Breaking News
Home / Biologia / Virologia

Virologia

O que é Virologia?

PUBLICIDADE

A virologia é uma ciência que estuda os vírus. Organismos acelulares, ou seja, não apresentam organização celular, não sendo constituídos por células.

Um vírus é formado basicamente por uma capa externa composta por proteínas denominada capsídeo. Estas proteínas são específicas para cada tipo de vírus. O capsídeo armazena em seu interior uma molécula de ácido nucleico que pode ser DNA ou RNA. Alguns vírus possuem envelope viral, que é externo ao capsídeo, sua composição é principalmente de glicoproteínas e fosfolipídios.

Os vírus são desprovidos de metabolismo, incapazes de gerar energia por si próprio, não sintetizam (produzem) proteínas, não podem manter a capacidade de reprodução isolados, só podem multiplicar-se ou apresentar características vitais quando penetram em células. Portanto todos os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios.

Ao se reproduzirem dentro de uma célula, em geral esta acaba morrendo.Migram de uma célula para outra causando a destruição da célula hospedeira.

Devido esta capacidade, os vírus são um dos principais organismos patogênicos, casando inúmeras doenças.

Virologia

Parasitas altamente específicos,os vírus ao penetrarem no corpo do animal ou vegetal não invadem a primeira célula que encontram. Cada tipo de vírus parasita um determinado tipo de célula.

Por exemplo: o vírus da gripe ataca células do sistema respiratório; o vírus da hepatite parasita células do fígado; o vírus HIV atinge células do sistema imunológico, por isso a AIDS é denominada como uma doença autoimune.

Ainda não há um consenso entre pesquisadores se os vírus são seres vivos ou não, enquanto alguns cientistas os classificam como tal, outros não.

Os pontos em questão para NÃO SEREM considerados seres vivos são:

– não possuem células;

– não apresentam potencial de síntese metabólica, não sendo são capazes de respirar e alimentar-se;

– só apresentam capacidade de reprodução (multiplicação) no interior de uma célula.

Os pontos em questão para SEREM considerados seres vivos são:

– são capazes de atacar nosso sistema imunológico e causar doenças;

– apresentam material genético, sendo DNA ou RNA e, transmitem suas características aos seus descendentes;

– possuem capacidade de evolução e, modificam-se ao longo do tempo, uma vez que os seres vivos mais bem adaptados evoluem para sobreviverem ao meio.

Camila Correia

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Embrião

PUBLICIDADE Definição de Embrião Um embrião é um organismo nos estágios iniciais de crescimento e diferenciação, desde …

Risco Biológico

PUBLICIDADE Definição de Risco biológico Os perigos biológicos ou Riscos biológico são substâncias orgânicas que representam uma ameaça …

Carragenina

PUBLICIDADE Definição de Carragenina A carragenina é um aditivo alimentar comum extraído de algas vermelhas, usada principalmente …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.