Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Tailândia  Voltar

Tailândia

História

A Tailândia é um dos poucos países da Ásia que escaparam à colonização européia. E também não sofreu com violentas guerras, crescendo continuamente.

O território da Tailândia tem, aproximadamente 513.115 km2 e sua população está próxima dos 62 milhões de habitantes.

A língua oficial é o thai, que significa livre em tailandês. Dona de uma cultura riquíssima, a Tailândia tem muitas curiosidades para oferecer.

Uma das curiosidades tailandesa, por exemplo, é que é falta de educação tocar a cabeça de alguém. Assim como não se deve colocar o pé num nível mais alto que a cabeça de outra pessoa. Principalmente se essa pessoa for de um nível social mais alto. Apesar de os turistas ocidentais serem recepcionados com apertos de mãos.

A cultura tailandesa diz que deve-se cumprimentar outra pessoa com uma pequena referencia inclinada, o wai. E, não se esqueça de retirar os sapatos antes de entrar nos templos.

O esporte mais tradicional da Tailândia é o Muay Thai ou Boxe Tailandês, que também se deriva no Krabi Krabong – uma arte marcial.

Todo mês de setembro acontecem as curiosas Regatas Internacionais da Tailândia, no rio Chao Phraya – que contam com exposições de artesanato, música e dança. A culinária tailandesa também está entre as mais curiosas do mundo. Os tailandeses procuram misturar, através de ervas, especiarias e frutas, os quatro sabores (doce, salgado, azedo e amargo) em todos os seus pratos.

Outras curiosidades da Tailândia são os festivais. Desde fevereiro as festividades para comemorar os ensinamentos de Buda são vistas pelas ruas, chegando ao clímax em maio, mês em que Buda nasceu. Há ainda o Festival das Flores e o Makkha Buchaa – com procissões de velas. O Ano Novo Chinês, quando as casas são limpas e pelas ruas danças com leões e dragões são iluminadas por fogos de artifício. Durante o Festival das Velas milhares de velas ricamente decoradas são levadas à imagem de Buda.

Tailândia

Se você estiver interessado em conhecer mais de perto as curiosidades da Tailândia é melhor anotar essas dicas do que levar na bagagem. Roupas de algodão ou sintética, leves e que facilitem a transpiração, já que o sol costuma arder o dia todo. E, falando em sol, não se esqueça dos óculos de sol e o protetor solar. Um chapéu também pode ajudar. Nas praias e florestas, repelentes são indispensáveis. Lembre-se que nem tudo o que está acostumado e comprar facilmente por aqui é encontrado na Tailândia. Os aparelhos elétricos funcionam apenas em 220volts.

Para passar até 30 dias como turista, um brasileiro com passaporte não precisa de visto. Mas para entrar na Tailândia é preciso apresentar um certificado internacional de vacina contra a febre amarela – que pode ser realizada na maioria dos aeroportos internacionais. Evite viajar entre os meses de junho e setembro, época das chuvas torrenciais.

Geografia

Está situada no continente asiático. Faz fronteira com a Birmânia, Laos, Cambodja e Malásia. Rodeada por dois mares, de um lado o Oceano Indíco e do outro o Golfo do Sião.

Superfície

513 115 Km2.

População

Cerca de 61 milhões de habitantes, dos quais 75% tailandeses, 11% chineses e 3,5% malaios.

Língua

A língua oficial é o tailandês. As minorias têm os seus próprios dialetos. O inglês e o françês são línguas correntes nas zonas turísticas.

Religião

Budista Theravada - 94% Islamismo - 4%.

Economia

Agricultura, indústria, turismo e recursos naturais. Governo e Sistema Legal: A Tailândia é uma monarquia constitucional desde 1932.

Formalidades Administrativas: Não é necessário visto se estada não ultrapassar 30 dias. É necessário passaporte com validade superior a 6 meses ao termo da viagem.

Para mais informações contactar a Embaixada da Tailândia em Lisboa (Rua de Alcolena, 12, Restelo, 1400 Lisboa), através do telefone 213 015 051.

Vacina e Medicação

Não são exigidas vacinas, a menos que o visitante seja proveniente de áreas contaminadas ou as tenha atravessado em trânsito.

Água

A água das torneiras não é potável, por isso recomendamos que beba sempre água engarrafada.

Eletricidade

A corrente eléctrica é de 220v.

Clima

Beneficia de um clima tropical húmido. Os meses mais quentes de Março a Maio. A estação das Chuvas, estende-se de Junho a Outubro. Devido à sua localização a época das chuvas em Koh Samui é mais tardia (de Outubro a Janeiro).

Moeda, Câmbio e Cartões de Crédito

A moeda local é o Bath. 1 EUR = 47 THB. As operações cambiais podem ser efetuadas em bancos, hotéis e nos postos de câmbio de divisas, existentes para o efeito nos locais turísticos.

Os principais cartões de crédito internacionais são igualmente aceites.

Diferença Horária

A Tailândia tem mais 7 horas que Portugal continental no Inverno e mais 6 horas no Verão.

Compras

Em Bangkok existem 2 artérias comerciais, Sukhumvit e Silom Road. Encontram-se também mercados nocturnos, como o de Patpong, onde encontrará de tudo a preços relativamente baixos. A Tailândia situa-se no 3º Ranking mundial (depois da Coreia do Sul e Taiwan), dos países que fabricam artigos de luxo, reproduzindo marcas internacionalmente famosas. Não se esqueça de regatear .

Taxas de aeroporto

É obrigatório o pagamento de uma taxa em Baths (moeda local), em todos os aeroportos antes do embarque para voos internacionais e/ou domésticos.

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal