PUBLICIDADE
Vanuatu – História
Habitado ou visitado por navegadores polinésios para vários milênios (4000 anos sobre Torres Islands), estas ilhas foram descobertas em 1606 por Pedro Fernandes de Queiroz, navegador Português ao serviço de Espanha, que foram, então, a visita do francês Louis-Antoine de Bougainville (1768), seguido em 1773 pelo capitão James Cook desembarcou nas ilhas, que ele chamou de Novas Hébridas e ele desenhou o primeiro mapa.
Os primórdios da colonização européia, por volta de 1825, foram precedidas pelo apostolado dos missionários, protestantes britânicos e católicos franceses, que entraram na competição, a rivalidade foi logo depois reforçada pela chegada de colonos britânicos e franceses da Austrália Nova Caledônia. Para evitar o risco de confronto entre as duas comunidades, a França ea Grã-Bretanha em 1878 proclamou a neutralidade do arquipélago, e instituiu em 1887 uma convenção naval misturados.
A Convenção de Londres (1906), os dois poderes, então, decidiu estabelecer um regime de condomínio que foi especificado através de um protocolo em 1914 (oficialmente ratificada em 1923), após o que cada país tinha autoridade sobre seus nacionais, e ambos conjuntamente sobre a população aborígene.
Após a Segunda Guerra Mundial, as Novas Hébridas beneficiou instituições (Conselho Consultivo de 1957) que levaram à independência em 1975. Portanto, a divergência entre o Inglês (a maioria) e francófonos aumentou, mas uma trégua permitido a adopção de um projeto de Constituição (Setembro de 1979).
Em novembro de 1979, as eleições foram vencidas pelo partido do ministro Inglês Walter Lini (1942-1999), que se tornou primeiro-ministro, as ilhas francesas de Espiritu Santo e Tanna em seguida, tentou se separar (sob a liderança de Jimmy Steevens Inglês ). Um contingente franco-britânica teve de intervir para reduzir a secessão tentativa e independência foi finalmente proclamada em 30 de julho de 1980, as Novas Hébridas se tornou a República de Vanuatu. O Inglês Sokomanu Ati George foi eleito Presidente da República.
Em 1983, o partido de W. Lini ganhou as eleições.
Em 1984, enfrentou Sokomanu Lini, renunciou e foi re-eleito.
Em 1987, Lini voltou a vencer as eleições.
Em janeiro de 1989, Sokomanu foi deposto e preso. O Inglês Karlomnana Timakata foi eleito para seu posto.
Em setembro de 1991, Lini teve que se retirar e foi substituído pelo Inglês, mas em dezembro o partido francês ganhou as eleições e os franceses Maxime Carlot Korman se tornou primeiro-ministro. Em 1994, o francês Jean-Marc Leye foi eleito Presidente da República.
Em março de 1999, João Bani sucedeu-lhe como chefe de Estado, e nomeou Donald Kalpokas a liderança do governo.
Cultura Lapita, Melanesa e Polinésia
A cultura mais antiga conhecida nas ilhas é a Lapita, que desenvolveu-se na Ilhas de Malo 1400 anos antes do Cristo. Eles levaram o inhame, o taro, o porco, a galinha e o cão. A cultura nativa das ilhas formou-se da mistura da lapita e a melanesa, mais tarde chegariam os polinésios.
Antigos clãs e influência de espanhóis, franceses e ingleses
Estes povos viviam agrupados em clãs, comunidades isoladas entre si. Para o século XIII, o governador Roymata exerceu um grande poder sobre as ilhas.
Primeiro os espanhóis chefiados pelo português Quirós, que as batizou como Terra Australis do Espírito Santo, depois os franceses de Bougainville e mais tarde ou Capitão Cook, que as chamou Novas Híbridas, pillharam estas ilhas e os missionários da igreja presbiteriana deixaram seu carimbo.
Companhia Caledoniana das Novas Híbridas
No século XIX forma-se a Companhia Caledoniana das Novas Híbridas, e já no século XX, se cria o condomínio anglo-francês das Novas Híbridas. Em 1979 promulga-se uma constituição no país. Aos poucos vai aparecendo um seitarismo, que levará à independência total do país no ano 1980; no ano seguinte Vanuatu entra na ONU, e em 1989 é eleito presidente Fred Timalvata.
Vanuatu, país no sudoeste do Oceano Pacífico, consistindo de uma cadeia de 13 ilhas principais e muitas menores localizadas a cerca de 800 km a oeste de Fiji e 1.770 km a leste da Austrália.
As ilhas se estendem de norte a sul por cerca de 650 km em um formato irregular de Y. As Ilhas Torres são o grupo mais ao norte.
Ao sul do grupo Torres, as ilhas principais são Vanua Lava e Santa Maria (Gaua) no grupo das Ilhas Banks, Espiritu Santo, Aoba (Ambae), Maéwo, Pentecost, Malakula, Ambrym, Épi, Éfaté, Erromango, Tanna e Anatom. Cerca de 320 km a sudeste de Anatom, duas ilhas desabitadas, Hunter e Matthew, são reivindicadas por Vanuatu e França (como parte da Nova Caledônia).
Anteriormente o condomínio anglo-francês administrado conjuntamente das Novas Hébridas, Vanuatu alcançou a independência em 1980.
O nome Vanuatu significa “Nossa Terra Para Sempre” em muitas das línguas melanésias usadas localmente. A capital, maior cidade e centro comercial é Port-Vila (Vila), em Éfaté.
Vanuatu – Perfil
Nome completo: República de Vanuatu
Capital: Port-Vila
Área: 12 274 km²
Principais idiomas: Bislama, Francês, Inglês
Principal religião: Cristianismo
Expectativa de vida: 70 anos (homens), 74 anos (mulheres) (ONU)
Unidade monetária: 1 Vatu = 100 cêntimos
Vanuatu
Os restos arqueológico encontrado Vanuatu indicam que o homem tem vivido ano desde 3000 aproximadamente.
Parece que são navegadores Melanésios de de Papua Nova Guiné colonizaram Vanuatu primeiro.
Vanuatu – uma seqüência de mais de 80 ilhas, uma vez conhecidas como as Novas Hébridas – alcançou a independência da França e da Grã-Bretanha em 1980.
A maioria das ilhas são habitadas, alguns têm vulcões ativos.
Vanuatu é montanhosa e muito do que é coberta com florestas tropicais. Como a maioria da área, é propensa a terremotos e maremotos. A maioria das pessoas vivem em áreas rurais e da agricultura de subsistência prática.
Vanuatu tem sido poupado a agitação que se abateu sobre os países vizinhos, como as Ilhas Salomão e Fiji, embora a maior ilha, Espiritu Santo, experimentou um breve insurreição em 1980.
As tradições locais são fortes. As mulheres, por exemplo, geralmente têm menor posição social do que os homens e têm menos oportunidades educacionais.
Apesar do forte crescimento, a economia tem se esforçado para atender as necessidades de expansão da população de Vanuatu.
As principais fontes de receita são a agricultura e eco-turismo. Ambos dependem do tempo, e quando, em 1999, os ciclones e chuvas persistentes atingiu Vanuatu, ambos sofrem.
A receita tributária é derivada de direitos de importação e do imposto sobre o valor acrescentado (IVA), e não há imposto de renda pessoal.
Vanuatu reforçou seu imposto e sistemas de regulamentação após a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) alertou que poderia enfrentar sanções se os regimes de tributação frouxas foram exploradas por criminosos para lavagem de dinheiro. Em 2011, Vanuatu fez progressos suficientes na aplicação acordados internacionalmente normas fiscais para ser removido da “lista cinzenta” da OCDE de países considerados ainda não tenham ido longe o suficiente para conter as práticas fiscais nocivas.
Austrália, um dos principais doadores, tem empurrado para a boa governança ea reforma econômica nas ilhas.
Vanuatu -Terra
Vanuatu é uma cadeia em forma de Y de ilhas vulcânicas e de coral que se estendem de norte a sul por cerca de 900 km. Localizada a cerca de 1.930 km nordeste da Austrália, ela inclui 12 grandes ilhas e cerca de 70 menores. Efate, uma ilha perto do topo da haste do Y, é o local da jovem capital da nação, Port-Vila.
As ilhas de Vanuatu foram formadas por atividade vulcânica milhares de anos atrás, e vários vulcões ainda estão ativos, incluindo um submarino perto da ilha de Tongoa. Estas ilhas montanhosas são densamente florestadas, especialmente nas suas costas do leste, que recebem a maior parte da chuva. Seus lados ocidentais são frequentemente florestas tropicais ou savanas, especialmente no sul.
As pessoas vivem principalmente ao longo da estreita planície costeira das ilhas maiores. As ilhas mais populosas são Efate, Espiritu Santo, Malekula e Tanna.
O clima de Vanuatu é quente e úmido. As temperaturas variam entre cerca de 16° a 33 °C, e a pluviosidade média é de 231 cm por ano.
Vanuatu – Economia
Fortemente dependente da ajuda externa, especialmente da Austrália, Vanuatu é uma das nações menos desenvolvidas do mundo. Pães quentes do pão francês são vendidos na Rue Higginson, a rua principal ao longo do porto verde de Vila.
Mas apenas os aventurados podem pagar. A maioria das famílias em Vanuatu crescem inhame, taros, mandiocas, batata doce, e fruta-pão em pequenas propriedades rurais para uso próprio, e ganham pouco dinheiro.
Coco, cacau e café são cultivados em grandes plantações para a exportação. Copra (massa seca) é o líder de exportação do país. Bovinos e suínos são criados em fazendas de coco, e sua carne é processada para exportação.
Uma planta frigorífica de peixes em Espiritu Santo prepara atum, bonito, e outros peixes para exportação. Alguns itens, principalmente materiais de construção e bebidas, são feitos localmente, mas a maioria dos produtos devem ser importados.
Artesanato é feito para venda ao número crescente de turistas que visitam as ilhas por ano, atraídos pelo clima tropical e beleza cênica. Porque Vanuatu não tem impostos diretos, está crescendo em importância como um centro bancário internacional.
O único mineral conhecido é o manganês, encontrado em Efate. Apesar das extensas florestas serem exploradas principalmente para atender às necessidades locais, a madeira responde por cerca de 4 por cento das exportações da nação.
Vanuatu – Governo
Vanuatu tem um sistema parlamentar de governo. Os 46 membros da legislatura de uma casa são eleitos para mandatos de quatro anos por sufrágio universal. O líder do partido maioritário no parlamento serve como primeiro-ministro e chefe do governo.
O Parlamento e os líderes dos 11 conselhos regionais elegem um presidente para servir por cinco anos como chefe de estado em grande parte cerimonial. Um Conselho de Chefes aconselha o governo sobre a preservação da cultura tradicional.
Vanuatu – Localização
Ao nordeste da Austrália e ao sudeste de Nova Guiné se extende o território das Ilhas Vanuatu, também chamadas Novas Híbridas. Ao norte estão as Ilhas Salomão, ao sudoeste Nova Caledônia e ao leste as Ilhas Fiji.
Está composto de 14 grandes ilhas, a maioria muito montanhosas; em Santo encontra-se o cume mais alto de Vanuatu, o Mount Tabwemasana com 1879 m. de altitude. A maior parte do arquipélago está coberta de densos bosques. Na parte ocidental das ilhas estão as faixas de Vanuatu e Torres de 800 m., cujos fundos marinhos se contam entre os mais profundos do mundo.
Vanuatu – Flora e Fauna
A vegetação das ilhas é do tipo tropical úmido, as espécies de plantas são inumeráveis, destacam as orquídeas e os bosques de hibiscos.
Na fauna destacam a raposa voadora, o morcego das frutíferas e os ratos, que abundam no Pacífico todo. Há algumas espécies de pássaros interessantes, tartarugas, lagartos, cobras, o dugong, o estorninho da montanha, a pomba de Santa Cruz, o petrel das tormentas e o rorcual azul.
Vanuatu – Arte e Cultura
Artesanato Popular
Os estilos artísticos das ilhas variam tanto quanto suas línguas e tradições. O artesanato popular utiliza-se muito nos rituais. As cerimônias nimangki utilizam instrumentos realmente assombrosos, embora uma parte seja destruida para acabar com os maus espíritos.
Danças e saltos ao vazio
As danças tradicionais estão baseadas na imitação de personagens anscestrais ou lendários, onde utiliza-se um vestuário muito curioso. Os saltos ao vazio que celebram-se na ilha de Pentecostes, ao norte do país, consistem em jogar-se desde uma altitude de 20 m., os pés amarrados com cordas; na queda, a cabeça deve quase roçar o chão sem provocar dor, depois todos bailam em volta, o qual irá trazer uma boa colheita de inhame.
Vanuatu – Clima
O clima é tropical. Temporada de maio a outubro é seco e fresco com belos dias ensolarados.
Temporada de novembro a abril é bastante úmido, quente e úmida: esta é a época chamada de “Hurricane”, com temperaturas em torno de 30 °.
Em relação à água, a temperatura do mar pode variam de 22 a 28 °, o banho é possível durante todo o ano, independentemente da estação.
Vanuatu – Geografia
O arquipélago conhecido na época do Condomínio sob o nome de “Novas Hébridas” foi rebatizada de “Vanuatu” 30 de julho de 1980, no dia da sua independência política. Transformada em uma república, que estabelece um Parlamento, um conjunto de chefes e de governo. A combinação de influências francesas e Inglês decorrentes do condomínio é uma riqueza cultural e de abertura para o desenvolvimento econômico e turismo.
Vanuatu – Locais Turísticos
Vanuatu
Iniciaremos o percurso pela ilha onde encontra-se a capital, a ilha de Efate, depois nos dirigiremos às ilhas do norte para finalizar a viagem nas paradisíacas ilhas do sul.
Port Villa
Aqui encontra-se a capital da nação, Port Vila, considerada como uma das mais belas do continente. Soma-se ao mar por um formosa baia beirada de atrativas casas e árvores tropicais.
Bairro Francês e Parque da Independência
O mais pitoresco da ilha é o Bairro Francês e o Parque da Independência, uma paisagem típica inglesa de um verde desmesurável, onde costuma-se jogar ao cricket, rodeado de edifícios e com uma igreja.
Centro cultural: Querendo ver um magnífico museu de máscaras, figuras de madeira e todo tipo de artigos tradicionais dirija-se ao Centro Cultural, Ali também encontrará uma grande variedade de aves, insetos dessecados e fotos antigas das ilhas.
Ensaar: Em Ensaar encontra-se uma interessante galeria de arte oceânica e um atrativo estúdio de artistas, trata-se da Galeria de Arte e Fundação Michoutouchkine e Pilioko.
As melhores vistas da cidade
As melhores vistas da cidade contemplam-se desde a colina de Nambatu e desde a Ilha de Iririki, um centro de férias muito luxuoso, que alojava em seu dia o alto comissionado britânico.
Ilha Ifira: Desde Port Vila podemos fazer uma excursão à Ilha Ifira, que tem bonitas praias, e uma cultura nativa com dialeto próprio muito interessante. Uma visita a Pango Point, lhe porá em contato como o apaixonante esporte do surf. Ao sudeste de Vila encontram-se os lugares mais bonitos da ilha as Lagunas Erakor e Emden.
Erakor Lagoon: Desde a Erakor Lagoon, pode-se chegar à Ilha do mesmo nome, onde estão enterrados numerosos missionários de um antigo posto. Na ilha há também maravilhosas praias. Desde Emdem chega-se às Cascatas da Colina, que contam com piscinas naturais.
Mele Village: O povoado mais importante da ilha Efate é Mele Village, onde vivem misturados com os melanésios pessoas de ascendência tongana e samoana.
Ilha do Espírito Santo: É a maior das Vanautu, com 4.010 Km. quadrados de território. A ilha conta com paradisíacas praias desertas de areia fina. A população vive da pesca, criação de gado e a copra. A povoação mais importante é Luganville que conta com um surpreendente clima mais bem fresco, devido aos ventos do Segond Channel.
Ilha de Mao: A terra de Mao é fértil e por isso encontrará numerosas plantações. A maioria da população encontra-se na parte sul.
Ilhaa de Aore: Esta ilha está quase coberta de plantações, que poderá visitar, e de alguns bosques.
Ilha de Tutuba: Aqui poderá desfrutar do sol sobre as douradas praias que encontram-se na costa oeste da ilha, e se preferir os mares de coral, poderá viajar para o norte e admirá-los em Narurundo Point.
Grupo administrativo de Tafea
Ilha de Erromango: A povoação mais importante da ilha é Dillons Bay, o interior está cheio de bosques e quase desabitado. A maioria da população, que não é muita, vive na costa. Em Erromango poderá encontrar cavalos selvagens e inclusive à Boa do Pacífico.
Ilha de Tanna: Nesta ilha poderá admirar e, se tiver coragem, escalar o vulcão de Yasur, poderá também assistir a cerimônias de danças típicas e realizar as mais diversas excursões.
Ilha de Anatom: Esta formosa ilha está rodeada de uma barreira coralífera, a costa está cheia de atrativas praias e na parte sul há também numerosas fontes termais. Na ilha encontram-se restos de importância arqueológica que falam de antigas civilizações.
Baía Mele
A sua principal atração está sob a água, reservada aos mergulhadores. O Recife Black Sand é o local mais popular e está repleto de cavernas, túneis e saliências coralinas.
Outro ponto é a Gotham City, um recife colorido que possui uma grande quantidade de peixes-morcego.
Pentecost Island: Local do assustador naghol, onde se pratica o mergulho na terra. Outros interesses estão nas fontes termais de Hotwata e os mergulhos em Laone.
Funafala: Funafula é a segunda ilha mais populosa do Atol de Funafuti. Aqui, é possível ver um modo de vida tradicional sendo preservado, já que muitas das casas são de estilo polinésio típico com telhados de palha, e muitos dos habitantes ainda praticam pesca usando barcos e métodos tradicionais. É possível chegar à ilha a partir da capital usando o catamarã regular que sai do porto.
Bureau Filatélico
Você não precisa ser um fanático por colecionadores de selos para aproveitar esta exibição de selos postais intrigantes. Muitos dos selos são preservados como itens de colecionadores, e muitos outros estão à venda.
Desde a formação de Tuvalu como um estado independente, esses selos especialmente criados têm sido procurados e são considerados raros. Você pode comprar espécimes em perfeitas condições na loja do bureau ou simplesmente dar uma olhada na galeria.
Fonte: Colégio São Francisco/www.rumbo.com.br/www.oceanie-planete.com/news.bbc.co.uk/Encyclopaedia Britannica/Internet Nations
Redes Sociais