Breaking News
Home / Biografias / John Nash

John Nash

PUBLICIDADE

Quem é John Nash?

John Forbes Nash, Jr., filho de um veterano da Primeira Guerra Mundial que era engenheiro eletricista e professor de escola, nasceu em Bluefield, Virgínia Ocidental nos Estados Unidos em 1928.

John Nash é reverenciado como um gênio matemático que tornou significativa contribuições para os campos de matemática e economia. Ele também teve uma luta pessoal com a esquizofrenia, que foi retratada no premiado filme de Hollywood A Beautiful Mind.

Quando criança, John Nash estava ansioso por conhecimento. Para acalmar sua curiosidade, ele leu enciclopédias e outros livros educacionais.

Ele também realizou seus próprios experimentos elétricos e químicos em seu quarto.

John Nash gostava de estar sozinho para fazer seus experimentos e, em troca, foi rejeitado por seus colegas de classe.

Ele descartou o ridículo deles como inferioridade mental e continuou a aprender independentemente.

Após o colegial, John Nash cursou a faculdade no Carnegie Institute of Technology (Instituto de Tecnologia Carnegie), que agora é a Carnegie Mellon University, como um curso de engenharia química que acabou mudando para um curso de matemática.

Enquanto estudava na Carnegie, Nash fez um curso de Economia Internacional, o que levou ao seu interesse pela teoria dos jogos e acabou levando à sua recepção ao Prêmio Nobel de Economia.

Devido à sua progressão na matemática como estudante de graduação na Carnegie, John Nash recebeu um mestrado em ciências além do diploma de bacharel.

Após se formar no Carnegie Institute of Technology em 1950, John Nash ensinou em Princeton por um ano e depois optou por aceitar uma posição mais lucrativa no Massachusetts Institute of Technology.

John Nash recebeu o mandato no M.I.T e optou por se casar em período sabático em meados da década de 1950. Quando sua esposa, Alicia, engravidou no início de 1959, a esquizofrenia de Nash se revelou.

De acordo com John Nash, ele renunciou ao cargo de Massachusetts Institute of Technology. durante este tempo. No entanto, todas as outras contas sugerem que ele foi demitido.

Durante o período após sua demissão até o início dos anos 70, John Nash passou algum tempo entrando e saindo de hospitais psiquiátricos. Após um incidente em particular no McLean Hospital, Nash viajou para a Europa em busca de status de refugiado.

No início dos anos 70, a doença de John Nash começou a desaparecer e ele voltou a Princeton para continuar a pesquisa aos 66 anos.

Ele contribuiu sozinho com a matemática e a economia aplicada mais do que qualquer outra pessoa na história dos Estados Unidos.

Sua contribuição mais significativa foi o estudo da teoria dos jogos, que é usado principalmente nas áreas de Economia e Relações Internacionais.

Ainda matemático sênior de pesquisa em Princeton, John Nash ganhou o Prêmio Nobel em 1994 por sua dissertação de 27 páginas sobre a teoria dos jogos, “Jogos não cooperativos”.

John Nash
John Nash

John Nash – Biografia

John Nash, na íntegra John Forbes Nash, Jr. (nascido em 13 de junho de 1928, Bluefield, West Virginia, EUA – falecido em 23 de maio de 2015, perto de Monroe Township, Nova Jersey).

Matemático americano que recebeu o Prêmio Nobel de 1994 por Economia por seu trabalho de referência, iniciado nos anos 50, na matemática da teoria dos jogos.

Ele compartilhou o prêmio com John C. Harsanyi e Reinhard Selten. Em 2015, Nash ganhou (com Louis Nirenberg) o Prêmio Abel por suas contribuições ao estudo de equações diferenciais parciais.

John Nash se matriculou em engenharia química no Instituto Carnegie de Tecnologia (mais tarde Universidade Carnegie Mellon) em Pittsburgh antes de mudar para a química e depois para a matemática, onde finalmente recebeu o diploma de bacharel e mestrado em 1948.

Dois anos depois, aos 22 anos, ele concluiu o doutorado na Universidade de Princeton.

Em 1951, ingressou na faculdade do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, onde realizou pesquisas em equações diferenciais parciais. Ele se demitiu no final da década de 1950, após ataques de doenças mentais.

Ele então iniciou uma associação informal com Princeton, onde se tornou um matemático sênior de pesquisa em 1995.

Enquanto ele ainda estava na faculdade, Nash publicou (abril de 1950) seu primeiro artigo, “The Bargaining Problem” “O problema da negociação”, na revista Econometrica.

Ele expandiu seu modelo matemático de barganha em sua influente tese de doutorado, “Non-Cooperative Games”, que apareceu em setembro de 1951 na revista Annals of Mathematics.

Nash estabeleceu assim os princípios matemáticos da teoria dos jogos, um ramo da matemática que examina as rivalidades entre concorrentes com interesses mistos.

Conhecida como a solução de Nash ou o equilíbrio de Nash, sua teoria tentou explicar a dinâmica da ameaça e da ação entre os concorrentes. Apesar de suas limitações práticas, a solução Nash foi amplamente aplicada por estrategistas de negócios.

A pesquisa de Nash sobre equações diferenciais no Instituto de Tecnologia de Massachusetts levou ao seu artigo seminal “Real Algebraic Manifolds”, publicado em Annals of Mathematics em novembro de 1952.

Seu outro trabalho influente em matemática incluiu o teorema da função inversa de Nash-Moser, o teorema de Nash – De Giorgi (uma solução para o 19º problema de David Hilbert, que Nash adotou por sugestão de Nirenberg), e os teoremas de incorporação (ou incorporação) de Nash, que a Academia Norueguesa de Ciências e Letras descreveu como “um dos resultados mais originais na análise geométrica do século XX ”; a academia concedeu a Nash o prêmio Abel. Suas outras honras incluíram o Prêmio John von Neumann Theory (1978) e o Prêmio Leroy P. Steele da Sociedade Americana de Matemática por uma contribuição seminal à pesquisa (1999).

A pesquisa de Nash sobre a teoria dos jogos e sua longa luta com a esquizofrenia paranóica se tornaram bem conhecidas do público em geral por causa do filme A Beautiful Mind (2001), vencedor do Oscar, que foi baseado na biografia de Sylvia Nasar, de 1998, com o mesmo nome.

Uma exploração mais factual precisa da luta de Nash com a doença mental foi oferecida pelo documentário de televisão pública A Brilliant Madness (2002).

Fonte: Editores Portal São Francisco

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

John Locke

PUBLICIDADE John Locke, nascido em Wrington (Inglaterra), estudou em Oxford. Em 1688, fora nomeado membro …

Gugu Liberato

PUBLICIDADE Antonio Augusto Liberato de Moraes, muito conhecido por” Gugu”, foi um importante apresentador de …

Friedrich Nietzsche

Friedrich Nietzsche

PUBLICIDADE Quem foi Friedrich Nietzsche? O filósofo alemão influente Friedrich Nietzsche (1844-1900) é conhecido por seus …