Escala gráfica

PUBLICIDADE

Escala gráfica – Definição

Escala gráfica é uma linha graduada por meio da qual as distâncias no mapa, carta ou fotografia podem ser medidas em termos de distância terrestre.

Escala gráfica – O que é

Se você passou algum tempo olhando mapas ou plantas, provavelmente notou aquela pequena barra marcada com números crescentes e localizada ao longo de um dos lados.

Isso pode parecer um elemento menor do mapa ou plano, mas pode fornecer algumas informações realmente valiosas se usado corretamente.

Uma escala gráfica em um mapa ou planta é a representação visual da escala com a qual o mapa ou planta foi criado. Também conhecida como barra de escala gráfica, a escala gráfica é facilmente reconhecível na medida em que é a pequena barra com retângulos de cores alternadas (geralmente preto e branco) que é rotulada com números e que geralmente é colocada horizontalmente perto da parte inferior do mapa ou plano. A escala também pode ter o rótulo de texto “Escala Gráfica”“Barra de escala” ou simplesmente “Escala” próximo a ela.

Cada centímetro dos retângulos preto e branco alternados representa um múltiplo de qualquer escala em que o mapa ou plano foi desenhado. Por exemplo, se um plano tem uma escala de desenho de uma polegada igual a 15 metros (1″=50′), as primeiras quatro polegadas da escala gráfica mostrariam os números 0, 50, 100, 150, 200.

Se você estiver olhando para um mapa com uma escala muito maior, como uma polegada equivale a 304 metros (1″=1000′), as primeiras quatro polegadas (10 centrímetros) da escala gráfica mostrariam os números 0, 1000, 2000, 3000, 4000. Nestes exemplos, assume-se que o “0” começa no início da barra de escala.

Às vezes, uma barra de escala gráfica terá o início “0” após a primeira polegada. Essa primeira polegada antes do “0” seria representada por retângulos menores de cores alternadas para ajudar na medição de distâncias menores que a escala do desenho.

Por exemplo, se uma barra de escala gráfica tiver uma escala de uma polegada igual a 15 metros (1″=50′) com o “0” começando após a primeira polegada da barra de escala, a primeira polegada pode ter 5 pequenos retângulos de cores alternadas com cada um desses retângulos representando apenas 3 metros.

Escala gráfica – Importância


Um cm no mapa equivale s 250 metros terreno

Uma escala gráfica é o que permite determinar e verificar a escala do mapa ou planta que você está olhando. Depois de conhecer a escala do seu desenho, você pode escolher a borda de escala apropriada de uma escala de engenharia com a qual iniciar a análise do desenho e fazer medições do desenho.

Em geral, qualquer mapa ou planta que você pretende usar para tirar qualquer tipo de medição deve ter uma escala gráfica.

Incluir uma escala gráfica é uma prática padrão. Se você não vir um, é mais provável que seja por acidente. Se você estiver revisando um conjunto de desenhos criados por uma empresa de engenharia, toda e qualquer folha desse conjunto que inclua uma vista de planta (olhando de cima para baixo) de qualquer coisa deve ter uma escala gráfica.

Escala gráfica – Usos

1) Para determinar se seu mapa ou plano foi reduzido ou aumentado de tamanho.

Você poderia saber se o tamanho do seu desenho foi alterado se um dos retângulos principais (cada um representando uma polegada) não medir exatamente uma polegada.

Se o tamanho do desenho tivesse sido reduzido, cada um dos retângulos principais seria menor que uma polegada e suas medidas seriam menores do que deveriam.

Se o tamanho do desenho tivesse sido aumentado, cada um dos retângulos principais seria maior que uma polegada e suas medidas seriam maiores do que deveriam.

Um desenho poderia ter seu tamanho alterado se fosse uma cópia de um original e alguém (seja por acidente ou de propósito) escolheu uma configuração durante o processo de cópia que alterou o tamanho da cópia.

Uma vez que um desenho muda de tamanho, ele não está mais na escala exata e correta como a plotagem ou cópia original e quaisquer medidas tiradas do desenho usando uma escala de engenharia não são mais precisas. Portanto, é muito importante verificar a escala gráfica de uma planta antes de utilizá-la para medições.

2) Determinar que você deve verificar a escala correta do desenho no caso de ter uma escala gráfica que não corresponda a uma escala escrita.

Se você perceber que a escala gráfica de uma planta não corresponde à escala escrita localizada perto da escala gráfica ou no bloco de título da planta, você terá que determinar qual escala está correta.

Por exemplo, se a escala gráfica é para uma escala de uma polegada igual a 3 metros (1″=10′) e a escala escrita diz que a escala do plano é uma polegada igual a 12 metros (1″=40′), o a escala gráfica e a escala escrita não podem estar certas ao mesmo tempo e você deve descobrir qual escala está certa.

Uma maneira de determinar qual escala é a correta (supondo que seu desenho seja um gráfico original que não foi alterado em tamanho ou uma cópia exata de um gráfico original que não foi alterado em tamanho) envolve o próprio plano. Se houver algo em seu plano que tenha uma distância ou dimensão rotulada, você pode usar uma escala de engenharia para determinar a escala real do plano, tentando diferentes arestas da escala de engenharia até encontrar aquela que fornece a medida que corresponde ao conhecido distância ou dimensão.

3) Para estimar distâncias em um mapa ou plano se uma escala de engenharia não estiver disponível.

Se você não tiver uma escala de engenharia disponível e quiser medir algo fora de um plano, ainda poderá estimar sua medida visualizando o que deseja medir na barra de escala gráfica se o que deseja medir for menor que o comprimento total da barra de escala.

Você estimaria medidas maiores que o comprimento da barra de escala visualizando quantos múltiplos da barra de escala você precisaria para obter sua medida.

Você pode usar a escala gráfica como uma ferramenta de estimativa, mesmo que o desenho tenha mudado de tamanho, pois você está usando a representação visual do comprimento no plano. No entanto, assume-se que a escala gráfica que você está usando é a correta que corresponde à escala real do plano.

Como usar uma escala gráfica


Escala gráfica

Usar uma escala gráfica para obter medições precisas de um mapa ou plano é muito fácil se você tiver uma escala de engenharia disponível.

Aqui estão os passos:

1) Usando a borda de escala 10 de sua escala de engenharia, meça o primeiro retângulo principal da barra de escala (enquanto alinha o “0” da escala de engenharia com o “0” da escala gráfica) para ter certeza de que mede exatamente uma polegada (a distância do “0” até a primeira marca de escala marcada com o número um).
Se desejar, você pode usar qualquer outra borda de escala, desde que saiba onde está localizada a primeira marca de escala de uma polegada do “0”.
Por exemplo, a primeira marca de escala de uma polegada seria rotulada com o número dois em uma borda de escala 20 e com o número três em uma borda de escala 30.
2) Leia o número na escala gráfica na medição de uma polegada para determinar a escala do plano. Esta escala deve corresponder a qualquer escala escrita localizada no plano.
3) Encontre a aresta correspondente da escala de engenharia.
4) Comece a fazer medições fora do plano.

O que fazer se uma escala gráfica estiver errada

Se você descobrir que a escala gráfica em um mapa ou planta está errada porque os retângulos principais não medem exatamente uma polegada, você ainda pode usar o desenho para estimar as medidas conforme discutido anteriormente.

No entanto, se você deseja obter medições precisas de qualquer coisa, provavelmente terá que descobrir como obter uma plotagem ou cópia nova e original de seu desenho que não tenha sido reduzida ou aumentada em tamanho.

E se uma escala gráfica não for mostrada?

Se você descobrir que a barra de escala gráfica não está incluída em uma planta, você pode tentar determinar a escala da planta usando uma distância ou dimensão conhecida e rotulada dentro da planta, conforme discutido anteriormente. Novamente, você tentaria diferentes arestas de escala de engenharia até encontrar a aresta correta que correspondesse à distância ou dimensão conhecida no plano.

Caso contrário, pode ser necessário entrar em contato com a empresa que criou o desenho para informar que a barra de escala está faltando.

Eles podem dizer qual deve ser a escala ou adicionar uma barra de escala correta ao plano e enviar uma nova plotagem ou cópia.

Fonte: www.thelanddevelopmentsite.com/www.thefreedictionary.com/designscad.com

Veja também

Sedimentologia

PUBLICIDADE Sedimentologia – Definição Sedimentologia é o estudo científico, interpretação e classificação de sedimentos, processos sedimentares e …

Sedimentação

PUBLICIDADE Sedimentação – Definição A sedimentação é a deposição de fragmentos de rocha, solo, matéria orgânica ou …

Rosa dos Ventos

PUBLICIDADE Rosa dos Ventos – Definição Rosa dos Ventos é um diagrama quantitativo (diagrama da rosa) …