Pontos Turísticos da Síria

PUBLICIDADE

Num cenário natural, de montanhas escarpadas, prados verdes e vastos desertos, praias tranqüilas picos de montanha cobertos de neve e vales férteis, se desenvolve a misteriosa e tranqüila Síria.

Sua rica herança histórica faz este país sumamente importante. Em cada canto se percebe o enlace de culturas.

Durante centenas de anos a terra que se estende entre o Mediterrâneo e o Eufrates foi o cenário onde se fez a história.

A capital, Damasco, esta considerada como uma das cidades mais antigas do mundo e o alfabeto encontrado em umas tábuas de barro em Ugarit, é o mais antigo conhecido na história.

Cidades como Palmira, a pérola do deserto, guardam lendas apaixonantes de antigas civilizações. Uma viajem através da Síria é uma passagem através do mundo da arte, da história da cultura e das relações humanas.

Tolerância e hospitalidade são as características que definem o caráter de sua gente. O visitante pode andar livremente por esse país, sem problemas e não deve esquecer que o trato com as mulheres é muito mais relaxado em Síria que em outros países vizinhos. Em definitivo Síria oferece ao viajante os esplendores de um rico passado e, ao mesmo tempo, o refinamento próprio de uma cultura milenária.

Ao viajar para a Síria, você adorará visitar pontos turísticos populares e desfrutar da cultura local. Entre outras coisas para fazer na Síria, você certamente pode explorar algumas das melhores coisas para fazer na Síria para tornar sua viagem gratificante.

Atrações turísticas da Síria

Palácio Al Azem

O Azem é um palácio do século XVII construído como residência de As’ad Pasha al-Azm, governador de Damasco. Durante a ocupação francesa da Síria e do Líbano, tornou-se a sede do Instituto Francês.

Agora abriga o Museu Sírio de Artes e Tradições. Um alívio bem-vindo da agitação de Damasco e um lugar perfeito para desfrutar de um chá.

Krak dos Cavaleiros

Krak des Chevaliers é um imponente castelo dos antigos cruzados. Localizado não muito longe da cidade de Homs, o Krak foi construído no século XI.

É amplamente considerado um dos castelos medievais preservados mais importantes do mundo. A sua localização é importante porque durante a primeira cruzada o castelo dominava um vale que era a única rota da cidade de Antioquia a Beirute e ao Mediterrâneo.

Krak des Chevaliers é um Patrimônio Mundial da UNESCO.

Mesquita Omíada

Também conhecida como a Grande Mesquita de Damasco, a Umayyad é uma das mesquitas mais antigas do mundo. Foi construído no século VII após a conquista muçulmana de Damasco. Hoje em dia é visto como uma obra-prima da arquitetura islâmica primitiva.

Faz parte do centro histórico de Damasco, listado como Patrimônio Mundial.

Souq Al-Hamidiyah

O Souq Al-Hamidiyah é o maior e central souq da Síria. Localizado no coração da Velha Damasco, é um dia perfeito para explorar junto com a cidadela e a Mesquita Umayyad. Deixe todas as suas compras de última hora para este lugar!

A Cidadela de Alepo

A cidadela de Aleppo é um enorme palácio fortificado no centro da Cidade Velha. A utilização deste local como colina de fortificação remonta ao terceiro milênio AC.

O Castelo passou por diversas ocupações e remodelações ao longo dos anos. Mais recentemente, em 2017, quando foi reaberto aos visitantes após a batalha por Aleppo durante a guerra civil. Infelizmente, a cidadela é uma das únicas atrações de Aleppo que sobreviveu à guerra. A Grande Mesquita de Aleppo e o souk foram completamente destruídos.

A Cidadela de Aleppo está listada na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO junto com a Cidade Velha de Aleppo.

Palmira

Provavelmente a mais famosa de todas as atrações turísticas da Síria, Palmira foi uma das maiores cidades do mundo antigo. Existindo há milênios, a cidade tornou-se um ponto comercial para caravanas na rota da seda.

Os pedágios cobrados permitiram a construção dos melhores projetos de construção do mundo na época. Atingiu o apogeu como cidade-estado romana no século III.

Palmira é um patrimônio protegido pela UNESCO. Os projetos de reconstrução estão atualmente em operação após a remoção da ocupação do ISIS em 2017.

É habitada desde o segundo milênio a.C. e foi um importante centro comercial de caravanas.

Antes da guerra na Síria, as ruínas de Palmira atraíam milhões de turistas todos os anos. E estavam lotados de camelos, vendedores de souvenirs, restaurantes e hotéis. No entanto, desde que o ISIS assumiu Palmira em 2014, o local tornou-se famoso pelas atrocidades que acolheu e sofreu. No entanto, apesar do Templo de Bel e parte da Grande Colunata terem sido explodidos com dinamite, as ruínas são tão grandes que ainda há muito para ver. Especialmente ao longo do Senado, da corte e dos templos de Baal Shamin e Nabu.

Hoje em dia, os visitantes precisam de autorização especial para visitar Palmira e devem estar acompanhados por um guarda escoltado. Isto é por razões de segurança, já que Palmira fica no meio do deserto e a estrada que leva até lá está cheia de postos de controle e radares militares que visam soldados do ISIS.

Bosra

Bosra, uma cidade a uma hora e meia ao sul de Damasco e na fronteira com a Jordânia, abriga o teatro romano mais bem preservado do mundo. Sim, está muito mais bem preservado do que qualquer teatro romano na Itália. Além disso, você provavelmente terá tudo para você. Consequentemente, este Patrimônio Mundial da UNESCO é um local obrigatório a visitar na Síria.

Como você deve estar se perguntando, o teatro não está sozinho. Fica dentro de uma fortaleza e já fez parte de uma grande cidade romana, agora em ruínas. No entanto, visitar as colunas e os restos dos seus banhos públicos, templos e casas também é uma das melhores coisas para fazer em Bosra Síria. Principalmente com um suco de laranja fresco na mão.

Bosra também é uma visita interessante pela sua história recente, pois é a única parte do país não controlada pelo governo que os turistas podem visitar. Porém, apenas durante o dia, pois não são permitidas pernoites.

Bosra ainda está sob o controlo do Exército Sírio Livre (ELS) e as suas bandeiras estão por todo o lado.

Não há exército sírio aqui, embora haja uma forte vigilância por parte do exército russo. Além disso, os habitantes locais são semelhantes aos povos da Jordânia e da Arábia Saudita.

Maaloula

Maaloula é uma aldeia montanhosa muito especial para visitar na Síria. É uma das únicas três aldeias onde os habitantes locais ainda falam aramaico, a língua de Jesus Cristo.

O local abriga vários mosteiros cristãos que sofreram graves danos durante a recente guerra civil, o que o torna uma visita obrigatória devido à sua história antiga e recente.

O que faz de Maaloula um dos 10 lugares mais bonitos para visitar na Síria são os seus antigos mosteiros. Principalmente os de São Sarkis e Santa Tecla. Você os encontrará a 30 km ao norte de Sednaya, ou seja, a cerca de 60 km de Damasco, no topo de uma colina. Muitos visitam os dois locais no mesmo dia, numa viagem de um dia saindo da capital síria.

Sednaia

Sednaya é uma cidade nas montanhas sírias famosa por abrigar o maravilhoso Mosteiro Ortodoxo Grego de Nossa Senhora de Sednaya. O imperador bizantino Justiniano I fundou-o em 547 dC, o que o torna um dos mosteiros em funcionamento mais antigos do mundo.

O mosteiro fica no topo de uma colina a cerca de 1.500 metros acima do nível do mar. Portanto, os visitantes terão que subir muitas escadas para chegar ao seu portão, mas serão recompensados com vistas incríveis da cidade e das montanhas próximas. Além disso, o local é famoso pela sua iconóstase, particularmente pelo ícone da Virgem Maria, venerado tanto por cristãos como por muçulmanos, pois reza a lenda que ela apareceu a cristãos e muçulmanos neste mesmo local.

Como o mosteiro fica a menos de 30 km de Damasco, é uma excelente viagem de um dia saindo da capital síria. Além disso, é um local de peregrinação e um local imperdível para os cristãos na Síria e o sofrimento que esta sofreu durante a recente guerra civil.

Melhores cidades para visitar na Síria

Damasco

Damasco é a capital e maior cidade da Síria. Tal como as vizinhas Tiro e Sidon, no Líbano, Damasco é uma das cidades habitadas mais antigas do mundo. Portanto, é uma mistura vibrante de diferentes culturas e vestígios históricos. Para minha surpresa, me senti muito seguro explorando Damasco tanto durante o dia quanto à noite, por isso recomendo fortemente não perder um passeio noturno.

Os melhores lugares para visitar em Damasco estão espalhados pelos bairros cristãos, judeus e xiitas da cidade. As atrações imperdíveis em Damasco incluem o animado e antigo souk da cidade, que é um local ideal para comprar algumas especiarias, artes e ofícios, tapetes e lembranças, enquanto ajuda os habitantes locais a superar as muitas crises recentes. Há também muitas barracas de comida, então experimente kebabs frescos, hummus, falafels, baklavas e sorvetes.

Além disso, não deixe de visitar a mesquita Umayyad, o local de culto continuamente funcional mais antigo do mundo. Já foi o Templo Romano de Júpiter e agora é a quarta mesquita mais sagrada do Islã.

Este impressionante edifício está aberto à visitação, então cubra-se adequadamente (abayas disponíveis no portão) e desfrute de seus pátios, minarete e áreas de oração. Além disso, é aqui que está enterrada a cabeça de João Baptista, pelo que o local é também um importante local de peregrinação para os cristãos.

Por fim, explore a igreja subterrânea de Santa Ananias, perca-se nas ruas estreitas, aviste os arcos romanos na Via Recta, converse com o máximo de moradores locais que puder e faça uma degustação de vinhos.

Aproveitamos o doce vinho sírio todas as noites e até fomos à festa e ao karaokê, como vocês podem ver nos meus stories do Instagram da Síria.

Não admira que o centro histórico da cidade seja Patrimônio Mundial da UNESCO!

Alepo

Aleppo é a segunda maior cidade da Síria e também uma das mais antigas cidades continuamente habitadas do mundo. No entanto, é uma das cidades da Síria mais afetadas pela recente guerra e pelo terremoto.

Consequentemente, o souk e a Grande Mesquita de Aleppo, que costumavam ser os principais pontos turísticos da Síria, estão agora em grande parte em ruínas. No entanto, a cidadela de Aleppo, Patrimônio Mundial da UNESCO, ainda está de pé e é sem dúvida um dos locais mais bonitos para visitar na Síria.

A cidadela de Aleppo é uma fortaleza no topo de uma colina no centro histórico de Aleppo. Abriga um grande teatro, um museu e várias torres que oferecem vistas incríveis de Aleppo.

Este palácio fortificado está em serviço desde 3.000 a.C. e também foi usado como fortificação durante a guerra recente. Apesar de algumas partes estarem em reforma, é um lugar incrível para se visitar em Aleppo.

Não deixe de passear também pelo antigo souk, que já teve mais de 12 km de extensão. Agora é uma área muito triste, pois apenas 10% de suas barracas ainda estão de pé. No entanto, é a história viva da cidade e comprar coisas no souk é uma ótima maneira de ajudar os habitantes locais.

Por fim, confira a Al Joubaili Soap Factory, a fábrica de sabonetes mais antiga do mundo. Junto com o Baron Hotel, o mais antigo em operação na Síria, onde Agatha Christie, David Rockefeller, Yuri Gagarin (que amava a floresta no Quirguistão) passaram uma noite.

Homs

Homs é a terceira maior cidade da Síria e talvez a que mais sofreu durante a recente guerra civil. Consequentemente, muitos viajantes ignoram Homs no seu itinerário na Síria, pois visitar a cidade pode parecer um turismo sombrio/de guerra. No entanto, como tivemos que passar uma noite na cidade no caminho de volta de Palmira, demos uma volta pelo centro da cidade pela manhã e aprendemos muito com isso.

Visitar Homs é emocionante. A cidade foi por mais de 2.000 anos um importante centro agrícola e comercial. Uma ligação entre as terras altas e o mar Mediterrâneo.

E um local de irmandade entre cristãos e muçulmanos, pois acolhe diversas igrejas e mesquitas lado a lado. No entanto, após o cerco de Homs, agora é também o lar de intermináveis pilhas de rochas e prédios de apartamentos quase vazios.

O que me lembro da nossa caminhada são as pessoas. Como nos abordaram pedindo para tirar fotos, algo que todos queríamos evitar.

Como eles compartilharam seus sofrimentos e nos pediram para mostrar ao mundo o que aconteceu com sua casa, sua terra e seu país. E como eles continuaram cavando nas ruínas para encontrar seus pertences, algo para vender e uma maneira de começar de novo. Junto com a comida. O cheiro delicioso de falafel saindo das poucas bancas do mercado que reabriam. E os imbatíveis doces à base de queijo que outrora fizeram de Homs um destino gastronômico.

Embora o centro da cidade esteja certamente em grande parte em ruínas, alguns subúrbios sobreviveram ao cerco e a vida continua quase normal nessas áreas. Experimentar o contraste também é uma das melhores coisas para se fazer na Síria. Você pode ver mais do meu tempo em Homs nas minhas histórias no Instagram da Síria.

Hama

Hama é a quarta maior cidade da Síria e a mais conservadora entre as principais cidades da Síria. Fica às margens do rio Orontes, no centro-oeste da Síria, a caminho de Krak des Chevaliers. Portanto, a maioria dos turistas (inclusive eu) só visita Hama em um almoço rápido e uma parada para caminhada no caminho de/para Krak des Chevaliers.

Hama é famosa pelo seu histórico sistema de irrigação, composto por várias rodas d’água impressionantes. Algumas dessas norias chegam a atingir 30 metros de comprimento e já ajudaram os agricultores a irrigar suas terras. Porém, hoje em dia o rio está quase todo seco e as rodas d’água viraram ornamentos turísticos.

No entanto, ver os moradores locais nadando nas proximidades e relaxando perto da placa “Eu amo Hama” depois de saborear uma deliciosa refeição no restaurante Aspasia é uma das melhores coxas para se fazer na Síria.

Lataquia

Latakia é a quarta maior cidade da Síria e é a principal cidade turística à beira-mar. É onde as florestas sírias encontram o mar Mediterrâneo, portanto, um lugar de grande beleza natural.

Apesar das praias sírias terem sido recentemente mais famosas pela sua enorme crise de refugiados, tempos melhores chegaram. Assim, muitos hotéis e restaurantes estão reabrindo na região.

Se você quiser reservar um tempo para lembrar a crise recente e ajudar gastando algum tempo e dinheiro no local, não deixe de visitar Latakia. Aqui você encontrará belos edifícios históricos, belos monumentos, alguns castelos e deliciosos frutos do mar. Tudo na fronteira com a Turquia, a cerca de 150km de Aleppo e 350 km de Damasco.

Fonte: www.colegiosaofrancisco.com.br/www.rockyroadtravel.com/yourlastborders.com

Veja também

Pontos Turísticos da Tailândia

PUBLICIDADE Ao olhar detidamente as fotografias dos numeroso folhetos que anunciam e promovem a Tailândia, …

Pontos Turísticos do Tajiquistão

PUBLICIDADE O Tajiquistão é o menor país da Ásia Central e ainda assim tem quase cinco vezes …

Pontos Turísticos do Sri Lanka

PUBLICIDADE Locais Turísticos do Sri Lanka Sri Lanka oferece lugares dignos de serem visitados. Desde …