Breaking News
Home / Turismo / Riviera Maya

Riviera Maya

Mexico – Riviera Maya praias diversão e sossego

PUBLICIDADE

Riviera Maya

As águas turquesas do Caribe banham cerca de 120 km de costa com areia fina e branca. Está perante um dos mais espetaculares destinos turísticos do mundo, com uma impressionante variedade de hotéis e atividades que se adaptam a qualquer gosto pessoal.

O Grande Arrecife Coral Maia (o segundo maior do mundo), os locais arqueológicos Maias, uma diversidade ecológica única e a incomparável beleza das praias do Caribe, combinam-se para atrair os turistas mais exigentes do mundo em busca de aventura, prazer e diversão.

A Riviera Maya começa aproximadamente a 29 Km a Sul do Aeroporto Internacional de Cancun e estende-se pela costa Sul até Punta Allen. Compreende as zonas turísticas de Playa del Carmen, Playacar, Puerto Aventuras e Tulum. Playa del Carmen foi noutros tempos um tranquilo povo de pescadores, sendo agora uma zona turística de renome mundial.

A menos de uma hora do Aeroporto Internacional de Cancun e com as suas formosas praias, restaurantes espetaculares e a sua variedade de hotéis, fazem deste local uma experiência caribenha única. O ar fresco, o sol quente e as suas costas de areia branca, que abraçam o cintilante Mar do Caribe, tornam Playa del Carmen um perfeito cenário tropical.

É impossível não reparar no ar cosmopolita que envolve este local com restaurantes, bares, lojas, cafés, hotéis, a sua maravilhosa praia, as esplanadas com vista para Cozumel, e o centro deste local – a 5a avenida – onde dia e noite passeiam os seus visitantes. Playacar fica próximo a Playa del Carmen.

Este complexo turístico oferece resorts de alto nível com o sistema “tudo incluído”, preciosos chalés, condomínios de luxo privados e um magnífico campo de Golfe. Um dos pontos de maior interesse é um impressionante jardim botânico.

Puerto Aventuras oferece um pôr do Sol imponente, praias virgens e a oportunidade de nadar com os golfinhos. Após cruzar a entrada o visitante sentirá a tranquilidade que invade esta exclusiva comunidade de resorts. O centro nevrálgico deste local é uma marina, onde poderá jogar, brincar e nadar com os golfinhos.

Em Tulum e debaixo de um deslumbrante manto de estrelas, talvez possa escutar os espíritos dos antigos Maias, sussurrando entre as palmeiras…este é o local onde pode encontrar as antigas ruínas Maias. Situada a menos de uma hora de carro ao sul de Playa del Carmen transmite uma extraordinária tranquilidade e um natural misticismo, Tulum poderia muito bem ser a jóia do Caribe Mexicano.

É um destino com praias amplas, de areia branca e com as maravilhosas águas caribenhas. Além disso, são inúmeros os lugares interessantes que poderá visitar durante as suas férias na Riviera Maya, lugares que não pertencem a esta região, mas que se encontram muito próximo, à sua volta, tal como Cancun, a Ilha Mujeres, a Ilha Contoy, Chichen Itzá, entre outros.

Playa del Carmen

A Playa del Carmen é um dos destinos mais atrativos do Caribe mexicano. Localizado no coração da Riviera Maya, a 68 quilômetros ao sul de Cancún , tem um clima semi-tropical, com uma temperatura média de 25°C, embora possa chegar em 35°C durante o verão, com dias ensolarados durante a maioria do ano.

Neste lugar, banhado por águas do Mar do Caribe, encontrará bonitas praias, ideais para descansar ou para praticar uma grande variedade de esportes aquáticos: esnórquel, windsurf e até mesmo kitesurf, novo esporte radical que tem como particularidade, a associação do surf e do parapente para deslizar numa grande velocidade nas ondas do mar.

Para aqueles que são a favor do mergulho, na zona do cais, poderão encontrar emocionantes rotas no grande Recife Maia, o segundo maior do mundo, poderá mergulhar, em mais de 10 m de profundidade, entre centenas de peixes multicoloridos e corais com mais de 500 anos de antiguidade ou, pelos arredores de Playa del Carmen onde poderá descobrir Playa Paamul e Playa Paraíso, bonitas praias com ondas tranquilas, e os bonitos parques ecológicos de Xcaret e de Xel-Há, assim como uma zona de poços naturais onde pode praticar rapel para explorar as surpreendentes profundidades destes espelhos de água conectados de forma subterrânea.

Xcaret

Xcaret é um parque eco-arqueológico onde se pode aprender sobre a cultura do México, a flora e fauna da região e realizar diversas atividades como o mergulho, o snorkeling, natação com golfinhos. Xcaret é o percursor da conservação do meio ambiente local e situa-se a 5 minutos de Playa del Carmen. Foi inaugurado em 1995 e é um dos parques mais visitados do estado de Quintana Roo.

Xel-Há

Xel-Há é uma baía cujas condições naturais são semelhantes a um aquário natural. O parque de diversões associado promove a conservação do meio ambiente e é ideal para a prática de snorkel, sendo possível observar uma grande variedade de fauna marítima.

Chichén Itzá

Chichén Itzá é uma cidade arqueológica maia localizada no estado mexicano de Iucatã. Chichén Itzá, a mais famosa Cidade Templo Maia, funcionou como centro político e econômico da civilização maia. As várias estruturas – a pirâmide de Kukulkán, o Templo de Chac Mool, a Praça das Mil Colunas, e o Campo de Jogos dos Prisioneiros – podem ainda hoje ser admiradas e são demonstrativas de um extraordinário compromisso para com a composição e espaço arquitetônico.

A pirâmide foi o último e, sem qualquer dúvida, o mais grandioso de todos os templos da civilização maia. O nome Chichén-Itzá tem raiz maia e significa “na beirada do poço do povo Itza”. Estima-se que Chichén-Itzá foi fundada por volta dos anos 435 e 455. Foi declarada Patrimônio Mundial da UNESCO em 1988.

A cultura maia continua presente na zona através das inúmeras comunidades indígenas que conservam tradições, religião e organização social, o esplendor da antiga civilização é evidente nas numerosas zonas arqueológicas da área. Através de suas pirâmides, jogo de bola, a luz de um cometa, centros comerciais e templos que foi possível decifrar algo de mistério que ainda envolve o desenvolvimento de uma das culturas mais importantes da América.

Para repor as forças, na Riviera Maia vai encontrar todo o tipo de restaurantes para comer o que quiser. A gastronomia mais típica desta zona é baseada no peixe e nos mariscos.

Veja abaixo algumas fotos desse lugar paradisíaco

Riviera Maya

Riviera Maya

Riviera Maya

Riviera Maya

Riviera Maya

Riviera Maya

Fonte: www.destinosdeviagem.com

Riviera Maya

Riviera Maya é uma zona turística banhada pelo Mar das Caraíbas, localizada no estado de Quintana Roo no México. Geograficamente, estende-se ao longo do litoral por 130km, desde a localidade de Puerto Morelos a norte, até à localidade de Punta Allen no sul.

Origem

A Riviera Maya como destino turístico foi criada em 1999 com o impulso das autoridades municipais, lideradas pelo presidente de câmara Miguel Ramón Martín Azueta. Desde então, a Riviera Maya converteu-se, juntamente com Cancún, no destino turístico mais importante do México e num dos mais importantes à escala mundial.

Pontos de interesse

Puerto Morelos

Puerto Morelos é a localidade mais setentrional da Riviera Maya. Localiza-se 16km a sul do Aeroporto Internacional de Cancún e 32km a sul de Cancún. Esta povoação costeira conta com uma variada oferte de hotéis e restaurantes com preços económicos e de baixa densidade.

Em frente à costa de Puerto Morelos encontra-se o Parque Nacional Arrecife de Puerto Morelos, área natural protegida e cujo recife se encontra a curta distâncias das praias. É um local favorável à prática de windsurf, snorkeling e mergulho.

A localidade tem uma tradição pesqueira e as suas instalações portuárias são as maiores de Quintana Roo. Conta ainda com uma marina privada, um jardim botânico, um pequeno jardim zoológico de crocodilos e a zona denominada com ruta de los cenotes (grutas cheias de água).

Playa del Carmen

Playa del Carmen é a maior e mais cosmopolita cidade da Riviera Maya. Encontra-se em constante crescimento populacional e oferece ao visitante , hotéis de diversas categorias, lojas, restaurantes, bares e discotecas ao longo da sua Quinta Avenida, reservada exclusivamente para peões. Conta ainda com a zona hoteleira denominada Playacar, onde se encontram os hotéis de categoria mais elevada, zonas comerciais, zonas residenciais e campo de golfe.

Riviera Maya

Xcaret

Xcaret é um parque eco-arqueológico onde se pode aprender sobre a cultura do México, a flora e fauna da região e realizar diversas atividades como o mergulho, o snorkeling, natação com golfinhos. Xcaret é o percussor da conservação do meio ambiente local e situa-se a 5 minutos de Playa del Carmen. Foi inaugurado em 1995 e é um dos parques mais visitados do estado de Quintana Roo.

Puerto Aventuras

Puerto Aventuras é um empreendimento turístico e residencial com elevado nível de privacidade e uma atmosfera náutica hospitaleira. Além de ser a marina mais completa da península do Iucatão, conta também com praias e um campo de golfe de 9 buracos. Possui ainda uma grande variedade de infra-estruturas turísticas.

Akumal

Akumal é um destino turístico de baixa densidade hoteleira e residencial. A lagoa de Yalkú situa-se a norte da povoação e é uma opção para a prática do snorkeling, tal como os recifes perto da praia. A noroeste existem várias cenotes para a prática do mergulho e natação. Podemos encontrar a gruta de Aktun Chen, 4 km a sul da povoação, que conta com três galerias que apresentam estalactites, estalagmites e um cenote no seu interior.

Xel-Há

Xel-Há é uma baía cujas condições naturais são semelhantes a um aquário natural. O parque de diversões associado promove a conservação do meio ambiente e é ideal para a prática de snorkeling, sendo possível observar uma grande variedade de fauna marítima.

Tulum

Tulum é uma zona arqueológica de beleza imponente, elevando-se sobre as águas em tons de azul-turquesa do mar das Caraíbas. Foi uma antiga cidade maia amuralhada bem como porto comercial. A povoação moderna conta com uma variada oferta a nível hoteleiro.

Riviera Maya

Geografia

O relevo ao longo da costa é plano (com exceção da zona arqueológica de Tulum) e coberto com um bosque semi-tropical seco ou mangue baixo. O litoral oferece vários tipos de areia bem como recifes de coral.

A rocha que constitui esta região tem a particularidade de ser permeável o que levou à formação de numerosas redes de grutas e galerias subterrâneas. Em locais onde o nível dos lençóis freáticos é mais alto, as grutas ficam cheias com água para formar cenotes.

Alojamento

Na Riviera Maya há cerca de 51 hotéis, muitos 5 estrelas, que oferecem pelo menos 18.000 quartos. A maior parte destes hotéis são complexos com o sistema tudo incluído, que significa que o preço da estadia inclui acesso a todos os serviços do hotel, incluindo comidas e bebidas.

Fonte: pt.wikipedia.org

Riviera Maya

Tulum, Chichén Itzá, Cozumel ou Playa del Carmen: as praias para quem quer diversão e sossego

Riviera Maya

Essa faixa de 120 quilômetros de praias de areias brancas, parques ecológicos e hotéis requintados, a apenas 40 minutos de carro do aeroporto, vem crescendo mais do que qualquer outro destino caribenho nos últimos anos.

Ali ficam Playa del Carmen, espécie de Trancoso equatorial, onde predomina o sotaque europeu, as lojas charmosas e as pousadas e restaurantes pequenos. Também faz parte da Riviera o lugarejo batizado de Tulum, onde as ruínas à beira-mar e o clima sossegado atraem mochileiros e turistas alternativos.

A Riviera Maia é uma região de mistérios e ruínas, onde até a água é oculta.

Como o solo é todo de pedra calcária porosa, a água se concentra em cavernas no subsolo, por onde correm rios subterrâneos. Quando as paredes desmoronam, formam-se poços, os cenotes. Os maias, que dominavam a região antes da chegada dos espanhóis, acreditavam que eles eram povoados por deuses, responsáveis pelas boas colheitas e pela purificação e reencarnação dos mortos. Por isso, construíam seus templos por perto.

Chichén Itzá (que quer dizer “cidade dos bruxos da água), um conjunto de ruínas visitado num dos passeios mais bacanas que saem de Cancún, fica ao lado de um enorme cenote. Há locais na região para mergulhadores de ponta, mas uma amostra dessa aventura aquática, adaptada aos mortais comuns, está à disposição no parque aquático de Xcaret.

É um passeio de 2 quilômetros ao sabor da suave correnteza de um rio subterrâneo, mas com entradas de ar e luz natural em número suficiente para acalmar os claustrofóbicos.

Fonte: viajeaqui.abril.com.br

Veja também

Hino Nacional da República Democrática do Congo

Debout Congolais PUBLICIDADE Debout Congolais (Levanta congolês) é o hino nacional da República Democrática do …

Locais Turísticos da República Democrática do Congo

BRAZZAVILLE PUBLICIDADE É um lugar muito interessante, muito verde, com uma Basílica, Mercados e o …

República Democrática do Congo

PUBLICIDADE O território que hoje leva o nome de República Democrática do Congo tem sido habitada por …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.