Rosa dos Ventos

PUBLICIDADE

Rosa dos Ventos – Definição

Rosa dos Ventos é um diagrama quantitativo (diagrama da rosa) que representa as frequências relativas de diferentes direções e velocidades do vento em uma estação climática durante um período de tempo.

Rosa dos Ventos é um símbolo de mapa que mostra, para uma determinada localidade ou área, a frequência e a força do vento de várias direções.

Rosa dos Ventos é um diagrama com linhas radiantes mostrando a frequência e a força dos ventos de cada direção que afetam um local específico

Rosa dos Ventos – O que é

Uma rosa dos ventos é uma ferramenta gráfica usada por meteorologistas para mostrar concisamente a distribuição da velocidade e direção do vento em um determinado local.

Para ser mais particular, mostra a possibilidade de todas as direções do vento e sua força.

As rosas dos ventos também são levadas em consideração na construção de pistas de aeroportos, rodovias, no traçado de assentamentos (orientação de edifícios e ruas) e em muitas outras tarefas econômicas em agronomia, silvicultura, parques, ecologia e outras.

rosa dos ventos, construída com base em dados reais de observação, permite revelar a direção do vento predominante em uma determinada área pelo comprimento dos raios.

Historicamente, a rosa dos ventos foi a predecessora da rosa dos ventos porque não havia distinção entre as direções cardeais e os ventos que sopravam dessa direção.

Usando um sistema de coordenadas polares em grade, a frequência do vento ao longo do tempo é plotada pela direção do vento, com faixas coloridas indicando a faixa de velocidades do vento.

A direção do raio mais longo indica a direção do vento com maior frequência.

Rosa dos Ventos – Método

rosa dos ventos é o método consagrado pelo tempo de apresentar graficamente as condições, direção e velocidade do vento, durante um período de tempo em um local específico.

Para criar uma rosa dos ventos, a direção média do vento e os valores da velocidade do vento são registrados em um local, em intervalos curtos, durante um período de tempo, por ex. 1 semana, 1 mês ou mais.

Os dados de vento coletados são então classificados pela direção do vento para que a porcentagem de tempo que o vento soprou de cada direção possa ser determinada. Normalmente, os dados de direção do vento são classificados em doze segmentos de arco iguais, 30° cada segmento, em preparação para traçar um gráfico circular no qual o raio de cada um dos doze segmentos representa a porcentagem de tempo que o vento soprou de cada um dos doze segmentos de direção de 30°.

Os dados de velocidade do vento podem ser sobrepostos em cada segmento de direção para indicar, por exemplo, a velocidade média do vento quando o vento soprava da direção desse segmento e a velocidade máxima do vento durante o período de registro.

Rosa dos Ventos -Diagrama de mapa

rosa dos ventos é um diagrama de mapa que resume informações sobre o vento em um determinado local durante um período de tempo especificado.

Uma rosa dos ventos também era, antes do uso das bússolas magnéticas, um guia nas cartas dos marinheiros para mostrar as direções dos oito ventos principais.

A rosa dos ventos moderna usada pelos meteorologistas dá a porcentagem do tempo que o vento sopra de cada direção durante o período de observação; às vezes mostra a intensidade desses ventos e a porcentagem de tempo em que o ar calmo ou os ventos fracos são observados. Esta rosa dos ventos geralmente tem oito linhas radiais, cujos comprimentos são proporcionais à frequência do vento, e mostra a força do vento pela espessura das linhas ou por penas presas a elas.

A frequência do ar calmo ou quase calmo é dada como um número no centro.

As primeiras rosas dos ventos conhecidas apareceram em cartas de navegação usadas no século 13 por marinheiros italianos e espanhóis. Os oito pontos foram marcados com as iniciais dos ventos principais; às vezes o ponto leste tinha uma cruz e o ponto norte uma flor-de-lis. Quando a bússola magnética começou a ser usada na navegação, a rosa dos ventos foi combinada com ela e usada como uma bússola.

Maneiras simples de ler uma rosa dos ventos


Rosa dos Ventos

Uma rosa dos ventos é um diagrama circular usado para registrar dados sobre velocidades e frequências do vento durante um período de tempo especificado, o que é útil se você quiser saber as velocidades médias do vento em uma área.

Ao olhar para uma rosa dos ventos, você verá que ela é construída com raios saindo de um ponto central que mostra a direção do vento; cada um dos raios é codificado por cores ao longo de seu comprimento para indicar a velocidade do vento.

Os círculos concêntricos na rosa dos ventos parecem um alvo, e cada círculo fornece uma medida para ajudá-lo a descobrir por quanto tempo o vento soprou a uma determinada velocidade.


Rosa dos Ventos

tradicional rosa dos ventos é um círculo com barras coloridas saindo do centro. Pode ser 8, 16 ou 360 compassos.

Parece muito semelhante à bússola com pontos cardeais:

No diagrama da rosa dos ventos, você vê a direção cardeal do vento e a velocidade do vento (m/s, mph e assim por diante).

O comprimento de cada barra mostra a frequência dessa direção. Por exemplo, se você vir apenas uma barra no gráfico, apenas uma direção do vento é possível. Se você vir várias barras, todas essas direções ocorrerão e a barra mais longa significará a direção mais frequente. Você também vê a porcentagem (%) de tempo durante o qual o vento sopra em uma direção ou outra.

Pode haver várias cores para uma barra. As cores significam a velocidade do vento. Neste caso, a cor mais longa é a mais frequente.

Para ser útil, uma rosa dos ventos precisa de mais informações do que as mostradas na distribuição circular de frequência.

Duas informações importantes que sempre devem estar em uma rosa dos ventos são:

O local onde as leituras de velocidade e direção do vento foram feitas, e
O período de tempo durante o qual as leituras foram feitas.

Esta informação é necessária se você estiver tentando fazer previsões futuras a partir dos dados da rosa dos ventos. Por exemplo, uma distribuição de frequência para velocidade e direção do vento para o mês de junho pode ser totalmente diferente para uma no mesmo local em janeiro.

Fazer leituras dos raios é um pouco mais difícil se eles mostrarem a frequência da velocidade do vento do que se mostrarem apenas a frequência — lembre-se de que cada raio mostra a frequência cumulativa total para todas as velocidades do vento daquela direção.

Fonte: www.oxfordreference.com/academic-accelerator.com/www.wcc.nrcs.usda.gov/novalynx.com/www.wikihow.com/windy.app/www.envirotech-online.com/www.freepik.com

Veja também

Sedimentologia

PUBLICIDADE Sedimentologia – Definição Sedimentologia é o estudo científico, interpretação e classificação de sedimentos, processos sedimentares e …

Sedimentação

PUBLICIDADE Sedimentação – Definição A sedimentação é a deposição de fragmentos de rocha, solo, matéria orgânica ou …

Geografia Humana

PUBLICIDADE Geografia Humana – Definição A geografia humana é definida, enriquecida e às vezes perturbada por sua …