Breaking News
Home / Saúde / Periodontia

Periodontia

PUBLICIDADE

Definição

Quando a maioria das pessoas pensa em saúde bucal, elas se fixam nos dentes. Na realidade, existem várias coisas diferentes que podem afetar a função de sorriso e mandíbula de uma pessoa.

A periodontia aborda alguns desses elementos, ao mesmo tempo em que oferece tratamentos para problemas graves de saúde bucal.

A periodontia envolve a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças dos tecidos de suporte e circundantes dos dentes ou seus substitutos e a manutenção da saúde, função e estética dessas estruturas e tecidos de suporte dos dentes, causadas principalmente pela placa bacteriana

O que é

Periodontia é uma especialidade odontológica que gira em torno do manejo da doença periodontal.

Os periodontistas podem trabalhar como pesquisadores, melhorando a compreensão da doença periodontal na comunidade médica e desenvolvendo novos tratamentos, e também podem atuar como praticantes de periodontistas, oferecendo intervenções aos pacientes.

Para se tornar periodontista, é necessário frequentar a escola de odontologia, seguida de uma residência em periodontia; o treinamento pode levar no mínimo 11 anos.

A palavra “periodontal” vem do grego para “ao redor dos dentes”.

Especialistas no campo da periodontia estão interessados em condições que envolvem as estruturas de suporte subjacentes para os dentes, incluindo o osso alveolar e as gengivas.

A doença periodontal e malformações congênitas podem levar à perda de dentes, além de extremo desconforto para o paciente, e a doença periodontal também tem sido associada a doenças cardiovasculares.

A conexão entre doença periodontal e doença cardiovascular é motivo de preocupação em muitas comunidades onde as pessoas negligenciam os dentes devido à incapacidade de pagar atendimento odontológico ou por medo do dentista.

A prevenção é um grande foco em periodontia.

Ao mostrar às pessoas como evitar a doença periodontal, os especialistas esperam evitar muitas das complicações associadas a ela.

Se a doença não puder ser evitada, a detecção precoce e a intervenção imediata são o próximo passo.

As intervenções podem incluir técnicas cirúrgicas e não cirúrgicas para gerenciar e tratar a doença periodontal, incluindo descamação para remover a placa bacteriana, implantes dentários e até limpeza regular dos dentes para remover a placa bacteriana antes que ela se acumule.

Nos casos em que os pacientes apresentam anormalidades, as opções de tratamento podem incluir cirurgia e uso de dispositivos ortodônticos.

A placa bacteriana é uma área de foco proeminente na periodontia.

A placa se acumula nos dentes ao longo do tempo, mesmo na boca mais bem mantida, e a colonização bacteriana dos dentes pode levar a problemas como doenças gengivais e infecção dos ossos subjacentes na mandíbula.

Desenvolver maneiras de abordar a placa é um tópico de interesse em muitas instalações de pesquisa, e a educação do paciente sobre os riscos da placa é uma parte importante de uma prática periodontológica.

Pacientes com problemas periodontais graves podem ser encaminhados a um periodontista para tratamento, incluindo cirurgia periodontal.

Pessoas com histórico de doença periodontal podem preferir consultar um especialista em periodontia para tratamento odontológico regular, a fim de garantir que todos os problemas sejam detectados e resolvidos precocemente, caso ocorram. Esses especialistas médicos podem usar uma variedade de técnicas para ajudar seus pacientes a gerenciar a doença periodontal e impedir que ela progrida para um nível perigoso.

Resumo

Periodontia é a especialidade dental focada exclusivamente na doença inflamatória que destrói as gengivas e outras estruturas de suporte ao redor dos dentes.

Um periodontista é um dentista especializado na prevenção, diagnóstico e tratamento de periodontal ou doença e na colocação de implantes dentários.

Periodontistas recebem treinamento extensivo nessas áreas, incluindo três anos adicionais de educação além da escola de odontologia. Como especialistas em doenças periodontais, são especialistas nas mais recentes técnicas para diagnosticar e tratar doenças periodontais.

Eles também são treinados em procedimentos periodontais cosméticos.

Periodontistas tratam casos que variam de gengivite leve a periodontite mais grave.

Periodontistas oferecem uma ampla gama de tratamentos, como descamação e aplainamento radicular (limpeza das superfícies radiculares infectadas), desbridamento da superfície radicular (remoção de tecidos danificados) e procedimentos regenerativos (reversão de ossos e tecidos perdidos).

Quando necessário, os periodontistas também podem realizar procedimentos cirúrgicos em pacientes com doença gengival grave.

Além disso, os periodontistas são treinados na colocação, manutenção e reparo de implantes dentários.

Saúde bucal

Fonte: Equipe Portal São Francisco

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Gripe Espanhola

Gripe Espanhola

PUBLICIDADE Definição A pandemia de gripe espanhola é a catástrofe contra a qual todas as pandemias modernas …

Viroides

PUBLICIDADE Definição Os viroides são os menores patógenos infecciosos conhecidos, constituídos apenas por um RNA circular …

Supernova

PUBLICIDADE Uma supernova é a explosão de uma estrela na qual a estrela pode atingir …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.