Breaking News
Home / Biografias / Friedrich Nietzsche

Friedrich Nietzsche

PUBLICIDADE

Quem foi Friedrich Nietzsche?

O filósofo alemão influente Friedrich Nietzsche (1844-1900) é conhecido por seus escritos sobre o bem e o mal, o fim da religião na sociedade moderna e o conceito de “super-homem”.

Sinopse

O filósofo Friedrich Nietzsche nasceu em 15 de outubro de 1844, em Röcken bei Lützen, Alemanha. Em sua brilhante, mas relativamente breve carreira, ele publicou inúmeras obras importantes de filosofia, incluindo Twilight of the Idols e Thus Spoke Zarathustra. Na última década de sua vida, ele sofria de insanidade; ele morreu em 25 de agosto de 1900. Seus escritos sobre individualidade e moralidade na civilização contemporânea influenciaram muitos pensadores e escritores importantes do século XX.

Primeiros anos e educação

Friedrich Wilhelm Nietzsche nasceu em 15 de outubro de 1844, em Röcken bei Lützen, uma pequena vila na Prússia (parte da atual Alemanha). Seu pai, Carl Ludwig Nietzsche, era um pregador luterano; ele morreu quando Nietzsche tinha 4 anos. Nietzsche e sua irmã mais nova, Elisabeth, foram criados por sua mãe, Franziska.

Nietzsche frequentou uma escola preparatória particular em Naumburg e depois recebeu uma educação clássica na prestigiada escola Schulpforta. Depois de se formar em 1864, ele estudou na Universidade de Bonn por dois semestres. Ele se transferiu para a Universidade de Leipzig, onde estudou filologia, uma combinação de literatura, linguística e história. Ele foi fortemente influenciado pelos escritos do filósofo Arthur Schopenhauer. Durante seu tempo em Leipzig, ele começou uma amizade com o compositor Richard Wagner, cuja música ele admirava bastante.

Publicações 

As primeiras publicações de Nietzsche em filologia clássica (estudo da literatura e das línguas da literatura) impressionaram tanto seu professor que, quando uma cadeira (professor) de filologia foi aberta na universidade de Basileia, na Suíça, Ritschl conseguiu protegê-lo para Nietzsche, então apenas vinte e quatro anos e ainda sem o diploma. A Universidade de Leipzig deu a ele seu doutorado com base em seus escritos, sem a necessidade de um exame. Nietzsche então iniciou uma carreira de professor.

O compositor (escritor de música) Richard Wagner (1813-1883) havia influenciado bastante o primeiro livro de Nietzsche, O Nascimento da Tragédia (1872), que deu um relato imaginativo das forças que levaram ao surgimento da tragédia grega (um drama que descreve uma luta entre um herói e uma força ou poder maior com um final triste ou conturbado) e até a queda posterior. O livro de Nietzsche termina com o apoio do drama musical de Wagner como um renascimento da tragédia grega. Mas, logo que foi publicado, Nietzsche começou a ver a diferença entre o gênio musical de Wagner e as mensagens surradas dos wagnerianos.cult (seguidores dedicados de Wagner). A partir de então, embora ainda sentisse afeto por Wagner, Nietzsche atacou cada vez mais fortemente a ” decadência ” das idéias políticas e filosóficas de Wagner (relacionadas ao conhecimento). Duas obras de seu último ano de escrita tratam do assunto: O caso Wagner (1888) e Nietzsche Contra Wagner (1888).

Os ensinamentos de Nietzsche em Basileia foram interrompidos com frequência por períodos prolongados de doença e por vários meses de serviço como assistente médico durante a Guerra Franco-Prussiana (1870-1871; um conflito entre a França e os estados combinados da Alemanha, que resultou na perda de território da França), o que irritou ainda mais sua doença. Em abril de 1879, sua saúde enfraqueceu tanto que ele foi levado a renunciar. Ele recebeu uma pequena renda mensal e agora começou um período de dez anos em busca de um clima amigável. Apesar de ter sofrido dores crescentes devido ao progresso implacável de sua doença, Nietzsche conseguiu produzir cento e um livros antes de seu colapso final. Eles pertencem ao primeiro posto da literatura alemã e contém um conjunto estimulante de idéias filosóficas.

Fonte: www.biography.com/www.notablebiographies.com

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Ricardo Boechat

Ricardo Boechat

PUBLICIDADE Biografia de Ricardo Boechat Ricardo Eugênio Boechat (13 de julho de 1952 – 11 …

Samuel Morse

Samuel Morse

PUBLICIDADE Samuel Morse – Vida/Biografia Samuel Morse foi um artista e inventor norte-americano mais lembrado por …

Jean-Antoine Nollet

PUBLICIDADE Quem foi Jean-Antoine Nollet? Nascimento: 19 de dezembro de 1700, Pimprez Morte: 25 de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.