Breaking News
Home / Astronomia / Espaço sideral

Espaço sideral

Espaço sideral – Definição

PUBLICIDADE

espaço sideral é a área fora da atmosfera da Terra onde os outros planetas e estrelas estão situados.

Ao contrário da compreensão popular, o espaço sideral não é completamente vazio (ou seja, um vácuo perfeito), mas contém uma baixa densidade de partículas, predominantemente gás hidrogênio, bem como radiação eletromagnética.

O que é o espaço sideral?

Da perspectiva de um terráqueo, o espaço sideral é uma zona que ocorre cerca de 100 quilômetros acima do planeta, onde não há ar apreciável para respirar ou espalhar a luz.

Nessa área, o azul dá lugar ao preto porque as moléculas de oxigênio não são em abundância o suficiente para tornar o céu azul.

Além disso, o espaço é um vácuo, o que significa que o som não pode ser transportado porque as moléculas não estão suficientemente próximas para transmitir o som entre elas.

Isso não quer dizer que o espaço esteja vazio.

Gás, poeira e outros pedaços de matéria flutuam em torno de áreas “mais vazias” do universo, enquanto regiões mais populosas podem hospedar planetas, estrelas e galáxias.

Ninguém sabe exatamente o quão grande é o espaço. A dificuldade surge por causa do que podemos ver em nossos detectores. Medimos longas distâncias no espaço em “anos-luz”, representando a distância que a luz leva para viajar em um ano (cerca de 5,8 trilhões de milhas, ou 9,3 trilhões de quilômetros).

A partir da luz que é visível em nossos telescópios, mapeamos galáxias que chegam quase tão longe quanto o Big Bang, que se acredita ter iniciado nosso universo há 13,7 bilhões de anos.

Isso significa que podemos “ver” o espaço a uma distância de quase 13,7 bilhões de anos-luz.

No entanto, os astrônomos não têm certeza se nosso universo é o único que existe.

Isso significa que o espaço pode ser muito maior do que parece para nós.

Espaço sideral – Ondas sonoras

Espaço sideral
Espaço sideral

No espaço, ninguém pode ouvir você gritar. Isso ocorre porque não há ar no espaço – é um vácuo. As ondas sonoras não podem viajar através do vácuo.

O espaço sideral começa a cerca de 100 km acima da Terra, onde a camada de ar ao redor do nosso planeta desaparece. Sem ar para espalhar a luz do sol e produzir um céu azul, o espaço aparece como um cobertor preto pontilhado de estrelas.

O espaço é geralmente considerado completamente vazio. mas isso não é verdade. As vastas lacunas entre as estrelas e os planetas são preenchidas com enormes quantidades de gás e poeira dispersos.

Mesmo as partes mais vazias do espaço contêm pelo menos algumas centenas de átomos ou moléculas por metro cúbico.

O espaço também está repleto de muitas formas de radiação que são perigosas para os astronautas. Grande parte dessa radiação infravermelha e ultravioleta vem do sol. Raios X de alta energia, raios gama e raios cósmicos – partículas que viajam perto da velocidade da luz – chegam de sistemas estelares distantes.

Qual é a temperatura no espaço?

Ao calcular a temperatura no espaço, é importante entender que a maioria das estimativas deve levar em consideração a composição variada do espaço.

O espaço sideral é geralmente considerado a parte do universo que está quase totalmente vazia e, do ponto de vista da Terra, começa oficialmente a uma altitude de cerca de 100 quilômetros acima do nível do mar.

No vazio entre planetas, sistemas estelares e galáxias, a temperatura no espaço é geralmente considerada -270,4 °C. Esta é apenas uma quantidade muito pequena acima do zero absoluto, a temperatura mais baixa na qual se acredita que o movimento da matéria cessa, a -273,15 °C.

Espaço sideral
Espaço sideral

Temperatura média

Quando os cientistas falam sobre-270,4 °C como a temperatura no espaço, eles estão falando sobre uma temperatura média – na verdade, o que é chamado de radiação cósmica de fundo, que é a energia que ainda sobrou do Big Bang.

Mais perto da Terra, como fora da órbita de Plutão, a temperatura é estimada em -273,15 °C devido aos efeitos do Sol distante. Ainda está muito frio, mas longe de ser tão frio quanto em algum lugar no espaço profundo, longe de qualquer luz solar.

Temperatura de medição

Medir a temperatura no espaço é mais complicado do que apenas usar um termômetro, uma vez que a temperatura é apenas uma figura significativa quando o calor pode ser transferido com eficiência de um corpo para outro. No espaço, embora a temperatura das partículas possa ser muito alta, sua densidade é muito baixa, de modo que a capacidade de transferir calor é mínima. Eles poderiam estar a milhões de graus na faixa de °C, mas como raramente colidem uns com os outros, o fenômeno real de temperatura ou troca de calor não ocorre.

A temperatura no espaço, portanto, tem a ver com o movimento e a concentração das moléculas, o que, por sua vez, determina a frequência com que elas colidem entre si para ganhar ou perder energia.

Devido a isso, a temperatura deve ser determinada usando a lei de Planck, que diz que todo objeto no universo emite radiação de acordo com sua temperatura.

Observando a radiação emitida do espaço e usando esta fórmula, os cientistas descobriram que a temperatura é de cerca de -16,26 °C. Diferentes partes do espaço têm, na verdade, diferentes temperaturas, e a Via Láctea – onde a Terra está localizada – é ligeiramente mais quente do que muitas outras áreas.

Fatores de influência

É importante lembrar que o espaço está em toda parte e que até os corpos humanos são compostos principalmente de espaços vazios. Portanto, quando alguém discute as temperaturas em qualquer região específica do espaço, ele também deve incluir quaisquer objetos que pareçam sólidos a olho nu.

Outros fatores que podem eventualmente mudar a visão dos especialistas sobre qual é a temperatura no espaço incluem os efeitos da matéria escura e da energia escura, que combinados constituem 96% de todo o universo conhecido.

Fonte: www.space.com/www.esa.int/www.wto.org/www.wisegeek.org/nautil.us/www.qrg.northwestern.edu

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Cratera

Cratera

PUBLICIDADE Cratera – Definição Uma cratera é uma depressão em forma de tigela, ou área oca, produzida …

Tempestade Solar

PUBLICIDADE Tempestade Solar – Definição Uma tempestade solar é um termo usado para os efeitos atmosféricos sentidos …

Satélite

PUBLICIDADE Satélite, objeto natural (lua) ou nave espacial (satélite artificial) orbitando um corpo astronômico maior. …