Alpha Centauri

Alpha Centauri é um sistema estelar e acredita-se que seja o mais próximo do sistema solar, a uma distância de 4,37 anos-luz.

O sistema estelar é constituído por três estrelas, que incluem Alpha Centauri A, Alpha Centauri B e Alpha Centauri C, que é frequentemente referido como Proxima Centauri.

O que é o Alpha Centauri?

Alpha Centauri é o sistema estelar mais próximo da Terra, além do nosso.

É um trio de estrelas: Alpha Centauri, Beta Centauri e Proxima Centauri.

Os dois primeiros são frequentemente referidos como Centauri A e Centauri B, enquanto o último é Centauri C. Alpha Centauri é uma estrela anã branca-amarelada com cerca de 10% a mais de massa que o nosso Sol.

O Beta Centauri é um pouco menor, com cerca de 90% de massa solar, e produz menos calor, emitindo um brilho amarelo-alaranjado-branco. Proxima Centauri é uma pequena anã vermelha, orbitando as outras duas a uma grande distância. Esta anã vermelha é a estrela mais próxima de nós, além do sol.

O sistema Centauri recebe esse nome por sua localização na constelação Centaurus, o centauro. Todo o sistema está a 4,2 – 4,4 anos-luz de distância da Terra. Uma nave estelar viajando a 10% da velocidade da luz, talvez alimentada por um motor de pulso nuclear, chegaria a Alpha Centauri em apenas 50 anos. É plausível que o sistema tenha seus próprios planetas, embora nenhum tenha sido detectado ainda.

Alpha Centauri e Beta Centauri têm uma órbita excêntrica em torno um do outro, chegando tão perto quanto 11 UA (unidades astronômicas, ou distâncias Terra-Sol) e se separando até 35 AU.

Isso é comparável à distância entre o Sol e Saturno, quando mais próximo, e entre o Sol e Plutão, no mais distante. Ambas as estrelas têm cerca de cinco a seis bilhões de anos, assim como o nosso Sol.

A anã vermelha Proxima Centauri, a pária, pesa apenas 1/10 do Sol e, consequentemente, queima seu combustível nuclear muito mais lentamente, o que significa que é menos brilhante e quente. De fato, a única razão pela qual podemos observar essa anã vermelha é que ela está localizada tão perto do nosso sistema doméstico. Proxima Centauri orbita Beta e Alpha Centauri a uma distância de 11.000 UA, ou cerca de 0,21 anos-luz, que é 1/20 do caminho entre o Sol e Alpha Centauri. A princípio, não tínhamos certeza se Proxima deveria ser considerado parte do mesmo sistema estelar, mas as observações mostraram que ele orbita o centro binário e compartilha aproximadamente o mesmo movimento no espaço que o resto do sistema estelar.

O que é o Proxima Centauri?

Proxima Centauri é uma estrela anã vermelha no sistema estelar Alpha Centauri que tem a distinção de ser a estrela mais próxima do Sol.

A descoberta sobre a localização próxima da estrela foi feita em 1915 e tem sido um assunto de interesse e observação frequente desde então.

Algumas pessoas acham que quando as viagens espaciais se desenvolvem a ponto de os seres humanos poderem deixar o sistema solar, o sistema estelar Alpha Centauri seria um lugar lógico para se visitar e que Proxima Centauri provavelmente seria a primeira parada, embora pareça improvável que a estrela poderia suportar a vida.

As anãs vermelhas são estrelas muito menores e mais frias que o Sol, com Proxima Centauri tendo um diâmetro em torno de um sétimo do Sol. Como resultado de seu tamanho e relativa frieza, eles são extremamente escuros.

O Proxima Centauri nem pode ser observado a olho nu, embora possa ser capturado em telescópios de alta potência. Essa estrela também é classificada como estrela de flare, o que significa que experimenta aleatoriamente períodos de maior luminosidade.

Esta estrela está a cerca de 4,2 anos-luz de distância do Sol.

Outras estrelas no sistema Alpha Centauri são muito mais brilhantes, o que pode dificultar a observação do Proxima Centauri.

Equipamento sensível o suficiente para observar a estrela e gerar dados que poderiam ser usados para descobrir onde ela foi lançada até o início do século 20, e só foi identificada como estrela de chama em 1951.

Você pode ter uma idéia de onde o Proxima Centauri é se você estiver no hemisfério sul, como aparece na constelação centauro, o centauro.

O sistema Alpha Centauri parece um único ponto de luz a olho nu, fazendo o ponto mais brilhante da constelação.

Como as anãs vermelhas são muito mais frias que o Sol, elas não oferecem muita esperança de vida. Para que um planeta em órbita ao redor de Proxima Centauri sustentasse a vida, ele teria que estar extremamente próximo da estrela, criando uma situação na qual ele seria trancado. Quando os planetas estão travados em torno das estrelas, uma face do planeta sempre fica de frente para a estrela, criando uma situação em que metade do planeta está sempre na escuridão. Em outro exemplo de travamento das marés, a lua da Terra sempre tem uma face em direção à Terra.

Se o Proxima Centauri apoiar planetas em uma órbita travada por maré, seria um desafio para a vida evoluir nesses planetas, pois teria que enfrentar temperaturas extremas nas duas faces do planeta.

Os organismos do planeta também teriam que lidar com períodos de brilho repentino e extremo toda vez que a estrela explodisse, tornando a vida no planeta bastante desconfortável, com toda a probabilidade.

O que é um ano-luz?

Um ano-luz é a distância que a luz percorre em um ano através do vácuo ou do espaço vazio.

A luz se move através do vácuo a pouco mais de 299.792 km por segundo, atingindo impressionantes 9,4 trilhões de milhas em um ano.

Com distâncias tão grandes, termos relativos como “milhas” e “quilômetros” se tornam ineficientes e sem sentido. Em vez disso, os astrônomos falam em termos de anos-luz para descrever grandes distâncias.

Antes que possamos apreciar o falar de distâncias em termos de anos-luz, é útil compreender até que ponto um único se estende.

Em termos de nosso próprio sistema solar, definido para este exercício pela órbita do antigo planeta Plutão, o sistema solar teria que ser 800 vezes maior para ser um único ano-luz de diâmetro. Dito de outra forma, o sol está a cerca de 150 milhões de quilômetros da Terra e seria necessário registrar 31.620 viagens de ida e volta da Terra ao Sol para percorrer a distância de um ano-luz.

Além do ano-luz, os cientistas também falam em termos de segundos e minutos. Uma unidade astronômica (AU) – a distância da Terra ao Sol – é de 8,3 minutos luz. Em outras palavras, leva 8,3 minutos para que a luz do sol alcance a terra. Por outro lado, o sol está a 8,3 minutos de luz da Terra.

Não existe uma estrela que se encontre precisamente a um ano-luz do nosso sistema solar. A estrela vizinha mais próxima é Proxima Centauri, a 4,2 anos-luz de distância.

A seguir estão as estrelas Alpha Centauri A e Alpha Centauri B, a 4,3 anos-luz de distância.

Sabendo o quão rápido a luz viaja, pode-se começar a apreciar as grandes distâncias do universo quando se fala em termos de anos-luz.

Por exemplo, a luz emitida por Alpha Centauri hoje levará 4,2 anos para atingir a Terra; portanto, quando observamos essa estrela, estamos vendo como era 4,2 anos atrás. Em essência, estamos olhando para trás no tempo quando olhamos para o espaço.

Fonte: www.nasa.gov/economictimes.indiatimes.com/www.wisegeek.org/nineplanets.org