Breaking News
Home / Sociologia / Movimentos Sociais

Movimentos Sociais

PUBLICIDADE

A definição do que seja movimentos sociais, assim como grande parte dos termos usados nas ciências sociais apresenta significados distintos a depender do referencial teórico adotado, bem como do contexto histórico em que se aborda tal tema. Goss e Prudêncio sinalizam que até o século XX o conceito de movimentos sociais estava atrelado à “organização e a ação dos trabalhadores em sindicatos”.

Com o passar dos anos, o conceito foi ampliado passando a abarcar os diversos movimentos populares que reivindicam questões identitárias, passando a politizar diversos outros espaços públicos e privados, não apenas o sindical e industrial. Somado a isso, fora proposto outros termos em sua substituição como Alberto Melucci que prefere usar “ações coletivas” a “movimentos sociais”. Antes de entrarmos em uma possível definição para o termo é preciso ponderar que nem toda associação civil pode ser enquadrada no conceito de movimento social.

Gohn define movimentos sociais como sendo “ações sociais coletivas de caráter sócio-político e cultural que viabilizam formas distintas de a população se organizar e expressar suas demandas”. Dito isso, os movimentos sociais resultam em transformações, sejam elas progressistas ou conservadoras, na sociedade civil na sua capacidade de lidar com os problemas socioeconômicos, políticos, culturais, ideológicos.

Movimentos Sociais

Nesse sentido, os movimentos sociais trazem para o debate público questões dos mais diversos atores sociais que reivindicam a conquista ou negação de direitos, o reconhecimento ou não das identidades, das diversidades, liberdades, visibilidades e opressões.

E aqui é fundamental que se atente ao uso do “ou”, pois movimentos sociais estão atrelados a demandas sociais e essas demandas tanto podem ser no sentido de reivindicar direitos quanto negar o acesso aos mesmos. Isso irá depender muito das causas e objetivos que irão motivar os atores sociais a constituírem um determinado movimento social; podendo se posicionar tanto a favor quanto contra a política vigente do Estado. Isso ficou muito evidente nos eventos recentes no cenário político em que tivemos, no Brasil, manifestações favoráveis e contrárias aos atores políticos que ganharam destaque na cena eleitoral.

MOVIMENTOS SOCIAIS CONTEMPORÂNEOS

Os novos movimentos sociais transcendem as ações sindicais e trazem para o debate público demandas de diversos atores sociais que reivindicam direitos civis e políticos. Dentre esses movimentos, cumpre destaque o feminista, estudantil, negro, LGBTQIA+ entre outros, levantando questões como: opressão patriarcal, ensino público de qualidade para todos, racismo, identidade de gênero e orientação sexual etc.

MOVIMENTO FEMINISTA

O movimento feminista, ainda que tenha reivindicações das mais diversas a depender da vertente ou epistemologia, elas têm pautas comuns como o combate violência de gênero, a opressão patriarcal, a cultura do estupro. Para mais clareza sobre o movimento feminista sugerimos a leitura do texto “feminismos” já presente aqui no Portal.

MOVIMENTO ESTUDANTIL

O movimento estudantil é uma organização política protagonizada por estudantes que reivindicam a educação pública universal, gratuita e de qualidade. Nesse sentido, questionam cortes de verbas que afetam diretamente na qualidade da oferta da educação pública, reivindicam o passe-livre, a meia-entrada em eventos culturais, a reforma universitária, entre outras demandas.

MOVIMENTO NEGRO

O movimento negro questiona a fetichização dos corpos negros, o genocídio negro, o direito de narrar suas histórias, o racismo e políticas de reparação social dentre diversas outras demandas.

MOVIMENTO LGBTQIA+

O movimento LGBTQIA+ reclama o direito à diversidade, o reconhecimento de suas identidades de gênero e orientação sexual, questionam a situação de vulnerabilidade social a que são submetidos, dentre outras demandas.

SUGESTÃO AUDIOVISUAL

Para complementar a abordagem do conceito de Movimentos Sociais sugerimos que assista ao vídeo da Rede TVT que no programa “Bom Pra Todos” apresenta, de forma bastante didática, os principais movimentos sociais e suas demandas específicas.


Fábio Guimarães de Castro

Referências Bibliográficas

GOHN, Maria da G. Movimentos Sociais na Contemporaneidade. Revista Brasileira de Educação. v16, n47, 2011.

GOSS, Karine P.; PRUDÊNCIO, Kelly. O conceito de movimentos sociais revisitado. v2, n1, 2004.

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Interdisciplinaridade

Interdisciplinaridade

PUBLICIDADE Definição A interdisciplinaridade refere-se a uma orientação acadêmica que apresenta um processo de responder …

Racismo

Racismo

PUBLICIDADE Contrário à realidade dos fatos, muitos brasileiros acreditam existir no Brasil uma democracia racial …

Contratualismo

Contratualismo

O que é contratualismo? PUBLICIDADE As teorias contratualistas modernas buscam explicar a constituição da sociedade …