Lago Titicaca

PUBLICIDADE

Lago Titicaca – História

Lago Titicaca é uma maravilha geológica formada durante a era pré-gelo, há cerca de sessenta milhões de anos. O lago foi formado quando enormes terremotos sacudiram a Cordilheira dos Andes, dividindo a cordilheira em duas e formando uma depressão que acabou se enchendo de água do derretimento das geleiras, criando corpos d’água e, finalmente, rios e o imenso Lago Titicaca.

Segundo uma das lendas da origem dos Incas, o primeiro Inca Manco Capac e sua esposa Mama Ocllo emergiram das profundezas do Lago Titicaca na rocha sagrada da Isla Del Sol em busca de um lugar para construir um império. O Lago Titicaca era um lago sagrado para os Incas.

Lago Titicaca foi o berço das antigas civilizações do Peru. A cultura Puraka estabeleceu-se nesta terra fértil por volta de 200 AC e um milênio depois a cultura Tiwuanaku surgiu e se espalhou por todo o Altiplano e pela Bolívia. Tribos guerreiras como os Aymaras e os Collas surgiram apenas para serem absorvidas pelos Incas. Foi a civilização Inca que unificou as muitas culturas e se espalhou por esta terra formando o Império Inca. A população local atual é o povo Uros que povoa este território há centenas de anos, vem das populações aimará e quíchua e fala a antiga língua aimará.

Acredita-se que o nome Titicaca signifique “Rock Puma” derivado da língua aimará titigato selvagem e karka: rocha. Conta a lenda que os tites viviam nas ilhas rochosas do lago e que nadavam das ilhas para o continente em busca de alimento. Hoje em dia o gato titi ou gato andino é a espécie de felino mais ameaçada das Américas.

Lago Titicaca conhecido como o “Berço do Mundo” e “Local de Nascimento dos Incas”, afirma-se na Mitologia Inca que das águas profundas do Lago Titicaca emergiu o deus supremo dos Incas, Viricocha.

Dizem que ele criou Inti (Deus do Sol), Mama Killa (Deusa da Lua) e as estrelas. Mais tarde, os deuses criaram Manco Capac (primeiro rei Inca) e Mama Ocllo que deram início ao Império Inca.

Lago navegável mais alto do mundo, localizado em 3.812 m acima do nível do mar, o Lago Titicaca é o maior em tamanho.

É 175 km de comprimento e cobre 8340 km2.

Quarenta e uma ilhas, povoadas, fazem parte desse gigantesco e mitológico lago andino, que provêm das aguas do degelo das montanhas ao seu redor, uma profundidade de 280 metros a máxima e a mínima de 140 metros, temperatura varia entre 7º a 11ºC.

Titicaca significa “puma cinza” em aimará.

De abril a junho, o clima é agradável, este é o melhor momento para desfrutar do lago.

Segundo mytholgie Inca, Lago Titicaca é a matriz que será lançado mundialmente.

Há cerca de 40 ilhas flutuantes feitas de junco.

Lago Titicaca – Descrição

Lago Titicaca
Lago Titicaca

Lago Titicaca
Lago Titicaca

Lago Titicaca é o maior lago de água doce da América do Sul e o mais alto dos grandes lagos do mundo. O Titicaca é um dos menos de vinte lagos antigos do planeta e estima-se que tenha três milhões de anos.

Lago Titicaca fica a 3.810 m acima do nível do mar e está situado entre o Peru, a oeste, e a Bolívia, a leste. A parte peruana está localizada no departamento de Puno, nas províncias de Puno e Huancane.

Abrange 8.300 km quadrados e se estende na direção noroeste-sudeste por uma distância de 190 km. Tem 80 km de diâmetro em seu ponto mais largo. Um estreito, Tiquina, separa o lago em dois corpos d’água. O menor, no sudeste, é chamado de Lago Huinaymarca na Bolívia e Lago Pequeño no Peru.

Lago Titicaca fica entre as cordilheiras andinas em uma vasta bacia cerca de 58.000 km quadrados de área) que compreende a maior parte do Altiplano (Alto Planalto) do norte dos Andes. Na Cordilheira Real coberta de neve, na margem nordeste (boliviana) do lago, alguns dos picos mais altos dos Andes atingem alturas de mais de 6.400 m.

O nível do Titicaca flutua sazonalmente e ao longo de um ciclo de anos. Durante a estação chuvosa (verão, de dezembro a março) o nível do lago sobe, normalmente para diminuir durante os meses secos de inverno. O nível médio é 3.810msnm +- 2,5m.

As águas do Titicaca são límpidas e apenas ligeiramente salobras, com salinidade variando de 5,2 a 5,5 partes por 1.000. As temperaturas da superfície são em média 14°C; de uma termoclina a 20 m, as temperaturas caem para 11°C na parte inferior. As análises mostram quantidades mensuráveis ​​de cloreto de sódio, sulfato de sódio, sulfato de cálcio e sulfato de magnésio na água.

O lago tem em média entre 140 e 180 m de profundidade, mas o fundo se inclina acentuadamente em direção à costa boliviana, atingindo sua maior profundidade registrada de 280 m ao largo da Isla Soto, no canto nordeste do lago.

Mais de 25 rios deságuam no Titicaca; o maior, o Ramis, que drena cerca de dois quintos de toda a Bacia do Titicaca, entra no canto noroeste do lago. Um pequeno rio, o Desaguadero, drena o lago em sua extremidade sul. Esta única saída esvazia apenas 5% do excesso de água do lago; o resto se perde pela evaporação sob o sol forte e os ventos fortes do seco Altiplano.

Há evidências da presença contínua da população humana na área do lago: os vestígios monumentais e os elementos tangíveis e intangíveis falam sobre diferentes configurações, o uso do solo e sua gestão através de manifestações culturais específicas e marcantes. Esta evidência mostra a relação constante entre o homem e a natureza desde os tempos antigos e durante um longo período de tempo que vai desde o nascimento e desenvolvimento das sociedades andinas pré-hispânicas até os nossos dias.

Este longo processo que começou aproximadamente por volta de 10.000 a.C. a 8.000 a.C. e durou até o primeiro terço do século XVI com a chegada dos Incas foi caracterizada por diferentes e sucessivas sociedades e grupos étnicos andinos. O outro período compreende desde a época colonial, no século XVI, até os nossos dias. Todo este processo definiu um espaço cultural onde a tradição foi preservada mostrando a permanência de modos de vida, de costumes e valores ancestrais.

Construções arquitetônicas arqueológicas de grande singularidade em alguns locais como Pukara, Sillustani, Cutimbo (lado peruano) e Tiwanaku e a Isla del Sol (lado boliviano) são evidências claras da existência de sociedades como Pukara, Tiwanaku, Colla Lupaka e Inca.

As técnicas agrícolas de origem pré-hispânica como os chamados waru-waruor ou cristas de sulcos, os incríveis terraços que se encontram em diferentes ilhas do lago e as “ilhas flutuantes” de junco totora no meio do lago são expressões de valor notável e evidências de uso da terra e gestão ambiental.

As línguas, os costumes, as crenças e as obras artísticas que permanecem até os nossos dias são evidências de modos de vida e de valores culturais de valor excepcional que caracterizaram os habitantes Uru do lago e os Taquilenos da Ilha Taquile, que estão organizados em uma comunidade muito forte e cuja arte têxtil é uma das expressões fundamentais que foi influenciada pela arte têxtil dos antigos Paracas, Nazca, Wari e, acima de tudo, dos Collas, um grupo de pessoas do altiplano andino peruano pré-hispânico.

Línguas, tradições, crenças e costumes estão imbricados em diferentes formas de organização social, ciclos de vida social, festas e rituais, músicas e danças e na preservação de lugares sagrados, sendo o lago o mais sagrado, pois de suas águas emergiu o fundadores da civilização Inca e do Império.

Lago Titicaca – Localização

Lago Titicaca
Lago Titicaca

Lago Titicaca
Lago Titicaca

Lago Titicaca no Peru está localizado no departamento de Puno, na fronteira com a Bolívia na Cordilheira dos Andes, sua superfície está distribuída uniformemente entre a Bolívia e o Peru. O lago é cercado por cordilheiras andinas e encostas que variam em altitude entre 4.000 e 4.200 metros acima do nível do mar. O lago em si está localizado em um planalto que varia de 3.657 a 4.000 metros acima do nível do mar.

Lago Titicaca é conhecido pela beleza azul profunda de suas águas.

Nesta altitude, as temperaturas médias são inferiores a 15°C durante todo o ano e permanecem constantes durante todo o ano. As temperaturas não caem tanto à noite ou no inverno como em outros locais com altitudes semelhantes.

Lago Titicaca está dividido em duas sub-bacias, a maior é o Lago Grande e a menor é o Lago Pequeño. Ambos os lagos estão ligados pelo Estreito de Tiquina. A luz solar brilhante e luminescente permeia o altiplano, tornando-o espiritual e mágico. É necessário levar protetor solar, pois a luz solar é muito intensa em grandes altitudes e os raios que irradiam do lago podem causar queimaduras solares graves. Cerca de 25 rios depositam sua água no lago, mas apenas um, o rio Desaguadero, drena 95% ou a água que entra é perdida por evaporação.

Para a população local, o lago tem propriedades místicas, pois é cercado por terras férteis no Altiplano, que de outra forma seria seco e varrido pelo vento. A Civilização Inca considerava o lago um lugar sagrado.

A fauna encontrada no lago é muito rica, habitam o lago muitas variedades de peixes – inclusive trutas que foram introduzidas no lago e acabaram se adaptando muito bem, sendo hoje o prato principal dos restaurantes da região. Muitas aves também habitam o lago, entre estas patos e gansos selvagens.

Segundo a lenda, o lago foi o berço da civilização Inca e um passeio pelas suas águas nos remete ao tempo em que toda a América Andina era dominada por esta magnífica civilização.

A cidade de Puno no Peru fica localizada as margens do lago e é a porta de acesso para quem pretende visitá-lo. É conhecida por Capital Folclórica das Américas, com festivais anuais acontecendo em todas as suas pequenas aldeias.

A cidade foi sede de uma das culturas mais importantes da época pré-inca, a cultura Tiahuanaco, cujos restos arqueológicos, encontrados em seus museus e sítios arqueológicos, causam grande admiração nos visitantes.

Segundo a lenda, o primeiro Inca, Manco Cápac e sua esposa Mama Ocllo emergiram do Lago Titicaca por ordem de seu pai o Deus do Sol para fundar o Império de Tawantisuyo, que se estendia por todos os Andes.

Além da sua representação econômica e de suas funções simbólicas, visitá-lo será sempre uma experiência única entre o céu e água, azul e verde, sol e terra, numa altitude de 3800 metros.

Foram os sacerdotes espanhóis que no afã de catequizar a população indígena, construíram as belas igrejas, que através da imaginação e destreza dos artesões de Puno, acabaram ficando com características únicas, representando o estilo mestiço, que é uma mistura da arte Inca com a dos espanhóis.

Reserva Nacional do TIticaca

A reserva Nacional do Titicaca: foi criada em 1978 protegendo ao redor de 37 mil hectares.

A reserva é compartilhada em dois setores: Ramis, nos municípios de Huancané e Ramis; e Puno, no município do mesmo nome.

A área abriga dúzias de espécies nativas de pássaros (mais que 60 entre residentes e migratórios), peixes (4 famílias diferentes) e anfíbios (18 espécies originarias); também, três ilhas existem: Huaca Huacani, Toranipata e Santa María.

Fonte: www.routard.com/www.peruhop.com/whc.unesco.org/www.discover-peru.org

Veja também

Pontos Turísticos da Tailândia

PUBLICIDADE Ao olhar detidamente as fotografias dos numeroso folhetos que anunciam e promovem a Tailândia, …

Pontos Turísticos do Tajiquistão

PUBLICIDADE O Tajiquistão é o menor país da Ásia Central e ainda assim tem quase cinco vezes …

Pontos Turísticos do Sri Lanka

PUBLICIDADE Locais Turísticos do Sri Lanka Sri Lanka oferece lugares dignos de serem visitados. Desde …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.