Breaking News
Home / História Geral / Papa Adriano I

Papa Adriano I

Papa Adriano I – ( ? – 795)

PUBLICIDADE

Papa da Igreja Cristã Romana (772-795) nascido em Roma, diácono quando foi consagrado papa de número 96 em 9 de fevereiro (772), como sucessor de Estêvão ou Estéfano IV (767-772).

De família nobre romana, fortaleceu as muralhas da cidade de Roma e restaurou os antigos aquedutos. Restabeleceu uma milícia regular e empreendeu uma política hostil aos lombardos, e diante da ameaça de invasão do Estado Pontifício, excomungou o rei Desidério.

Ao mesmo tempo pediu ajuda a Carlos Magno, rei dos francos, que chegou à Itália, os derrotou em Verona e ocupou Pávia (774). O rei adotou-o como pai e deu-lhe a Doação de Carlos Magno, correspondente a cerca de dois terços da Itália, e recebeu o título de rei dos lombardos.

Considerado um político e um santo, assumiu o controle dos ducados de Spoleto e da Toscana (781) e, de Carlos Magno, obteve Viterbo, Orvieto e Soana (787). Ainda estendeu seus domínios pontifícios a Pentápolis e Exarcado, sob tutela do rei Carlos Magno.

Com o apoio da imperatriz do Oriente Irene, enviou legados ao II Concílio ecumênico de Nicéia (787), cujas decisões foram rejeitadas pela Igreja francesa com os Livros Carolíngios de Alcuíno.

Convocou o 7º Concílio Ecumênico, edificou a estátua de ouro da tumba de São Pedro e morreu em 25 de dezembro, em Roma e foi sucedido por SãoLeão III (795-816).

Fonte: www.dec.ufcg.edu.br

Veja também

Populista

Populista

PUBLICIDADE Definição Populista, em geral, é uma ideologia ou movimento político que mobiliza a população …

Corrida Espacial

Corrida Espacial

PUBLICIDADE Definição A corrida espacial da Guerra Fria (1957 – 1975) foi uma competição na exploração do …

Caso Watergate

Caso Watergate

PUBLICIDADE Watergate Watergate pode ser a história mais famosa na história americana de jornalismo investigativo. Isso …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.