Breaking News
Home / Biografias / Paul Gauguin

Paul Gauguin

PUBLICIDADE

Nascimento: 7 de junho de 1848, Paris, França.

Falecimento: 8 de maio de 1903, Atuona, Polinésia Francesa.

Paul Gauguin – Artista

Paul Gauguin
Paul Gauguin

O artista Francês pós-impressionista Paul Gauguin foi uma figura importante no movimento de arte simbolista do início dos anos 1900.

Seu uso de cores fortes, proporções corporais exageradas e contrastes em suas pinturas o separa de seus contemporâneos, ajudando a pavimentar o caminho para o movimento de arte Primitivismo.

Paul Gauguin frequentemente procurado ambientes exóticos, e passou um tempo de estar e pintura em Tahiti.

Paul Gauguin foi um dos mais significativos artistas franceses para ser inicialmente educado em Impressionismo, mas quem se separou de seu fascínio com o mundo todos os dias para abrir caminho um novo estilo de pintura amplamente referido como simbolismo.

À medida que o movimento impressionista foi culminando no final de 1880, Gauguin experimentou com novas teorias da cor e abordagens semi-decorativos para pintura.

Ele famosa trabalhou um verão em um estilo intensamente colorido ao lado de Vincent Van Gogh, no sul da França, antes de virar as costas inteiramente na sociedade ocidental.

Ele já tinha abandonado uma vida anterior como um corretor da bolsa pelo tempo que ele começou a viajar regularmente para o Pacífico Sul em 1890, onde desenvolveu um novo estilo que se casou com a observação diária com simbolismo místico, um estilo fortemente influenciado pelo popular, chamadas artes “primitivas” da África, Ásia e Polinésia Francesa.

A rejeição de Gauguin de sua família europeia, da sociedade e do mundo da arte Paris para uma vida à parte, na terra do “outro”, tem vindo a servir como um exemplo romântica do artista como errante-místico.

Paul Gauguin – Pintor

Paul Gauguin
Paul Gauguin

Pintor francês, uma das maiores figuras do pós-impressionismo.

Exerceu profunda influência no fauvismo, na pintura dos Nabis e em toda a arte moderna voltada para o exótico e o primitivo. Iniciou-se na pintura como diletante, por volta de 1870. Aos 23 anos visitou o Brasil, passando um mês na Guanabara, no Rio de Janeiro.

Em 1883, abandonou a família e o emprego e, três anos depois, instalou-se em Pont-Aven, na Bretanha. Nesse período, evoluiu para um estilo sintético, com grande ênfase nas cores vivas, e opôs-se ao Impressionismo. Em 1891, partiu para o Taiti, onde pintaria o cenário primitivo e luminoso da região, as formas opulentas de suas mulheres e a exuberância tropical. Morreu abandonado em Fatu-Iwa, uma das Ilhas Marquesas.

Pintor pós-impressionista francês cujas cores, formas e temáticas marcariam a História da Arte moderna.

Nasceu em 1848, em Paris, no seio de uma família liberal de classe média, tendo vivido quatro anos no Perú e tido uma breve passagem pela marinha mercante francesa. Já casado, com quatro filhos, exerceu a profissão de corretor da bolsa, mas, depois de conhecer Camille Pissaro e ver a primeira exposição impressionista, em 1874, tornou-se pintor amador e fervoroso coleccionador.

Expôs juntamente com os impressionistas nos anos de 1876, 1880, 1881 e 1886.

No ano de 1883 optou por dedicar-se completamente à pintura, o que fez com que a mulher e os filhos regressassem para viver com a família dela.

De 1886 a 1891, Paul Gauguin viveria em meios rurais em Inglaterra (tendo neste período feito uma viagem ao Panamá e a Martinica), constituindo o centro de um pequeno grupo de pintores experimentalistas conhecidos como a escola de Pont-Aven.

Conheceu Van Gogh nos dois meses que viveu em Arles, no Sul de França, em 1888.

Passados três anos, arruinado e cheio de dívidas, Gauguin abandonará a civilização ocidental e tudo o que considerava artificial e convencional. Exceptuando uma viagem a França de 1893 a 1895, o pintor viveu nos trópicos o resto da sua vida — primeiro no Taiti e, mais tarde, nas Ilhas Marquesas.

Esta vivência constitui a base das alterações na sua pintura, na qual valoriza as cores, que ganham tons cada vez mais expressivos recusando as perspectivas e as formas rígidas e planas. A influência da Polinésia e dos Trópicos fez-se notar nos seus quadros, usando as temáticas da vida do quotidiano no Taiti (quadros como Mulheres Taitianas ou Na Praia).

Cometeu uma tentativa de suícidio falhada, vindo a falecer em 1903, em Atuana.

Paul Gauguin – Vida

Paul Gauguin
Paul Gauguin

Pintor francês. Aprendiz de piloto da marinha mercante e empregado de um agente de câmbios, começa a pintar como amador.

Em 1876 expõe pela primeira vez e, em 1883, vive em Pont-Aven, Bretanha, com o pintor Charles Laval. Posteriormente faz uma viagem à Martinica.

De novo na Europa, trabalha em Arles com Vincent van Gogh. À sua volta forma-se uma escola de pintores, a de Pont-Aven. Após uma estada em Paris, em 1892 transfere-se para o Tahiti, onde permanece até 1893. De regresso a Paris, expõe sem êxito, apesar da admiração de artistas como o poeta Mallarmé e o pintor Degas.

Em 1895 volta para o Tahiti, onde, acossado pela doença e a miséria, realiza diversas obras-primas. Em 1900, melhorada a sua situação económica graças ao mercador Ambroise Vollard, instala-se nas ilhas Marquesas, também no Pacífico, onde morre.

Como o seu amigo Van Gogh, Paul Gauguin pinta a natureza tal como ele a sente. É um pintor desligado do impressionismo. Na sua obra, a forma já não se sujeita à cor. O seu intenso cromatismo afasta-o de qualquer limitação naturalista; aplica as cores em amplas superfícies de contornos definidos.

Conhece de perto a pintura de Cézanne e de Pissarro e, seduzido pela obra de Émile Bernard, mestre do grupo de paisagistas de Pont-Aven (na Bretanha), adopta a composição com figuras de formas simples sobre fundos abstratos. De entre as obras ambientadas na Bretanha sobressaem Le Christ Jaune e La Vision aprés le Sermon.

Instalado nos Mares do Sul, enamora-se da vida simples e amável dos indígenas polinésios, que se tornam no seu principal tema pictórico. Os protagonistas destes quadros são as mulheres e a vegetação tropical. Há que citar Femmes de Tahiti sur la Plage, Nave Nave Mahana, Te Tamari No Atua.

Nos seus últimos tempos, Gauguin, desalentado e doente, pinta uma série de quadros que expressam uma profunda preocupação existencial unida a uma sensualidade intensa, selvagem e perturbadora (Te Rerioa, Et l’or de leur corps, Les Seins aus Fleurs Rouges, Never More).

Paul Gauguin – Biografia

Paul Gauguin
Paul Gauguin

Eugène-Henri-Paul Gauguin nasceu em Paris, em 7 de junho de 1848. Após a chegada de Napoleão III ao poder, sua família emigrou para Lima, Peru.

De volta à França, Gauguin estudou em Orléans e, aos 17 anos, ingressou na marinha mercante e correu mundo. Trabalhou em seguida numa corretora de valores parisiense e, em 1873, casou-se com a dinamarquesa Mette Sophie Gad, com quem teve cinco filhos.

Interessado pela pintura, Gauguin tomou aulas e passou a pintar nas horas livres. Incorporou-se ao movimento impressionista francês por meio de Camille Pissarro e Paul Cézanne e expôs pela primeira vez em 1876. Seus companheiros animaram-no a entregar-se cada vez mais à pintura, até que em 1883 decidiu dedicar-se inteiramente à arte, após a quebra da Bolsa de Paris.

Sem emprego e ainda sem vender seu trabalho, Gauguin atravessou desde então uma contínua sucessão de dificuldades econômicas, problemas conjugais, privações e doenças.

Após uma temporada com a família da mulher em Copenhague, que acabaria por conduzir ao rompimento do casamento, estabeleceu-se em Pont-Aven, Bretanha, onde sua arte amadureceu. Posteriormente, conviveu no sul da França com Vincent van Gogh.

Uma viagem à Martinica, em 1887, levou Gauguin a renegar o impressionismo e a empreender o “retorno ao princípio”, ou seja, à arte primitiva. A exaltação da cor, as formas sintetizadas e os valores simbolistas e decorativos já estão presentes nas obras dessa fase, como “A visão após o sermão” e “O Cristo amarelo”.

Em busca da arte e da vida primitivas, o pintor foi em 1891 para o Taiti, onde, além de abundante produção escultórica e um livro, Noa noa, de anotações sobre o povo maori, pintou cerca de uma centena de quadros sobre tipos indígenas, como “Vahiné no te tiare” (“A moça com a flor”) e “Mulheres de Taiti”.

Em 1893 voltou a Paris para expor suas obras e, após uma temporada na Bretanha, fixou-se novamente no Taiti. Nessa segunda fase taitiana criou algumas de suas obras mais importantes, como “De onde viemos? O que somos? Para onde vamos?”, uma tela enorme que sintetiza toda sua pintura, realizada antes de uma tentativa de suicídio.

Sempre em busca de um paraíso, Gauguin se transferiu, em setembro de 1901, para a ilha Hiva Oa (uma das Marquesas), onde morreu em 8 de maio de 1903.

Paul Gauguin – Escultor

Paul Gauguin
Auto-retrato, 1893

Pintor, escultor e gravador francês, ao lado de Cézanne e de Van Gogh, foi o mais importantes dos artistas pós-impressionistas.

Por ter passado a infância no Peru (terra natal de sua mãe) desenvolveu uma predileção por lugares coloridos e exóticos.

Gauguin via a civilização como uma “doença” e desejava “integrar-se à natureza”; por isso trocou a França pelo Taiti em 1891. Fora o período entre 1893 e 95, quando foi obrigado a retornar à França devido à doença e à pobreza, permaneceu nos trópicos pelo resto da vida; entre 1895 e 1901 viveu novamente no Taiti e, a partir de 1901, nas ilhas Marquesas, onde faleceu.

Apesar da doença, da pobreza e da depressão que o levou a tentar o suicídio, Gauguin pintou suas melhores obras nos mares do Sul. Transformou os mitos nativos em visões profundas da condição humana, abandonando as cores naturalistas dos impressionistas para usá-las em áreas chapadas e contrastantes, enfatizando seu efeito decorativo e emocional.

Sua fama se consolidou em 1906, com a apresentação de 227 quadros em Paris.

A influência de sua obra na arte do século 20 é fundamental.

Fonte: www.biography.com/www.assirio.com/www.vidaslusofonas.pt/www.jperegrino.com.br

Paul Gauguin

Veja também

Kim Jong-un

Kim Jong-un

PUBLICIDADE Biografia de Kim Jong-un Líder Militar e Ditador Famoso como: líder supremo da Coreia …

Angela Merkel

Angela Merkel

PUBLICIDADE Nome: Angela Merkel Ocupação: Chanceler da Alemanha Data de nascimento: 17 de julho de 1954 Educação: Universidade de …

Gilberto Freyre

PUBLICIDADE Biografia Nascimento: 15 de março de 1900, Recife, Pernambuco Falecimento: 18 de julho de 1987, Recife, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.