norte.

A terra consiste em uma estreita faixa costeira que se eleva a um patamar, pantanoso floresta e depois para terras altas do norte. É quente e úmido o clima de todo o país.

Governo

República sob uma regra democrático multipartidário.

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal